Pronunciamento de Jorge Viana em 18/04/2017
Comunicação inadiável durante a 45ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Pesar pelo falecimento de João Tota, ex-Deputado Federal e ex-Prefeito de Cruzeiro do Sul (AC).
- Autor
- Jorge Viana (PT - Partido dos Trabalhadores/AC)
- Nome completo: Jorge Ney Viana Macedo Neves
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Comunicação inadiável
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM:
- Pesar pelo falecimento de João Tota, ex-Deputado Federal e ex-Prefeito de Cruzeiro do Sul (AC).
- Publicação
- Publicação no DSF de 19/04/2017 - Página 15
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM
- Indexação
-
- HOMENAGEM POSTUMA, MORTE, EX-DEPUTADO, EX PREFEITO, CRUZEIRO DO SUL (AC), ESTADO DO ACRE (AC), ENCAMINHAMENTO, VOTO DE PESAR, APRESENTAÇÃO, PESAMES, FAMILIA, ELOGIO, VIDA PUBLICA.
O SR. JORGE VIANA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - AC. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente e colegas Senadores e Senadoras, eu queria cumprimentar a todos que estão aqui no plenário e na Casa, servidores da Casa, todos que nos acompanham pela Rádio e TV Senado, e dizer, Sr. Presidente, Valadares, que eu venho à tribuna para tratar de um assunto que deixou uma parcela muito grande do Acre triste. Refiro-me à região de Cruzeiro do Sul, do Juruá.
Faço aqui a leitura de um requerimento, que estou apresentando à Mesa da Casa, com um voto de pesar e também de condolências para a família do ex-Deputado Federal e ex-Prefeito de Cruzeiro do Sul João Tota, uma pessoa com quem eu tinha amizade, consideração, respeito, muito amigo da sua esposa, D. Maria das Vitórias, uma querida e especial amiga, e também faço referência a seu irmão Helosmam, a toda a sua família e, claro, aos filhos do Tota: Tota Filho, Ítalo e Tibério.
O meu voto de pesar, conforme estabelece o Regimento, é em homenagem ao querido João Tota, ex-Deputado Federal e ex-Prefeito de Cruzeiro do Sul, falecido no dia 12 de abril de 2017, aos 76 anos, no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Ele estava acompanhado pela família.
Todos nós do Acre estávamos preocupados, mas lamentavelmente, no dia 12, ele veio a falecer, e eu, com base no Regimento Interno do Senado Federal, peço que possa ser consignado, nos Anais da Casa, voto de pesar e, nos termos do art. 221, do Regimento Interno, sejam apresentadas as condolências à família do falecido.
Nascido, em 20 de outubro de 1940, na Paraíba, terra também do meu avô, adotou o Acre como sua terra natal. Graduou-se em Agronomia, na Universidade Federal da Paraíba, em 1967, e, logo em seguida, foi para o Acre, tendo se fixado na cidade de Cruzeiro do Sul, uma cidade muito importante, muito especial e um polo muito importante de desenvolvimento do nosso Estado. Lá formou uma família com a nossa querida D. Maria das Vitórias, viúva, que também foi Deputada Estadual, e é uma pessoa muito próxima da minha família, com quem teve três filhos: Tota Filho, Ítalo e Tibério.
João Tota e sua família são parte da história contemporânea do Município de Cruzeiro do Sul e do Juruá como um todo. Ele dedicou sua vida a essa cidade e ali passou os bons e maus momentos, mas adotou Cruzeiro do Sul como sua terra, como sua casa, como sua vida.
Foi nomeado Prefeito, em 1975, e ficou no cargo até 1985. Então, foram dez anos à frente da prefeitura, fez uma prefeitura dinâmica, construiu a sede da prefeitura, deixou boas e grandes marcas também na vida do povo de Cruzeiro do Sul. Com isso, ganhou respeito e admiração de todo o Acre e passou a se constituir como um líder político na região, em um primeiro momento, e depois no Estado. Também foi Secretário de Estado e Deputado Federal.
(Soa a campainha.)
O SR. JORGE VIANA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - AC) – João Tota era um homem de poucas palavras, não gostava muito de discursar, sempre preferiu o contato pessoal com as pessoas e assim fez sua vida pública. Sua história de vida é repleta de um sentimento de dedicação ao povo do Juruá, ao povo de Cruzeiro do Sul, e ele também criou um círculo de amizade que se espalhou por todo o nosso Estado. Ele e seu irmão Luiz Helosman fizeram uma bonita história. O Helosman também foi Prefeito de Mâncio Lima, é hoje um empreendedor de sucesso, com sua esposa e seus filhos.
Quero fazer aqui, Sr. Presidente, concluindo, essa singela homenagem a ele e manifestar a minha solidariedade, meu pesar, neste momento de dor, à D. Maria das Vitórias, a seus filhos, seus familiares e...
(Interrupção do som.)
O SR. JORGE VIANA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - AC) – ... amigos, em que me incluo. (Fora do microfone.)
Peço só, Sr. Presidente, que, com base no Regimento Interno do Senado Federal, possa constar, nos Anais, esse voto de pesar e que, também como estabelece o Regimento Interno do Senado Federal, sejam apresentadas formalmente as condolências à família do João Tota, nosso acriano de coração, que perdeu a vida, que faleceu no dia 12 de abril último, aos 76 anos de idade.
Fica aqui, e sei que faço isso em nome da população de Cruzeiro do Sul, da população do meu Estado. É por isso que apresento esse voto de pesar e também de condolências à família, que agora segue liderada pelo Helosman e pela Deputada, como gosto de chamar, Maria das Vitórias.
Muito obrigado, Sr. Presidente.