Discurso durante a 54ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Pesar pelo falecimento do cantor e compositor Antônio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fernandes, no Estado do Rio Grande do Sul.

Autor
Fátima Bezerra (PT - Partido dos Trabalhadores/RN)
Nome completo: Maria de Fátima Bezerra
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Pesar pelo falecimento do cantor e compositor Antônio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fernandes, no Estado do Rio Grande do Sul.
Publicação
Publicação no DSF de 03/05/2017 - Página 67
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, MORTE, CANTOR, COMPOSITOR, LOCAL, SANTA CRUZ DO SUL (RS), ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), ENCAMINHAMENTO, VOTO DE PESAR, FAMILIA, ELOGIO, PERSONAGEM ILUSTRE.

    A SRª FÁTIMA BEZERRA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RN. Sem revisão da oradora.) – Sr. Presidente, igualmente quero me associar à moção de pesar aqui apresentada pela Bancada cearense, em virtude do encantamento do cantor, do artista Belchior, que, como já foi dito aqui, marcou época. Na verdade, embalou os sonhos de toda uma geração.

    Belchior tinha uma das carreiras mais brilhantes, mais criativas da história da música popular brasileira. A sua música, Senador Cássio, tem um caráter tão universal e tem tanta profundidade – as letras, a poesia que ele fazia, porque suas músicas eram verdadeiras poesias –, tem um caráter de tanta profundidade e de tanta universalidade que continuam até hoje embalando os sonhos da juventude, da juventude que não desiste, de maneira nenhuma, de sonhar com liberdade, com justiça, com dignidade e com felicidade. Era isso o que Belchior cantava. Um homem que disse versos como "amar e mudar as coisas me interessa mais" merece todas as homenagens e tem, sem dúvida nenhuma, uma trajetória e uma biografia imortalizada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/05/2017 - Página 67