Discurso durante a 54ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Pesar pelo falecimento do cantor e compositor Antônio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fernandes, no Estado do Rio Grande do Sul.

Autor
Tasso Jereissati (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/CE)
Nome completo: Tasso Ribeiro Jereissati
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Pesar pelo falecimento do cantor e compositor Antônio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fernandes, no Estado do Rio Grande do Sul.
Publicação
Publicação no DSF de 03/05/2017 - Página 64
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, MORTE, CANTOR, COMPOSITOR, LOCAL, SANTA CRUZ DO SUL (RS), ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), ENCAMINHAMENTO, VOTO DE PESAR, FAMILIA, ELOGIO, PERSONAGEM ILUSTRE, SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, INSERÇÃO, ATA, HOMENAGEM.

    O SR. TASSO JEREISSATI (Bloco Social Democrata/PSDB - CE. Sem revisão do orador.) – Presidente Cássio Cunha Lima, Srªs Senadoras, Srs. Senadores, primeiro queria deixar registrado, na votação anterior, o meu voto acompanhando o Partido, porque infelizmente eu não estava aqui no momento, mas queria deixar registrado.

    Estou pedindo a palavra para apresentar um requerimento: nos termos do art. 18 do Regimento Interno do Senado Federal, a inserção em Ata do voto de pesar pelo falecimento do cantor e compositor cearense Belchior, também Antônio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fernandes, falecido aos 70 anos, em 30 de abril de 2017, segunda-feira, em Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, apresentando condolências aos familiares. Esse requerimento foi assinado também pelo Senador Pimentel, cearense como eu, como Belchior.

    Infelizmente o Presidente Eunício, que também é cearense, não está aqui no momento, mas tenho certeza de que ele estaria assinando com todos nós. Foi acompanhado por mais de 29 Senadores esse voto de pesar por um homem que marcou época e é referência não só no Estado do Ceará, mas no Brasil inteiro, pela força da sua poesia, pela enorme profundidade e poesia das suas letras.

    V. Exª, Sr. Presidente, também um grande poeta, filho de poeta e apreciador profundo da poesia, com certeza acompanhou a vida, o trabalho e as letras inesquecíveis de um rebelde que tinha uma profundidade tremenda no seu pensamento e soube, como poucas pessoas, colocar em versos essa sua revolta e insatisfação não com a política, não com o Brasil, sua insatisfação e incompreensão sobre a vida.

    É essa a mensagem que gostaríamos de deixar aqui registrada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/05/2017 - Página 64