Pela ordem durante a 45ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Justificação de ausência de S. Exª. às votações no Senado.

Defesa de ajustes na reforma previdenciária para benefício do pequeno agricultor.

Autor
Eduardo Braga (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AM)
Nome completo: Carlos Eduardo de Souza Braga
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
SENADO:
  • Justificação de ausência de S. Exª. às votações no Senado.
PREVIDENCIA SOCIAL:
  • Defesa de ajustes na reforma previdenciária para benefício do pequeno agricultor.
Publicação
Publicação no DSF de 19/04/2017 - Página 102
Assuntos
Outros > SENADO
Outros > PREVIDENCIA SOCIAL
Indexação
  • JUSTIFICAÇÃO, FALTA, ORADOR, VOTAÇÃO, SENADO, MOTIVO, REUNIÃO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DE MINAS E ENERGIA (MME), DISCUSSÃO, ABASTECIMENTO, COMBUSTIVEL, OBJETIVO, SISTEMA DE GERAÇÃO, ENERGIA ELETRICA, ESTADO DO AMAZONAS (AM).
  • DEFESA, AJUSTE, OBJETIVO, BENEFICIO, PEQUENO PRODUTOR RURAL, PROPOSIÇÃO LEGISLATIVA, AUTORIA, GOVERNO FEDERAL, MICHEL TEMER, PRESIDENTE DA REPUBLICA, OBJETO, REFORMULAÇÃO, LEGISLAÇÃO PREVIDENCIARIA.

    O SR. EDUARDO BRAGA (PMDB - AM. Pela ordem. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, primeiramente, para justificar a minha ausência nas votações nominais no dia de hoje, em função de uma audiência com o Ministro de Minas e Energia, na qual discutimos, pelo fato não apenas de ser Senador da República, Presidente da Comissão de Infraestrutura, ex-Ministro de Minas e Energia, várias questões nacionais, bem como uma questão que diz respeito ao povo que me colocou aqui, no Senado da República, que é a questão do abastecimento de combustível para geração de energia no Amazonas, que tem sido um desafio de um entendimento entre a Agência Nacional de Energia Elétrica, a Petrobras, a Eletrobras e a Amazonas Energia. E hoje foi aprovado, na Comissão de Infraestrutura, inclusive um requerimento solicitando uma audiência pública sobre o tema.

    Portanto, quero dizer que acompanharia a indicação e a recomendação da nossa Bancada, para votar os projetos em votação secreta que aconteceram no dia de hoje.

    E, ao mesmo tempo, quero dizer, Sr. Presidente, que essa questão da reforma da previdência, efetivamente, precisa sofrer alguns ajustes. É verdade que nós não podemos continuar com um déficit galopante, mas é preciso ter a consciência de que alguns podem pagar e podem contribuir até um pouco mais, mas outros não podem ser penalizados exatamente por serem a base da pirâmide.

    Eu olho para o agronegócio e vejo uma supersafra, vejo os preços das commodities alimentícias se mantendo e se recuperando mundialmente, o câmbio sendo favorável, uma série de questões, e, enquanto isso, a agricultura familiar, o caboclo, o pequeno agricultor, etc., que tem uma vida de dedicação e serviços prestados à Nação, em regiões isoladas, regiões, muitas vezes, fronteiriças, onde o patriotismo desses brasileiros é, na grande verdade, a vanguarda até da soberania nacional.

    Portanto, eu creio que, diante de todas essas discussões e esses debates, nós haveremos de encontrar um equilíbrio, um bom senso, para que nós possamos avançar na questão da previdência, mas sem penalizar aqueles que não têm mais como contribuir, não têm mais de onde retirar recursos para contribuir com esse esforço que o Brasil precisa efetivamente enfrentar.

    Mas essa matéria ainda vai chegar ao Senado, e nós vamos ter oportunidade de fazer grandes debates nesta Casa. Eu tenho certeza de que V. Exª encampará...

(Soa a campainha.)

    O SR. EDUARDO BRAGA (PMDB - AM) – ... e encaminhará essas questões, e, portanto, nós teremos aqui oportunidade de poder debater.

    Eu queria justificar a minha ausência nas votações, pelas razões já expostas, e, ao mesmo tempo, deixar o meu compromisso com aqueles que são os mais sofridos, os mais excluídos e os mais necessitados, que estão em vários rincões deste País.

    Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/04/2017 - Página 102