Discurso durante a 67ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Crítica à agilização dos debates acerca da reforma trabalhista no Senado.

Autor
Gleisi Hoffmann (PT - Partido dos Trabalhadores/PR)
Nome completo: Gleisi Helena Hoffmann
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
TRABALHO:
  • Crítica à agilização dos debates acerca da reforma trabalhista no Senado.
Publicação
Publicação no DSF de 18/05/2017 - Página 51
Assunto
Outros > TRABALHO
Indexação
  • CRITICA, AGILIZAÇÃO, DEBATE, COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONOMICOS, PLENARIO, SENADO, ASSUNTO, REFORMULAÇÃO, LEGISLAÇÃO TRABALHISTA, ANUNCIO, REALIZAÇÃO, AUDIENCIA PUBLICA, ELOGIO, LIDERANÇA, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRATICO BRASILEIRO (PMDB), MOTIVO, OPOSIÇÃO, ALTERAÇÃO, AUTORIA, CAMARA DOS DEPUTADOS, PROJETO DE LEI, AUTOR, MICHEL TEMER, PRESIDENTE DA REPUBLICA.

    A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - PR. Sem revisão da oradora.) – Obrigada, Sr. Presidente.

    Eu, na realidade, queria começar aqui saudando o Senador Renan Calheiros, Líder do PMDB, Líder do seu Partido, pela posição externada agora aqui a respeito da reforma trabalhista. Confesso que, durante este início de semana, fiquei muito apreensiva com o que os jornais circulavam de que essa Casa estava fazendo um acordo, ou pelo menos a maioria da Base aqui, fazendo um acordo com o Governo, para que votassem a reforma trabalhista como veio da Câmara e, em seguida, uma medida provisória seria editada. Acho que o Líder do PMDB aqui, que responde pela maior bancada da Casa, nos tranquiliza ao dizer que isso não é verdade e que vamos ter a possibilidade de debater essa matéria e inclusive modificá-la aqui.

    E quero me somar aqui ao registro da Senadora Vanessa. Quando nós pedimos audiências públicas nesta Casa, para que elas não se façam de forma corrida, para que elas se façam nos horários das comissões, é exatamente para que a gente possa discutir a matéria. Não tem sentido a Comissão de Assuntos Econômicos fazer uma audiência pública no horário em que estamos fazendo sessão no Plenário. Por quê? Por que querem agilizar a matéria? Por que querem empilhar todas as audiências públicas em apenas uma semana?

    Eu quero deixar o protesto aqui, Senador Eunício. E nós vamos requerer mais uma audiência pública na CAE, sim, porque esta audiência de hoje ficou prejudicada. A pressa entrega resultados malfeitos. Então, não adianta V. Exªs da Base do Governo terem pressa na discussão da matéria, porque dá nisso. Aí, nós vamos entrar com um requerimento para pedir mais audiências. Não dá para discutir. De que forma a gente discute? E não adianta dizer que as audiências de plenário cumpriram o seu papel. Não cumpriram, até porque este plenário estava esvaziado ontem, a maioria dos Senadores não estava aqui para fazer o debate da reforma trabalhista. Quando nós fazemos audiência pública na comissão e no horário da comissão, os Senadores estão presentes. Então, eu queria registrar e dizer que vamos pedir mais audiências públicas e que esta matéria merece desta Casa o tempo necessário para que ela seja discutida. E como disse aqui o Líder do PMDB: inclusive para que ela seja alterada. E é o que nós faremos, Senador Eunício.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/05/2017 - Página 51