Discurso durante a 55ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Anúncio de realização de audiência pública na Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado para solucionar o impasse do fornecimento de gás por parte da Petrobras para a Eletrobrás Distribuição Amazonas.

Autor
Eduardo Braga (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AM)
Nome completo: Carlos Eduardo de Souza Braga
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
MINAS E ENERGIA:
  • Anúncio de realização de audiência pública na Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado para solucionar o impasse do fornecimento de gás por parte da Petrobras para a Eletrobrás Distribuição Amazonas.
Publicação
Publicação no DSF de 04/05/2017 - Página 136
Assunto
Outros > MINAS E ENERGIA
Indexação
  • ANUNCIO, REALIZAÇÃO, AUDIENCIA PUBLICA, COMISSÃO DE SERVIÇOS DE INFRAESTRUTURA, SENADO, OBJETIVO, SOLUÇÃO, IMPASSE, FORNECIMENTO, GAS, PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS), ELETROBRAS PARTICIPAÇÕES S/A (ELETROPAR), DESTINATARIO, ESTADO DO AMAZONAS (AM), MOTIVO, APLICAÇÃO, SANÇÃO, AGENCIA NACIONAL DE ENERGIA ELETRICA (ANEEL), CORTE, ABASTECIMENTO, MUNICIPIO, APARECIDA (SP), MAUA (SP).

    O SR. EDUARDO BRAGA (PMDB-AM. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs Senadoras e Srs. Senadores, vamos realizar, ainda nesta primeira quinzena de maio, uma audiência pública na Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado, para tratar do impasse do fornecimento de gás por parte da Petrobras para a Eletrobrás Distribuição Amazonas. Como presidente desta Comissão, entrei com um requerimento solicitando o encontro com representantes de todos os órgãos e empresas envolvidos no assunto para encontrarmos uma solução para esse problema.

    O Amazonas sofre, neste momento, sanções por uma decisão, a meu ver, equivocada da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), de desligar nossas usinas movidas a gás. Isso tem ocorrido porque a agência retirou o custo de geração a gás da tarifa de energia e, consequentemente, do orçamento da Eletrobrás e da Amazonas Energia. O povo do estado ainda foi penalizado com o desligamento da usina térmica de Aparecida e de Mauá.

    Durante encontro com o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, conseguimos o compromisso por parte dele de levar o debate para o âmbito do colegiado, com o propósito de encontrar soluções e alternativas para a crise de fornecimento de combustível necessário à geração de energia no Amazonas.

    Destaco a forma propositiva com a qual o ministro veio conversar conosco e a parceria que a Comissão de Infraestrutura está estabelecendo com o Ministério de Minas e Energia para encontrar soluções diante de questões desafiadoras do nosso país, como a situação dramática que o Amazonas enfrenta.

    Tenho certeza que venceremos mais essa batalha.

    Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/05/2017 - Página 136