Pela ordem durante a 54ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Pesar pelo falecimento do cantor e compositor Antônio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fernandes, no Estado do Rio Grande do Sul.

Registro da invasão de agentes penitenciários ao prédio do Ministério da Justiça, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

Autor
Lídice da Mata (PSB - Partido Socialista Brasileiro/BA)
Nome completo: Lídice da Mata e Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Pesar pelo falecimento do cantor e compositor Antônio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fernandes, no Estado do Rio Grande do Sul.
MOVIMENTO SOCIAL:
  • Registro da invasão de agentes penitenciários ao prédio do Ministério da Justiça, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.
Publicação
Publicação no DSF de 03/05/2017 - Página 74
Assuntos
Outros > HOMENAGEM
Outros > MOVIMENTO SOCIAL
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, MORTE, CANTOR, COMPOSITOR, LOCAL, SANTA CRUZ DO SUL (RS), ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), ENCAMINHAMENTO, VOTO DE PESAR, FAMILIA, ELOGIO, PERSONAGEM ILUSTRE.
  • REGISTRO, ATO, INVASÃO, AUTORIA, GRUPO, AGENTE PENITENCIARIO, LOCAL, PREDIO, MINISTERIO DA JUSTIÇA (MJ), BRASILIA (DF), DISTRITO FEDERAL (DF), OBJETIVO, MANIFESTAÇÃO, REFERENCIA, REFORMULAÇÃO, LEGISLAÇÃO PREVIDENCIARIA.

    A SRª LÍDICE DA MATA (Bloco Socialismo e Democracia/PSB - BA. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) – Sr. Presidente, quero fazer dois registros.

    Um, sem dúvida nenhuma, é para me associar ao registro já feito em nome de todo o Senado pelo Senador Tasso Jereissati, do pesar pela morte de Belchior, esse grande poeta brasileiro contemporâneo, poeta que vem de um movimento que os nordestinos fizeram em determinado momento na música popular brasileira, quando os tropicalistas surgem, revolucionando a música de até então no Brasil. Depois deles, os Novos Baianos; e, depois deles, o pessoal do Ceará.

    Eram assim conhecidos e caracterizados, tendo como um dos grandes líderes desse movimento – que se perpetuou depois, que permaneceu – justamente Belchior, imortalizado pelo canto forte de Elis Regina e pelos seus versos também, de uma rebeldia urbana e poética que marca, sem dúvida, a música popular brasileira. Portanto, eu quero me associar ao pesar de todos que aqui já se manifestaram.

    E também, Sr. Presidente, para registrar que cerca de 500 agentes penitenciários invadiram o prédio do Ministério da Justiça há pouco na Esplanada dos Ministérios, exatamente se manifestando, como dezenas de outros brasileiros trabalhadores do Brasil, contra a reforma da previdência. Eu gostaria de deixar esse registro para que ficasse claro que são trabalhadores de diversas categorias, que têm os seus interesses contrariados nessa perversa reforma da previdência.

    Muito obrigada, Sr. Presidente. 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/05/2017 - Página 74