Fala da Presidência durante a 66ª Sessão de Debates Temáticos, no Senado Federal

Sessão de debates temáticos destinada a discutir o Projeto de Lei da Câmara dos Deputados nº 38/2017, que trata da reforma trabalhista.

Autor
Marta Suplicy (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/SP)
Nome completo: Marta Teresa Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
TRABALHO:
  • Sessão de debates temáticos destinada a discutir o Projeto de Lei da Câmara dos Deputados nº 38/2017, que trata da reforma trabalhista.
Publicação
Publicação no DSF de 17/05/2017 - Página 70
Assunto
Outros > TRABALHO
Indexação
  • SESSÃO DE DEBATES TEMATICOS, OBJETIVO, DISCUSSÃO, PROJETO DE LEI DA CAMARA (PLC), AUTORIA, GOVERNO, MICHEL TEMER, PRESIDENTE DA REPUBLICA, OBJETO, REFORMULAÇÃO, LEGISLAÇÃO TRABALHISTA, DEFESA, MELHORAMENTO, PROJETO DE LEI.

    A SRª PRESIDENTE (Marta Suplicy. PMDB - SP) – Obrigada, Senadora Lídice da Mata. Ela foi realmente brilhante.

    Senadora, se me permite fazer uma reflexão a partir da sua fala, é realmente muito complicado fazer uma reforma num momento de crise, quando o trabalhador está fragilizado. Ao mesmo tempo, nós temos toda uma situação que é muito ampla, em que os investidores têm uma expectativa das reformas. Então, o momento é um momento difícil e esse aprofundamento aqui está mostrando que nós temos que ter muito cuidado, muita reflexão. Não temos que ter açodamento. Temos que ter calma para reflexão.

    Acredito que vamos conseguir fazer, no Senado, o que seja o melhor, porque a reforma está aí. Nós vamos votá-la. Nós temos que pegar o que está aí e tentar ver o que nós podemos e temos condição de melhorar naquilo que veio para cá. Eu concordo que há muita coisa que pode ser mexida. O Presidente se dispôs a fazer uma MP. Nós estamos conversando sobre o que é o melhor e temos que ter coerência ou acreditar que existe um processo político em andamento. Eu acho que muitas das coisas que nós vimos hoje, na outra reunião – já fizemos muitas reuniões temáticas aqui –, vão sendo aprofundadas e vão ficando evidentes. Mas, ao mesmo tempo, nós vamos ter que tomar uma decisão. Está aqui a reforma. Nós vamos ter que votá-la e vamos melhorá-la no que der para melhorarmos e vamos fazê-lo da melhor forma.

    Parabéns pelo seu brilhante discurso.

    Agora, dou a palavra ao Senador Paulo Rocha.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/05/2017 - Página 70