Fala da Presidência durante a 71ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apelo aos Senadores e Senadoras para a necessidade de manutenção de um ambiente de convivência pacífica e entendimento político com o objetivo de atravessar a crise política que o país atravessa.

Autor
Eunício Oliveira (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/CE)
Nome completo: Eunício Lopes de Oliveira
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
SENADO:
  • Apelo aos Senadores e Senadoras para a necessidade de manutenção de um ambiente de convivência pacífica e entendimento político com o objetivo de atravessar a crise política que o país atravessa.
Publicação
Publicação no DSF de 24/05/2017 - Página 60
Assunto
Outros > SENADO
Indexação
  • PEDIDO, SENADOR, NECESSIDADE, ENTENDIMENTO, OBJETIVO, RESOLUÇÃO, CRISE, SITUAÇÃO POLITICA.

    O SR. PRESIDENTE (Eunício Oliveira. PMDB - CE) – A Mesa atende o apelo de V. Exª...

    O SR. RANDOLFE RODRIGUES (Bloco Socialismo e Democracia/REDE - AP) – Agradeço, Presidente.

    O SR. PRESIDENTE (Eunício Oliveira. PMDB - CE) – ... dentro daquilo que nós já tínhamos, inclusive, conversado para que a gente não tenha nenhum risco em relação ao quórum.

    Antes de encerrar esta sessão, eu queria pedir a atenção dos Srs. Senadores e das Srªs Senadoras para fazer um breve comentário sobre as citações que, especialmente, os Senadores Tasso Jereissati e Humberto Costa fizeram aqui da tribuna sobre os acontecimentos verificados e transmitidos ao vivo para todo o Brasil pelos canais de comunicação do Senado.

    Eu faço aqui, mais uma vez, o meu apelo às Srªs Senadoras e aos Srs. Senadores, neste momento de grande dificuldade de que todos nós temos conhecimento, pois ninguém pode ignorar as dificuldades políticas que o Brasil enfrenta, neste momento e nos últimos anos – ressalto, não apenas neste momento, mas nos últimos anos –, para que todos nós façamos aqui um momento de reflexão.

    Acredito que, na história política do Brasil, a gravidade do atual momento faz com que cada um de nós tenha que se agigantar nas nossas compreensões, na nossa paciência e no nosso trabalho. Que tenhamos todos um olhar para os plenários deste Parlamento e enxergar neles a sombra de tantos homens e mulheres importantes que por aqui passaram: como Paulo Brossard, como Tancredo Neves, Afonso Arinos, Ulysses Guimarães e tantos outros que – passaria aqui o resto da noite enumerando – por aqui passaram e deram a sua contribuição nos momentos difíceis por que este Brasil já passou.

    E o que peço a cada um de vocês: temos uma missão a cumprir com o Brasil, com a República, mas não a cumpriremos sem respeitar as regras da convivência política.

    Portanto, a Senadora Gleisi, que inclusive fez aqui um apelo para que fizéssemos uma compreensão de uma discussão com Lideranças aqui desta Casa para que a gente busque o entendimento.

    Eu queria, finalizando, agradecer a todos os Senadores, a todas as Senadoras, inclusive aos Partidos de oposição que, nesta noite, tiveram um comportamento, aqui neste plenário, exemplar, inclusive discordando de matéria, mas atendendo a um apelo desta Presidência, que – repito – não é o Presidente que representa aqui...

    A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS) – Não dá para ouvir V. Exª.

(Soa a campainha.)

    O SR. PRESIDENTE (Eunício Oliveira. PMDB - CE) – Atendendo apelos de vários Senadores e Senadoras... Senadores, não me incomoda, eu fico feliz em ver que V. Exªs estão alegres aí no final do plenário.

    Eu queria dizer que a Presidência desta Casa e desta Mesa não representa aqui, após a aprovação, após ser submetido à votação deste Plenário em voto secreto, tenha responsabilidade com o encaminhamento desta Casa e a responsabilidade pelos 80 outros Srªs e Srs. Senadores que fazem parte do Senado Federal.

    Eu sei da responsabilidade que tenho nas costas para carregar, mas também tenho consciência de que nós devemos todos compartilhar aqui a compreensão, o entendimento. Não há regime melhor para viver em lugar nenhum do mundo do que o regime democrático. E a democracia é exatamente isto: é a divergência na busca da convergência.

    Então, contem sempre comigo para que a gente possa – aqui nesta Mesa, fora desta Mesa, aí embaixo no plenário, na Presidência, no gabinete de uma Senadora, de um Senador, de uma Liderança de qualquer partido político, por maior ou por menor que seja, contará sempre, sempre com a participação desta Presidência na busca do entendimento, pensando, como disse hoje ali fora para a Imprensa do Brasil e repito aqui: eu não tenho pauta de governo. Esta pauta aqui é uma pauta do Brasil, e uma pauta feita por esta Presidência com a participação dos Líderes partidários, do maior ao menor partido nesta Casa, que tenha 10, 20, 25 Senadores ou que tenha apenas um Senador. Isso não faz para mim a menor diferença em relação ao respeito que devo dedicar ao mandato de cada um dos senhores e das senhoras.

    Portanto, termino aqui esta sessão de hoje feliz. Feliz porque o partido que discordou pediu verificação de quórum, nós votamos, e a matéria foi aprovada. Em outras matérias, não foi sequer pedido verificação de quórum. A Senadora Gleisi tinha feito um requerimento de destaque; depois, o Senador Paulo Rocha, substituindo a Senadora Gleisi, retirou o requerimento de destaque. É esse o entendimento a que estarei sempre aberto, para que as discussões possam prosperar nesta Casa, nesta Mesa, neste plenário e nos plenários das comissões, onde são naturais os debates, muitas vezes, acalorados.

    Quero aqui também fazer um registro ao Senador Tasso Jereissati, que disse aqui, em alto e bom som, que, mesmo diante de toda a pressão, teve a paciência de não faltar com o respeito a nenhum dos senhores Parlamentares.

    Então, eu compreendo as divergências. Estou aqui para ajudar a somar em uma pauta que represente os interesses do Brasil e não a pauta de interesse do Governo. Quando houver interesse do Governo, o Líder do Governo, a base do Governo encaminhará e defenderá a matéria favoravelmente. A esta Presidência cabe pautar e respeitar a vontade da maioria deste Plenário.

    A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - PR) – Sr. Presidente.

    O SR. PRESIDENTE (Eunício Oliveira. PMDB - CE) – Pela ordem, pedem a palavra a Senadora Rose e a Senadora Gleisi. E, na sequência, vou encerrar a sessão.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/05/2017 - Página 60