Discurso durante a 71ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Defesa da importância da garantia do sigilo da fonte para o exercício da liberdade de imprensa, tendo em vista o incidente ocorrido com o jornalista Reynaldo Azevedo,

Autor
José Medeiros (PSD - Partido Social Democrático/MT)
Nome completo: José Antônio Medeiros
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
IMPRENSA:
  • Defesa da importância da garantia do sigilo da fonte para o exercício da liberdade de imprensa, tendo em vista o incidente ocorrido com o jornalista Reynaldo Azevedo,
Publicação
Publicação no DSF de 24/05/2017 - Página 59
Assunto
Outros > IMPRENSA
Indexação
  • REGISTRO, DIVULGAÇÃO, INFORMAÇÃO SIGILOSA, VITIMA, JORNALISTA, DEFESA, IMPORTANCIA, MANUTENÇÃO, SIGILO, FONTE, INFORMAÇÃO, LIBERDADE DE IMPRENSA.

    O SR. JOSÉ MEDEIROS (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PSD - MT. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, também na mesma linha do Senador Cidinho. Mato Grosso é um Estado que este ano, por exemplo, contribuiu com 27% da safra nacional, mas a infraestrutura é muito precária. E a aprovação dessa medida provisória com certeza vai abrir caminho para a gente ter uma infraestrutura melhor.

    Ao mesmo tempo, Sr. Presidente, aproveito o ensejo para fazer um destaque aqui sobre algo que aconteceu esta semana, principalmente hoje, que eu fiquei sabendo. Refere-se a questão muito importante e muito cara à democracia brasileira: que é o sigilo da fonte. Se nós abdicarmos de ter, eu diria, isso protegido, nós vamos estar praticamente abrindo mão de ter uma plena liberdade de imprensa. Os jornalistas precisam ter a segurança de que o Estado não está bisbilhotando e nem querendo amedrontar.

    E o que fizeram com o Reinaldo Azevedo – independente das posições ideológicas, independente do que as pessoas pensem –, não justifica terem grampeado e divulgado as conversas do jornalista. Se o jornalista, eventualmente, estivesse cometendo um crime, é uma coisa. Aí falam: "Não, mas quem estava grampeada era a Andrea.". Mas qual é a relevância da fala do Reinaldo Azevedo, se ela era uma fonte dele? Qual a relevância para você divulgar a conversa do jornalista? Esse é um terreno muito perigoso.

    Ontem, aqui, chegaram a falar neste plenário sobre aquele poema, No Caminho com Maiakóvski, do poeta brasileiro Eduardo. E faz muito sentido neste momento. Se vêm em um momento e levam algumas flores, e a gente deixa; daqui a pouco vêm e arrancam um galho; daqui a pouco, vai-se o jardim todo.

    Então, Sr. Presidente, eu peço que este registro fique nos Anais do Senado para a gente lembrar que não podemos, que este Senado não pode ficar quieto, ficar inerte diante de uma ofensa às liberdades de imprensa. O Procurador Rodrigo Janot, na minha opinião, pode fazer o que quiser, menos desrespeitar cláusulas pétreas da Constituição brasileira.

    Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/05/2017 - Página 59