Pela Liderança durante a 49ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Críticas ao Governo Federal por sua política em relação à questão indígena, com destaque para agressão sofrida por grupo de índios manifestantes ocorrida na Esplanada dos Ministérios em Brasília.

Autor
Humberto Costa (PT - Partido dos Trabalhadores/PE)
Nome completo: Humberto Sérgio Costa Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
DIREITOS HUMANOS E MINORIAS:
  • Críticas ao Governo Federal por sua política em relação à questão indígena, com destaque para agressão sofrida por grupo de índios manifestantes ocorrida na Esplanada dos Ministérios em Brasília.
Publicação
Publicação no DSF de 26/04/2017 - Página 69
Assunto
Outros > DIREITOS HUMANOS E MINORIAS
Indexação
  • CRITICA, GOVERNO FEDERAL, MICHEL TEMER, PRESIDENTE DA REPUBLICA, POLICIA MILITAR, REFERENCIA, TRATAMENTO, COMUNIDADE INDIGENA, REPUDIO, AGRESSÃO, VITIMA, GRUPO, INDIO, PARTICIPAÇÃO, MANIFESTAÇÃO, LOCAL, ESPLANADA (BA), MINISTERIOS, BRASILIA (DF).

    O SR. HUMBERTO COSTA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - PE. Como Líder. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, pela minoria. Eu tive oportunidade hoje, inclusive, de, no meu pronunciamento, me referir a um outro fato extremamente preocupante, que foi a chacina acontecida no Mato Grosso, de nove trabalhadores rurais. E anteontem também em Minas Gerais, um trabalhador do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, assassinado também.

    E hoje, lamentavelmente – e eu aqui estou me associando ao protesto da Líder do meu Partido, a Senadora Gleisi Hoffmann, no sentido de que nós esperamos da Polícia Militar do Distrito Federal e esperamos também do Governo Federal – que é quem deve garantir a integridade, os direitos das populações indígenas do Brasil –, que eles sejam tratados como o restante dos cidadãos e cidadãs brasileiras: que tenham o direito de se expressar politicamente, que tenham o direito de se organizar, reivindicar. E o Governo que tem a obrigação de atender as suas demandas.

    É lamentável que esse golpe parlamentar que foi dado no Brasil tenha aberto espaço exatamente para que se mude toda uma política no que diz respeito ao tratamento dos índios no Brasil; possibilidade de mudar os critérios para demarcação de terras indígenas; limitar geograficamente, de uma forma extremamente restrita, essa possibilidade; e assim desrespeitarmos o direito daqueles que são, de fato, os verdadeiros brasileiros, porque aqui estavam antes que os portugueses aqui chegassem.

    Então, eu quero também me manifestar frontalmente contra a violência da PM e a omissão do Governo Michel Temer.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/04/2017 - Página 69