Discurso durante a 61ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Satisfação com as obras em execução na BR-364, rodovia rederal que passa pelo Acre, com ênfase ao trecho que liga Sena Madureira ao Rio Felicidade.

Autor
Gladson Cameli (PP - Progressistas/AC)
Nome completo: Gladson de Lima Cameli
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
TRANSPORTE:
  • Satisfação com as obras em execução na BR-364, rodovia rederal que passa pelo Acre, com ênfase ao trecho que liga Sena Madureira ao Rio Felicidade.
Publicação
Publicação no DSF de 11/05/2017 - Página 77
Assunto
Outros > TRANSPORTE
Indexação
  • ELOGIO, DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRA-ESTRUTURA DOS TRANSPORTES (DNIT), MOTIVO, REALIZAÇÃO, OBRAS, RODOVIA, LOCAL, ESTADO DO ACRE (AC), LIGAÇÃO, MUNICIPIOS, SENA MADUREIRA (AC), MANUEL URBANO, FEIJO (AC), TARAUACA (AC), RIO BRANCO (AC).

    O SR. GLADSON CAMELI (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - AC. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, telespectadores da TV Senado, ouvintes da Rádio Senado e também quem nos acompanha ao vivo pelas redes sociais, antes de iniciar meu discurso, eu queria ressaltar aqui... Vou falar sobre a nossa BR-364, tão importante para o desenvolvimento do nosso Estado. Mas antes, num debate sobre a reforma da previdência, eu dizia e digo que esta Casa é a Casa do debate. Aqui nós temos a oportunidade de debater os grandes projetos que chegam para a melhoria do Brasil. Mas hoje, com toda essa movimentação em Curitiba, o que me chamou muito a atenção foi que as centrais sindicais estavam lá apoiando o ex-Presidente. Nada contra, nós temos liberdade de expressão, mas o que me chamou atenção é um projeto que veio para cá que também estão politizando, porque, se as centrais sindicais têm um lado político, elas vão ser contra tudo que tiver de ser aprovado aqui nesta Casa. É por isso que o debate, Sr. Presidente Paulo Paim, é essencial para que nós não tomemos posições pelo calor da situação política que vive o nosso País.

    Mas vamos retornar aqui ao tema que vim aqui nesta noite de quarta-feira falar, que é a nossa querida BR-364. Não é segredo para ninguém que sou entusiasta do Acre. Não me pauto pela postura do quanto pior, melhor. E tenho por hábito valorizar as pequenas conquistas, porque aprendi que uma longa caminhada começa com um passo. Quero trazer boas novas a esta tribuna. Como já diz o ditado popular: uma imagem vale muito mais do que mil palavras. E essas são as fotos tiradas de celular das obras de recuperação da nossa tão querida e sonhada BR-364, no sentido de Sena Madureira ao Rio Liberdade, no nosso Estado, o Estado do Acre.

    Na semana passada, o DNIT iniciou as obras de preenchimento de solo, saindo do Município de Tarauacá em direção ao Município de Feijó.

    E abro aqui um parêntese para, mais uma vez, registrar que o Acre agora tem uma superintendência própria do DNIT. No último dia 23 de março deixamos de ser dependentes do DNIT de Rondônia, porque o Presidente Michel Temer atendeu a um pedido antigo da Bancada acriana no Congresso. Imaginem vocês a burocracia que era enfrentada antes.

    Mas, continuando, já foram preenchidos dez quilômetros nesses dias que passaram, como pode ser visto nas fotos. O trabalho no trecho de Manoel Urbano em direção ao Purus, que deveria também ter sido iniciado na semana passada, não o foi porque as caçambas e outros maquinários não estavam passando, devido às condições da rodovia. Apesar de ter sido feito um reparo para esse acesso, esse final de semana choveu na região de Manoel Urbano, o que fez tudo voltar para a estaca zero.

    O nosso inverno, Sr. Presidente, é muito rigoroso. Como estamos iniciando agora o período do verão, está acontecendo o deslocamento dos equipamentos.

    A expectativa dos responsáveis é começar a trabalhar nesse trecho entre hoje e amanhã, fazendo o preenchimento de solo do trecho do Purus em direção a Feijó, em não tendo chuva. Os trabalhadores também estão procedendo à limpeza ao longo da rodovia e a serviços de tapa-buraco no trecho de Sena Madureira em direção a Manoel Urbano. A parte de restauração em si, as máquinas recicladoras já estão no local, mas não se pode avançar sem antes fazer o preenchimento do solo – e falo aqui com muita tranquilidade, porque sou engenheiro civil e minha área é BRs, é estradas. A restauração propriamente dita está prevista para começar no próximo dia 22 de maio.

    Agora, nós acrianos precisamos de uma força de São Pedro. Se não chover, tudo fica mais rápido. Estamos no final do inverno amazônico, e não se briga com a natureza. O homem deve se aliar à natureza para o bem de ambos. Mas, pensem comigo, Srªs e Srs. Senadores, que cresci ouvindo as histórias do meu tio, o ex­Governador do Acre Orleir Cameli, sobre como se chegava de carroça, saindo de Rio Branco até Sena Madureira, e do quanto ele trabalhou para ver tanto a BR-364 quanto a BR-317 pavimentadas. Entendam o motivo de eu estar aqui comemorando este início de trabalho que será, sim, levado a bom termo.

    A vitalidade econômica do nosso Acre, que tem apenas 800 mil habitantes, depende das boas condições das duas rodovias. A previsão é aplicar R$105 milhões na revitalização de 400km, entre Sena Madureira e o Rio Liberdade.

    Tenho conversado muito com o Superintendente do DNIT no Acre, Thiago Caetano, que, assim como eu, também é engenheiro. Também já me reuni com os responsáveis pela obra. Tenho acompanhado isso de perto.

    Essa recuperação é um desejo dos acrianos há duas décadas. Já trabalhamos tanto em prol da infraestrutura no Acre, sem levar em conta quem estava à frente da administração estadual, se o partido A ou o B, porque o Acre é um só. E toda a Bancada federal está unida por nosso Estado. Ao longo dos governos Lula e Dilma e dos governadores nesse período, quase R$2 bilhões foram investidos. Repito nesta tribuna do Senado Federal: quase R$2 bilhões foram investidos na rodovia BR-364 e a vida útil dela não alcançou dez anos. É por isso que se questiona a qualidade dos serviços prestados e a falta de zelo pelo dinheiro público.

    Muitos que estão torcendo contra ela assistam e vejam as imagens do início dessas obras, porque eu não seria irresponsável de estar aqui nesta tribuna fazendo politicagem, porque o Acre, as pessoas e o Brasil estão em primeiro lugar, não cores partidárias e brigas politiqueiras.

    Mas não estou aqui nesta tribuna hoje para resmungar, não. Se é preciso reconstruir uma rodovia que já recebeu quase R$2 bilhões, reitero, então, vamos arregaçar as mangas e trabalhar.

    Antes de dar continuidade, quero registrar aqui a presença do nosso ilustre Deputado Federal pelo PSDB do Acre, Deputado Major Rocha. Seja muito bem-vindo aqui à nossa Casa, ao Senado Federal.

    Então, vamos arregaçar as mangas e trabalhar. Repito que se tem alguém torcendo contra, Sr. Presidente, vai ficar decepcionado. Falo isso com muita tranquilidade porque conheço as fragilidades e os pontos fortes do meu Estado. E sei do trabalho que tenho feito dia e noite. Eu e toda a Bancada federal. Já dei o meu primeiro passo há muito tempo e estou absolutamente confiante de que um dia iremos trafegar pelas BRs 364 e 317 com muita dignidade.

    Para ajudar os que torcem tão contra as nossas BRs, aos politiqueiros, a BR-317 também já iniciou o trabalho de revitalização e de recuperação no sentido saindo de Assis Brasil rumo a Brasileia, que faz fronteira com a Bolívia. E tive informações também, agora há pouco, Sr. Presidente, para finalizar, Senador Acir Gurgacz, que sabe da importância das BRs para os nossos Estados. V. Exª representa Rondônia, que é vizinha do Estado do Acre, a nossa tão sonhada ponte, a do Rio Madeira, está a todo vapor e os recursos garantidos. É por isso que a nossa oposição no Estado do Acre não dorme, não dorme, preocupada, porque todas as obras de que temos falado é com muita dignidade e com muita competência. Eu não venho a esta tribuna fazer politicagem.

    Nós temos é que unir nossas forças para vencermos os desafios dos nossos Estados e do Brasil. E para comunicar, como dizia agora há pouco, fui informado pelo DNIT, pela Superintendência do nosso DNIT/Acre, que já está na praça e, nesses próximos dias, a empresa ganhadora da licitação do trecho de recuperação entre Rio Branco e Sena Madureira será confirmada, para ser iniciada ainda neste nosso verão. Tenham um pouco mais de paciência que tudo será resolvido.

    Comunico à população de Sena Madureira que amanhã estarei lá fazendo uma visita, conversando com o prefeito municipal, conversando com a população, debatendo os assuntos que afligem a nossa querida Sena Madureira.

    Muito obrigado, Srªs e Srs. Senadores.

    Muito obrigado, Sr. Presidente, Senador Paulo Paim, por esta oportunidade.

    A todos uma boa noite e o meu muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/05/2017 - Página 77