Discurso durante a 72ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro de manifesto de Ministros do Tribunal Superior do Trabalho contrários à reforma trabalhista.

Autor
Paulo Paim (PT - Partido dos Trabalhadores/RS)
Nome completo: Paulo Renato Paim
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
TRABALHO:
  • Registro de manifesto de Ministros do Tribunal Superior do Trabalho contrários à reforma trabalhista.
Publicação
Publicação no DSF de 25/05/2017 - Página 32
Assunto
Outros > TRABALHO
Indexação
  • REGISTRO, MANIFESTO, AUTORIA, GRUPO, MINISTRO, TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO (TST), DEFESA, REJEIÇÃO, REFORMA, ALTERAÇÃO, LEGISLAÇÃO TRABALHISTA.

    O SR. PAULO PAIM (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RS. Sem revisão do orador.) – Senador Gladson Cameli, eu estou recebendo aqui cinco Ministros do TST, que vieram entregar um documento a esta Casa mostrando a visão de 17 Ministros contra a reforma trabalhista.

    Era minha intenção entregar ao Presidente desta Casa, mas, como ele está com uma agenda pesada devido à crise – eu até entendo -, sendo chamado de manhã, até o momento não conseguimos agendar, porque a situação, de fato, é da maior gravidade. Nós sabemos que tudo pode acontecer entre hoje e amanhã ou, eu diria, entre hoje e o dia 6.

    Devido a isso, Sr. Presidente, eu queria, neste momento, registrar a presença no plenário do Senado Federal dos Exmºs Ministros do Tribunal Superior do Trabalho: Ministro Maurício Godinho Delgado; Ministro José Roberto Freire Pimenta; Ministra Delaíde Alves Arantes; Ministra Maria Helena Mallmann; Ministro Hugo Sheuermann.

    Os Ministros trazem um documento, como eu dizia, Senador Capiberibe, Senadora Fátima Bezerra – é bom que os senhores estejam aqui –, assinado por 17 Ministros, mostrando o seu descontentamento e, por que não dizer, a sua indignação com a reforma trabalhista, que, segundo eles, tira diretamente mais de 50 direitos. Pelo debate que fizemos, são cerca de 100 alterações. Se contarmos parágrafos e incisos, chegam a mais de 200.

    Este documento, eu gostaria muito que V. Exª recebesse neste momento, em nome da Presidência da Casa, como eu fiz inúmeras vezes quando tive a alegria de um dia ter sido o Vice-Presidente, sem prejuízo de conversarmos, na sequência, com o Presidente Eunício Oliveira.

    Então, neste momento, eu gostaria de convidar a todos para subir à Mesa e protocolar oficialmente este documento, acompanhados pelos Senadores que estão no plenário.

    Senadora Regina, por favor.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/05/2017 - Página 32