Discurso durante a 75ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Elogio à vida de Nestore Scodro, empreendedor no Estado de Goiás.

Autor
Wilder Morais (PP - Progressistas/GO)
Nome completo: Wilder Pedro de Morais
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Elogio à vida de Nestore Scodro, empreendedor no Estado de Goiás.
Publicação
Publicação no DSF de 31/05/2017 - Página 95
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • ELOGIO, EMPRESARIO, ORIGEM, ESTADO DE GOIAS (GO), MOTIVO, VIDA PUBLICA, GESTÃO, EMPRESA DE PRODUTOS ALIMENTARES.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SECRETARIA DE REGISTRO E REDAÇÃO PARLAMENTAR - SERERP

COORDENAÇÃO DE REDAÇÃO E MONTAGEM - COREM

30/05/2017


DISCURSO ENCAMINHADO À PUBLICAÇÃO, NA FORMA DO DISPOSTO NO ART. 203 DO REGIMENTO INTERNO DO SENADO FEDERAL.

    O SR. WILDER MORAIS (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - GO. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs Senadoras, Srs. Senadores, o Brasil é repleto de bons exemplos. Tem muito cidadão superando toda adversidade com criatividade, talento, esforço. É o caso dos chefes de Executivo municipal na Vigésima Marcha para Brasília.

    Mais de 200 prefeitos e prefeitas do meu Estado vieram para a Capital federal, liderados pela Federação e pela Associação Goiana dos Municípios. O que eles querem é o justo, é o certo, é o melhor para a população de cada cidade, por isso cada população é grata a seu líder.

    É também para demonstrar reconhecimento que uso este espaço do Senado. Agradecer pela dedicação do empreendedor Nestore Scodro, por tudo o que ele fez pela indústria, o comércio e a prestação de serviço no Brasil. Aos 86 anos, Nestore continua trabalhando. No Estado de Goiás, seu sobrenome é Mabel, que na economia nacional é sinônimo de emprego, renda, respeito ao trabalhador, valorização da mão-de-obra.

    Graças a Deus que seu Nestore veio para Goiás, fundou a Mabel e espalhou seus produtos para o Brasil e o restante do mundo. Seu Nestore nasceu na Itália e aportou no Brasil em 1949, seguindo o irmão Udelio Scodro. Chegou a Goiânia em 1987. São três décadas colaborando com a modernização de nosso Estado.

    O que Nestore fez nesses anos daria um Manual Prático de Administração. Ele começou na mesma cidade em que também iniciei minhas atividades empresariais: Aparecida de Goiânia. Hoje, Aparecida tem o prefeito que é uma revelação na política brasileira, Gustavo Mendanha, um excelente gestor e líder da melhor linhagem.

    As gerações minha e, agora, a do Gustavo Mendanha tiveram em quem se espelhar: Nestore Scodro. Foi o caso também dos três filhos de Nestore: Sônia, Sandro e Sérgio. E está em mais uma geração, a de outro Sandro, filho e xará do pai Sandro Mabel. Como parlamentar, empresário e líder classista, Sandro Mabel honrou a tradição iniciada por Nestore.

    A história de vida de Nestore é maravilhosa. Sua vocação era para a música. Estudou no Conservatório de Veneza durante quatro anos. Saiu da melhor escola de violino da Itália preparado para fazer concertos pela Europa. Mas o continente estava em guerra. Ainda adolescente, trocou o palco pelos campos de batalhas. Em vez da música clássica, foi levado para o barulho das armas. Combateu o fascismo na Itália. Foi soldado da resistência contra a ocupação nazista. Quase morreu no enfrentamento direto ao exército de Hitler. Escapou. Veio para a América. E, repetindo, graças a Deus escolheu Goiás para dar aula de gestão.

    Agora, toda essa experiência foi contada em livro: "O bom e velho jeito de empreender", da Gente Editora, escrito pela jornalista Raquel Pinho, e lançado recentemente em Goiânia.

    O mundo da música perdeu um virtuose das cordas, mas o mundo empresarial ganhou um gênio dos negócios. Em 2011, a americana Pepsi comprou a Mabel. Seu Nestore foi para os Estados Unidos e abriu fábricas.

    Aos 86 anos, continua sonhando e realizando. Semeando e colhendo. Produzindo e vendendo. Gerando emprego e admiração. Seu Nestore deu bons frutos ao País, como a Mabel e os dois Sandros, o filho e o Neto. O mais universalizado deles, no entanto, é o seu exemplo. Nas palestras que realizo, recomendo aos jovens que tenham alguém como espelho. E Nestore Scodro é o modelo perfeito em quem se inspirar.

    Agora, Seu Nestore nos brinda com uma obra que deveria ser adotada não apenas pelas Faculdades de Administração, mas por escolas do Brasil inteiro e da Itália. Para a atual e as próximas gerações se focarem no exemplo de Nestore Scodro e combaterem o autoritarismo, o gigantismo estatal, o comodismo e a preguiça.

    Palavras de um homem como Nestore Scodro acariciam a alma tão bem quanto os melhores sons extraídos do violino. A vocação de Nestore era para a música. Por isso é que suas palavras soam tão bem a nossos ouvidos.

    Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 31/05/2017 - Página 95