Discurso durante a 75ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da recusa de Deputados Federais ao cargo de Ministro de Estado no Ministério da Transparência e no Ministério da Cultura com o objetivo de favorecer Rodrigo Rocha Loures com o foro privilegiado.

Autor
Randolfe Rodrigues (REDE - Rede Sustentabilidade/AP)
Nome completo: Randolph Frederich Rodrigues Alves
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL:
  • Registro da recusa de Deputados Federais ao cargo de Ministro de Estado no Ministério da Transparência e no Ministério da Cultura com o objetivo de favorecer Rodrigo Rocha Loures com o foro privilegiado.
Publicação
Publicação no DSF de 31/05/2017 - Página 84
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL
Indexação
  • REGISTRO, ARTIGO DE IMPRENSA, ASSUNTO, RECUSA, DEPUTADO FEDERAL, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRATICO BRASILEIRO (PMDB), CARGO PUBLICO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA TRANSPARENCIA E CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO (CGU), MINISTERIO DA CULTURA (MINC), OBJETIVO, FAVORECIMENTO, FORO ESPECIAL, ASSESSOR, PRESIDENCIA DA REPUBLICA, REU, OPERAÇÃO, POLICIA FEDERAL, INVESTIGAÇÃO, CORRUPÇÃO, PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS), CRITICA, MICHEL TEMER, PRESIDENTE DA REPUBLICA.

    O SR. RANDOLFE RODRIGUES (Bloco Socialismo e Democracia/REDE - AP. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, obviamente encaminhamos também o voto "sim" em relação a essa matéria.

    Agora, permita-me, Sr. Presidente, só me estender para trazer aqui ao Plenário notícia que saiu ainda há pouco no portal Poder360, com a seguinte manchete "Deputados do PMDB do Paraná dizem que não assumirão ministério", dando conta de que já são mais dois Deputados do PMDB do Paraná, os Deputados João Arruda e Sergio Souza, que já disseram que não aceitam o convite do Senhor Presidente da República para assumir o Ministério da Transparência ou o Ministério da Cultura.

    Sr. Presidente, eu quero só reiterar o que o Senador Otto colocou até agora. Veja a que nível de degradação chegou o Governo do Senhor Michel Temer: busca trocar um posto importante, como o Ministério da Transparência ou o Ministério da Cultura, para manter o foro privilegiado do Sr. Rocha Loures, porque, se ele perder o foro privilegiado, o Sr. Rocha Loures pode, automaticamente, prestar delação premiada e, obviamente, envolver o Senhor Presidente da República. Esse é o nível de sustentação que tem, neste momento, o Governo do Senhor Michel Temer. Ele desesperadamente busca utilizar dois ministérios da República como moeda de troca sob uma única alegação, sob uma única razão: para que o principal assessor do Presidente da República mantenha o seu foro privilegiado e não preste delação premiada, Senador Pimentel, o que seria fatal para a continuidade do Governo Michel Temer.

    Sr. Presidente, mais uma vez, eu apelo aos Partidos que ainda dão sustentação a este Governo. Cada vez fica mais vergonhoso, cada vez ficam piores as cenas protagonizadas por este Governo: é substituição de Ministro da Justiça para barrar investigações, notadamente a Operação Lava Jato; é, por outro lado, agora, tentar a todo custo, não importa quem seja, não importa a qualificação que tenha, não importa a circunstância em que está, pois a ideia é a de que qualquer um pode assumir qualquer ministério da República, desde que mantenha o Sr. Rocha Loures com o foro privilegiado para que não preste delação premiada... Sr. Presidente, é uma vergonha atrás da outra. Nós temos no Governo alguém que se sustenta só com uma finalidade: manter a impunidade. Não acho aceitável que Partidos com o histórico que têm alguns dos Partidos que ainda sustentam este Governo ainda deem sustentação a um Governo moribundo e que faz a República e o Brasil, cada vez mais, protagonizarem tristes cenas na seara internacional.

    Eu já tinha visto quase tudo nesta República, Sr. Presidente; o que eu não tinha vista ainda era troca de ministério em favor de foro privilegiado e de imunidade. Isso foi inaugurado com o Governo do Senhor Michel Temer.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 31/05/2017 - Página 84