Pronunciamento de Gleisi Hoffmann em 03/05/2017
Discurso durante a 55ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Críticas ao discurso de responsabilização do Partido dos Trabalhadores (PT) por manifestações violentas e com depredação de patrimônio.
- Autor
- Gleisi Hoffmann (PT - Partido dos Trabalhadores/PR)
- Nome completo: Gleisi Helena Hoffmann
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
ELEIÇÕES E PARTIDOS POLITICOS:
- Críticas ao discurso de responsabilização do Partido dos Trabalhadores (PT) por manifestações violentas e com depredação de patrimônio.
- Publicação
- Publicação no DSF de 04/05/2017 - Página 85
- Assunto
- Outros > ELEIÇÕES E PARTIDOS POLITICOS
- Indexação
-
- CRITICA, DISCURSO, JOSE MEDEIROS, SENADOR, ACUSAÇÃO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), RESPONSAVEL, INCENTIVO, VIOLENCIA, DEPREDAÇÃO, PATRIMONIO, MANIFESTAÇÃO COLETIVA.
A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - PR. Sem revisão da oradora.) – Sr. Presidente, eu só queria, antes de falar dos destaques, eu não posso deixar passar a fala que o Senador José Medeiros fez aqui, agora. Aliás, ontem, esse Senador, já da tribuna, fez acusações muito graves aos movimentos sociais e ao Partido dos Trabalhadores.
O Partido dos Trabalhadores nunca incitou a nenhuma violência, nunca se dispôs a incendiar o Brasil. Muito pelo contrário: sempre respeitou todos os movimentos sociais e sempre respeitou o contraditório, inclusive as opiniões desse Senador, com o qual nós temos muita divergência.
É lamentável que o Senador venha aqui, neste plenário, fazer esse tipo de acusação, que são acusações graves, inclusive brincar com o sentimento das pessoas, com a vida das pessoas. Nós estamos falando de um menino que corre risco de morte. Nós estamos falando de alguém que foi atacado covardemente por uma instituição, por um representante de uma instituição, que é a Polícia Militar.
Esse tipo de fala do Senador é que incita à violência, é que abre as portas do inferno, para que todos os fantasmas do fascismo, os fantasmas da intolerância, saiam e se pratique a violência no País. Infelizmente, é por comportamentos como o dele a que nós estamos assistindo, de acusações levianas que faz, quando não tem provas e vem aqui fazer discursos.
Eu queria lamentar e pedir para que esse Senador não repetisse esse tipo de acusação, senão o Senador vai ter que comprovar o que está falando.
E nós sempre aqui manifestamos solidariedade a quem quer que seja atingido pela violência. Nunca compactuamos com a violência. Muito pelo contrário: sempre foi Partido dos Trabalhadores que denunciou e que buscou para que a gente tivesse participação nessa sociedade de maneira pacífica e construtiva.
Então, quero lamentar a posição do Senador e queria fazer...
O SR. PRESIDENTE (Cássio Cunha Lima. Bloco Social Democrata/PSDB - PB) – V. Exª continua com a palavra, para que nós possamos concluir o processo de votação. Temos ainda outros requerimentos sobre a mesa...
A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - PR) – V. Exª me deu a palavra também para os destaques.
O SR. PRESIDENTE (Cássio Cunha Lima. Bloco Social Democrata/PSDB - PB) – É o que eu estou reafirmando. V. Exª continua com a palavra, para encaminhar o destaque apresentado ao projeto de conversão.
A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - PR) – Nós temos dois artigos...
O SR. JOSÉ MEDEIROS (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PSD - MT) – Eu vou pedir o art. 14 depois, Presidente.
O SR. PRESIDENTE (Cássio Cunha Lima. Bloco Social Democrata/PSDB - PB) – Façamos o seguinte, Senadora Gleisi, por gentileza: eu vou conceder, na forma do Regimento, o art. 14 para o Senador José Medeiros, que foi citado por V. Exª. E, depois da fala do Senador Medeiros, vamos voltar à votação. Teremos ainda outra etapa da sessão para essas discussões.
Então, pelo art. 14, tem a palavra o Senador José Medeiros...
A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - PR) – De novo eu vou pedir a palavra, porque eu estou...
O SR. PRESIDENTE (Cássio Cunha Lima. Bloco Social Democrata/PSDB - PB) – Senadora Gleisi, Senadora Gleisi, aqui o Regimento prevê menção...
A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - PR) – Eu estou respondendo a ele. Eu posso dizer...
O SR. PRESIDENTE (Cássio Cunha Lima. Bloco Social Democrata/PSDB - PB) – ... menção nominal a Senador...
A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - PR) – Eu posso dizer "um Exmº Senador que me antecedeu." Como é que o Regimento trataria isso? Porque eu posso dizer isso...
O SR. PRESIDENTE (Cássio Cunha Lima. Bloco Social Democrata/PSDB - PB) – Senadora Gleisi, perdoe-me...
A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - PR) – "O Sr. Senador que me antecedeu". Então...
O SR. PRESIDENTE (Cássio Cunha Lima. Bloco Social Democrata/PSDB - PB) – A senhora não vai tirar o direito da Mesa de cumprir o Regimento...
A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - PR) – Tudo bem, mas...
O SR. PRESIDENTE (Cássio Cunha Lima. Bloco Social Democrata/PSDB - PB) – O Senador foi citado.
Senador Medeiros, V. Exª tem a palavra...
A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - PR) – ... se o Partido for citado, vou querer a palavra de novo.