Comunicação inadiável durante a 75ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Esclarecimentos a respeito de notícias veiculadas na imprensa sobre supostas irregularidades envolvendo empresas dos familiares de S. Exª.

Autor
Zeze Perrella (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MG)
Nome completo: José Perrella de Oliveira Costa
Casa
Senado Federal
Tipo
Comunicação inadiável
Resumo por assunto
IMPRENSA:
  • Esclarecimentos a respeito de notícias veiculadas na imprensa sobre supostas irregularidades envolvendo empresas dos familiares de S. Exª.
Publicação
Publicação no DSF de 31/05/2017 - Página 11
Assunto
Outros > IMPRENSA
Indexação
  • EXPLICAÇÃO PESSOAL, CONTESTAÇÃO, NOTICIARIO, IMPRENSA, REDE GLOBO, ASSUNTO, ACUSAÇÃO, EMPRESA, FAMILIA, ORADOR, RESPONSAVEL, CRIME, LAVAGEM DE DINHEIRO.

    O SR. ZEZE PERRELLA (PMDB - MG. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) – Agradeço a Senadora Fátima e também o meu amigo Senador Lasier por essa oportunidade de antecedê-los.

    Primeiro, Senador Lasier, eu queria esclarecer todos os meus pares com relação a essas notícias que surgiram na mídia, nos últimos dias. Acusam-me de participar, através de uma das empresas da minha família, de lavar dinheiro, em uma irresponsabilidade total. Bastava ver os extratos da minha conta que eles iam ver que nada disso aconteceu. O que houve, na verdade, é que eu tomei um empréstimo com a empresa que se chama ENS, cujo sócio – é uma empresa de auditoria, uma das maiores do Brasil –, cujo proprietário também é contador de minhas empresas. Nós temos uma relação de mais de 30 anos, relação comercial e obviamente relação de amizade.

    O que aconteceu? Um dia depois dessa viagem a São Paulo, onde um ex-assessor meu, Mendherson Souza Lima, juntamente com o primo do Senador Aécio, foi buscar um recurso que, segundo a gente soube na imprensa, era para pagar advogados... O meu ex-funcionário foi junto, tenho certeza de que na mais absoluta das inocências. E também não vejo nada nesse episódio que justifique essa situação que aconteceu, porque, nos áudios da Polícia Federal, não se fala, em momento nenhum, de propina. Não estou defendendo ninguém nem fazendo juízo de valor, só que o depósito que essa empresa fez nas minhas contas, Presidente Cássio, foi um dia antes da viagem a São Paulo.

    Acusam o meu filho Gustavo Perrella de ter feito um saque de R$220 mil e um de R$130, sendo que ele nunca pisou na agência. Para verificar isso era muito simples, eu tenho os extratos bancários. Era só a PGR ter solicitado os extratos bancários que eles iriam ver que o Gustavo não fez um depósito sequer – outra inverdade.

    Posterior a isso, essa mesma empresa depositou alguns valores, porque eu tinha um dinheiro para receber, Senador Lasier, de umas terras que eu vendi. Eu não estava conseguindo passar a escritura por causa de alguns problemas técnicos e solicitei a essa empresa ENS que me emprestasse o dinheiro. E assim foi feito. Não há nenhuma ligação de um caso com o outro. Isso vai ficar absolutamente comprovado no decorrer do inquérito, das investigações, aliás.

     Esse depósito foi feito, na minha empresa, pela empresa ENS através de um TED. Não tinha que se esconder nada. Que lavagem de dinheiro é essa onde você pega um dinheiro que teoricamente se pode pagar qualquer coisa com ele e deposita no nome de uma pessoa jurídica? Que lavagem é essa? É de estarrecer. É de estarrecer. Envolveram-me nesse episódio.

    E mais, há um diálogo meu com o Senador Aécio, em que o Senador Aécio reclamava de um vídeo que eu postei no meu Instagram, no qual dizia que eu não estava em Lava Jato, nem em Petrolão, nem em nada. Ele reclamou, porque ele entendia, naquele momento, que eu tinha que ser solidário a ele. E pode ser. Todos nós aqui queremos a solidariedade dos seus pares. Eu espero que cada um dos atores dessa situação toda consiga comprovar a sua inocência. É o que eu realmente espero.

    No que diz respeito a mim, eu nunca falei com o Sr. Joesley Batista, nem sequer por telefone. E olha que eu fui da área de frigoríficos...

(Soa a campainha.)

    O SR. ZEZE PERRELLA (PMDB - MG) – ... a vida inteira. Não conheço esse cidadão. Eu não fui citado em nenhuma das delações premiadas, mentirosas ou não, em nenhuma delas.

    O Sr. Joesley Batista, que agora está passeando em Nova York, financiou 2 mil campanhas, a minha não, até porque a minha campanha foi financiada... Quem fez a minha campanha foi o Senador Itamar Franco. Então, na verdade, eu não tive campanha. E vou conseguir comprovar, no decorrer das investigações, que eu não tenho absolutamente nada a ver com esse episódio. E tenho muita confiança que isso vai ficar esclarecido.

    Eu comentava também com o Senador Aécio, Senador Lasier... Quando o Aécio veio reclamar comigo, eu disse: olha, até hoje me massacram por causa desse negócio do helicóptero. Eu não consto nesse processo do helicóptero nem como testemunha. Nunca fui chamado a depor. Eu e meu filho fomos inocentados disso aí, e a TV Globo faz aquela matéria relembrando todo o negócio do helicóptero de novo.

    Um promotor de BH que foi afastado pelo Conselho Nacional do Ministério Público por...

(Soa a campainha.)

    O SR. ZEZE PERRELLA (PMDB - MG) – ... procedimentos irregulares – estou terminando, Senador Cássio – vai ao Fantástico e diz que Perrella foi investigado dez anos por venda de jogadores. Esse próprio promotor que abriu esse procedimento investigatório, ele próprio, dez anos depois, mandou arquivar, mas não perdeu a oportunidade de ir ao Fantástico dizer que tinha uma investigação em cima do Cruzeiro. Isso está investigado. Quer dizer, envolve até o meu clube, o clube do meu coração nessa coisa toda, o Cruzeiro, que está fazendo uma campanha maravilhosa no Brasileiro, talvez tentando também tumultuar a vida do Cruzeiro, que não merece isso.

    Então, eu estou, mais uma vez, repito, absolutamente tranquilo. Eu vou provar item por item que eu não tenho nenhuma participação nesse episódio. Minha vida sempre foi aberta e transparente.

    Muito obrigado, Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 31/05/2017 - Página 11