Pronunciamento de Rose de Freitas em 02/05/2017
Discurso durante a 54ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Pesar pelo falecimento do cantor e compositor Antônio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fernandes, no Estado do Rio Grande do Sul.
- Autor
- Rose de Freitas (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/ES)
- Nome completo: Rosilda de Freitas
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM:
- Pesar pelo falecimento do cantor e compositor Antônio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fernandes, no Estado do Rio Grande do Sul.
- Publicação
- Publicação no DSF de 03/05/2017 - Página 68
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM
- Indexação
-
- HOMENAGEM POSTUMA, MORTE, CANTOR, COMPOSITOR, LOCAL, SANTA CRUZ DO SUL (RS), ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), ENCAMINHAMENTO, VOTO DE PESAR, FAMILIA, ELOGIO, PERSONAGEM ILUSTRE.
A SRª ROSE DE FREITAS (PMDB - ES. Sem revisão da oradora.) – Sr. Presidente, ouvindo as palavras dos meus colegas de Senado, quero dizer que é difícil não compartilhar deste momento em que nós perdemos na poesia e na figura do poeta. Não há um brasileiro com a minha idade ou menos que não se recorde do que foi universalizado, sacramentado pela voz de Elis Regina em "Como Nossos Pais", que virou um hino da nossa juventude e que hoje perpassa as idades, as culturas, para que Belchior seja cantado da maneira que Elis Regina cantou, bem como os versos que entraram na nossa alma, na nossa juventude, como disse o Tasso aqui.
Eu só queria dizer que não ficamos mais pobres porque o perdemos, mas perdemos – na pobreza da nossa luta pela cultura deste País – alguém que se ausentou da cultura momentaneamente e que todos nós torcíamos para que voltasse. Esperávamos! Aí o sentimento da perda é grande, quando sabemos que Belchior, que preparava a sua volta, não pôde voltar. Mas fica aqui a nossa homenagem a quem nos deu, na poesia e na sua arte, tanto – tantos versos, tantas palavras, tanto encorajamento –, para quem também viveu as agruras de uma ditadura que nós conhecemos e que perpassou a alma de tantos brasileiros.
Muito obrigada.