Discurso durante a 45ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Defesa da realização de plebiscito, junto com as eleições de 2018, para o cidadão decidir qual sistema eleitoral a ser adotado.

Autor
Reguffe (S/Partido - Sem Partido/DF)
Nome completo: José Antônio Machado Reguffe
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SISTEMA POLITICO:
  • Defesa da realização de plebiscito, junto com as eleições de 2018, para o cidadão decidir qual sistema eleitoral a ser adotado.
Publicação
Publicação no DSF de 19/04/2017 - Página 56
Assunto
Outros > SISTEMA POLITICO
Indexação
  • DEFESA, REALIZAÇÃO, PLEBISCITO, SIMULTANEIDADE, ELEIÇÕES, OBJETIVO, CIDADÃO, ESCOLHA, ADOÇÃO, SISTEMA ELEITORAL, LISTA DE ESCOLHA, PARTIDO POLITICO, VOTO, MAIORIA SIMPLES, SISTEMA MAJORITARIO, SISTEMA PROPORCIONAL, REFERENCIA, PROPOSTA DE EMENDA A CONSTITUIÇÃO (PEC), AUTORIA, ORADOR, OBJETO, VOTO DISTRITAL.

    O SR. REGUFFE (S/Partido - DF. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, obrigado.

    Sr. Presidente, quero apenas registrar que estou protocolando, aqui nesta Casa, uma proposta de realização de um plebiscito junto das eleições do ano que vem, para não haver um custo extra para o contribuinte brasileiro de um plebiscito sobre reforma política, a fim de que a população escolha qual é o sistema eleitoral que ela quer, se é o voto em lista fechada, se é o sistema atual, se é o sistema distrital ou se é o sistema misto, com metade das cadeiras por voto em lista e metade das cadeiras por voto distrital.

    Eu defendo o voto distrital, como é do conhecimento de todos aqui. Sou autor da PEC, da Proposta de Emenda à Constituição que está tramitando nesta Casa que institui o voto distrital no Brasil. Considero que esse é o melhor modelo para este País. É um modelo que torna a política mais acessível ao cidadão comum, reduz o custo das campanhas, porque reduz a área geográfica das campanhas, e traz a política para perto do cidadão.

    Eu penso que esse é o melhor modelo, mas, como é difícil alguém que foi eleito por um sistema querer mudá-lo, vamos deixar a população decidir. Está essa discussão aí do voto em lista. Eu acho que a população tem que decidir qual é o sistema que ela quer e quais são os sistemas que ela não quer. Então, eu estou propondo esse plebiscito junto das eleições de 2018.

    Acho que isso que está aí é culpa dos personagens por desvios éticos inaceitáveis, mas também é culpa do sistema. Nós temos que modificar o sistema.

    Então, estou protocolando aqui essa proposta de realização de um plebiscito junto das eleições de 2018, para decidir o sistema eleitoral neste País, para deixar que a própria população decida diretamente o sistema eleitoral que ela quer que vigore neste País.

    Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/04/2017 - Página 56