Fala da Presidência durante a 74ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Apoio ao discurso do Senador Armando Monteiro no sentido de dedicar solidariedade às vitimas das enchentes no Estado de Pernambuco.

Autor
Wellington Fagundes (PR - Partido Liberal/MT)
Nome completo: Wellington Antonio Fagundes
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
CALAMIDADE:
  • Apoio ao discurso do Senador Armando Monteiro no sentido de dedicar solidariedade às vitimas das enchentes no Estado de Pernambuco.
Publicação
Publicação no DSF de 30/05/2017 - Página 57
Assunto
Outros > CALAMIDADE
Indexação
  • APOIO, ARMANDO MONTEIRO, SENADOR, REFERENCIA, CALAMIDADE PUBLICA, ESTADO DE PERNAMBUCO (PE), DEFESA, NECESSIDADE, INVESTIMENTO, INFRAESTRUTURA, PREVENÇÃO, DESASTRE, COMENTARIO, IMPORTANCIA, CONSTRUÇÃO, BARRAGEM, ESTADO DE MATO GROSSO (MT), INCENTIVO, TURISMO, PISCICULTURA.

    O SR. PRESIDENTE (Wellington Fagundes. Bloco Moderador/PR - MT) – Senador Armando Monteiro, esta Presidência gostaria de se solidarizar com toda a população do seu Estado. Temos visto pela televisão, realmente, imagens muito fortes, mas também percebemos a união e a força daquele povo, na ajuda mútua. Acho que agora é o momento, através do seu prestígio, de todos nós trabalharmos juntos para que o Governo Federal realmente faça os investimentos necessários, como V. Exª colocou. Neste momento, é a hora de acudir, mas as obras estruturantes é que dão condições para evitar essa situação, como V. Exª coloca.

    Quero registrar, no meu Estado, uma obra em que tive a oportunidade de trabalhar que foi exatamente a Usina e a Barragem de Manso, uma barragem de 40 mil hectares. Ela surgiu, à época, exatamente depois de uma enchente. Um engenheiro estudou aquilo. Essa enchente destruiu praticamente um terço da cidade de Cuiabá, o Bairro Grande Terceiro. As enchentes eram constantes. Essa hidrelétrica tinha a finalidade de atividade múltipla, ou seja, o controle de enchentes do Rio Cuiabá, a perenidade também do rio e a produção de energia, além também do turismo, pois hoje Manso é um grande polo turístico de Cuiabá, e também da piscicultura, já que também tem essa múltipla ação. Em apenas três anos, essa foi uma obra que se pagou só com a geração de energia, porque entrou exatamente em funcionamento na época do apagão.

    Eu acho que obras estruturantes, como V. Exª coloca, são obras que dão uma perenidade, são obras que pensam com antecedência, para evitar exatamente que essas calamidades possam ocorrer.

    Eu quero testemunhar aqui para o povo pernambucano o seu prestígio como Ministro, como Liderança, e o nosso apoio não só do Bloco Moderador, bem como do relacionamento que V. Exª tem com todos os pares, aqui nesta Casa.

    O SR. ARMANDO MONTEIRO (Bloco Moderador/PTB - PE) – Obrigado.

    O SR. PRESIDENTE (Wellington Fagundes. Bloco Moderador/PR - MT) – E haveremos de trazer dias melhores ao povo pernambucano.

    O SR. ARMANDO MONTEIRO (Bloco Moderador/PTB - PE) – Muito obrigado, Presidente.

    O SR. PRESIDENTE (Wellington Fagundes. Bloco Moderador/PR - MT) – Gostaríamos de convidar o Senador Medeiros para também usar do seu tempo. Como sou o último inscrito, quero aqui deixar V. Exª totalmente à vontade para fazer seu pronunciamento e usar o tempo que for necessário.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/05/2017 - Página 57