Pela ordem durante a 75ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Críticas aos questionamentos feitos pela Senadora Gleisi Hoffmann acerca da gestão de S. Exª na Comissão de Assuntos Econômicos.

Autor
Tasso Jereissati (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/CE)
Nome completo: Tasso Ribeiro Jereissati
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
SENADO:
  • Críticas aos questionamentos feitos pela Senadora Gleisi Hoffmann acerca da gestão de S. Exª na Comissão de Assuntos Econômicos.
Publicação
Publicação no DSF de 31/05/2017 - Página 70
Assunto
Outros > SENADO
Indexação
  • CRITICA, QUESTIONAMENTO, AUTORIA, GLEISI HOFFMANN, SENADOR, MOTIVO, GESTÃO, ORADOR, COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONOMICOS, ACUSAÇÃO, FRAUDE, VIOLAÇÃO, REGIMENTO INTERNO, SENADO, PEDIDO, ESCLARECIMENTOS, SECRETARIA, POLICIA, LEGISLATIVO.

    O SR. TASSO JEREISSATI (Bloco Social Democrata/PSDB - CE. Pela ordem. Sem revisão do orador.) – Presidente Eunício Oliveira, Srªs Senadoras e Srs. Senadores, na última quinta-feira eu não estava presente aqui neste plenário, mas me deram conhecimento de que a Senadora Gleisi fez um requerimento a esta Casa em que fazia alguns questionamentos sobre os procedimentos adotados na CAE na reunião da última terça-feira.

    Nesse momento, essas colocações foram feitas, chegando até, em determinado momento, a fazer acusações de fraude ou coisa desse tipo.

    Eu não queria colocar em andamento os incidentes lamentáveis e tristes para esta Casa da semana passada, mas não posso deixar registrado nos Anais desta Casa acusações desse tipo que ferem os meus princípios e a minha dignidade.

    Portanto, eu estou encaminhando a esta Mesa, Senador Eunício Oliveira – não só redigido pelos regimentalistas desta Casa, ponto a ponto –, todas as colocações feitas pela Senadora Gleisi – um a um, todos os pontos. Como são longos, cansativos, não vou retomar essa discussão aqui, mas queria, Senador Eunício, que ficasse registrada nos Anais desta Casa essa minha defesa, que é técnica e juridicamente colocada para a defesa do meu nome e do nosso trabalho.

    Mas vou mais longe ainda. Queria colocar que, para ser rigoroso, para ser mais rigoroso ainda, encaminhei também, Senador Eunício, concordando com as dúvidas que a Senadora ou que eventuais Senadores têm, à Secretaria, ao Diretor da Secretaria de Polícia Legislativa as seguintes perguntas, para que tudo fique muito claro e muito esclarecido e para que possamos ver, tecnicamente, através da assessoria da Mesa e dos meios jurídicos desta Casa, se houve algum ato de se passar por cima de Regimento, de decoro, de ordem ou de qualquer outra coisa.

    Então, faço as seguintes perguntas na carta que enviei ao Secretário Pedro Ricardo Araújo Carvalho:

    1) Quais procedimentos a Secretaria da Polícia Legislativa do Senado Federal realizou/ou vai realizar diante do grave incidente ocorrido naquela manhã?

    2) Foi instaurado algum tipo de inquérito visando a esclarecer fatos e eventuais excessos por parte de todos que lá estavam?

    3) A Secretaria de Polícia Legislativa do Senado Federal já está em posse de imagens relativas à reunião da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) ocorrida na data de terça-feira?

    4) Houve dano evidente à estrutura do espaço utilizado pela CAE para suas reuniões, a saber...

(Soa a campainha.)

    O SR. TASSO JEREISSATI (Bloco Social Democrata/PSDB - CE) – ... no Anexo II, Ala Senador Alexandre Costa, Plenário nº 19?

    5) Caso a Secretaria da Polícia Legislativa do Senado Federal tenha em sua posse as imagens do incidente ocorrido, é possível o envio para o meu gabinete das referidas imagens?

    6) Sabendo que havia, no local da reunião, policiais legislativos em serviço – que visavam manter a ordem no local –, esses servidores podem afirmar que houve agressão, quer entre os espectadores que lá estavam ou entre os Senadores que lá estavam?

    7) A Secretaria da Polícia Legislativa do Senado Federal poderia solicitar laudo junto à Coordenação da Telecomunicações (Cootele), onde constem eventuais danos causados ao sistema de captação de som da sala de audiência?

    Isso colocado, espero, Senador Presidente Eunício Oliveira, que essas respostas sejam defendidas. Assim, ficará esclarecido definitivamente se houve quebra de alguma parte do Regimento, se houve qualquer tipo de fraude, se houve qualquer tipo de falta ao decoro e se houve qualquer tipo de crime nessa reunião.

    Por essa razão, deixo aqui colocado, dizendo que já encaminhei ponto a ponto todos os pontos que aqui foram levantados contra a nossa gestão naquela ocasião na CAE.

    Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 31/05/2017 - Página 70