Discurso durante a 62ª Sessão de Debates Temáticos, no Senado Federal

Sessão de debates temáticos destinada a discutir o Projeto de Lei da Câmara dos Deputados nº 38/2017, que trata da reforma trabalhista.

Autor
Roberto Requião (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PR)
Nome completo: Roberto Requião de Mello e Silva
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
TRABALHO:
  • Sessão de debates temáticos destinada a discutir o Projeto de Lei da Câmara dos Deputados nº 38/2017, que trata da reforma trabalhista.
Publicação
Publicação no DSF de 12/05/2017 - Página 62
Assunto
Outros > TRABALHO
Indexação
  • SESSÃO DE DEBATES TEMATICOS, INICIATIVA, COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS (CAS), COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONOMICOS, OBJETIVO, DISCUSSÃO, PROJETO DE LEI DA CAMARA (PLC), AUTORIA, GOVERNO, MICHEL TEMER, PRESIDENTE DA REPUBLICA, OBJETO, REFORMULAÇÃO, LEGISLAÇÃO TRABALHISTA, DEFESA, REJEIÇÃO, PROJETO DE LEI.

    O SR. ROBERTO REQUIÃO (PMDB - PR. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) – Eu quero dizer apenas que esta reforma trabalhista não deve apenas ser rejeitada: ela tem que ser exorcizada. É uma coisa de uma crueldade extrema! Eu diria, teologicamente, que não é uma obra de Deus, é uma obra do diabo.

    Por exemplo, Sr. Presidente, agora há pouco, eu cometi uma grande infração. Eu fui, durante a sessão plenária, a que estou presente, ao banheiro. E eu já via alguns dos "palestristas" sugerirem que um trabalhador resolvesse a sua higiene pessoal antes do expediente. Talvez, avançando um pouco mais, ele pudesse sugerir também que almoçasse e jantasse nas férias para não interromper o período de trabalho. É uma verdadeira barbaridade o que está se discutindo aqui! O Senador Paim desmontou isso.

    E eu não falo agora, porque já fiz um discurso aprofundado numa sessão anterior, examinando, item por item, as barbaridades, as crueldades dessa reforma trabalhista, que se suporta na legislação de Reagan depois dos benefícios do Franklin Delano Roosevelt no New Deal dos Estados Unidos.

    Eu vejo com um verdadeiro horror a participação de alguns dos "palestristas" da Mesa. Crueldade rigorosamente absoluta. E eu me pergunto: são realmente intelectuais, examinando a legislação trabalhista, ou são assessores da Fiesp? Ou são assessores dos grandes capitais financeiros que estão comandando a política do Brasil? Já falei sobre essa barbaridade e eu recomendo ao Plenário o exorcismo, não apenas a rejeição.

    Foi urdida por Satanás essa proposta!


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/05/2017 - Página 62