Pela ordem durante a 89ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Pesar pelo falecimento do jornalista Jorge Bastos Moreno.

Autor
Randolfe Rodrigues (REDE - Rede Sustentabilidade/AP)
Nome completo: Randolph Frederich Rodrigues Alves
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Pesar pelo falecimento do jornalista Jorge Bastos Moreno.
Publicação
Publicação no DSF de 15/06/2017 - Página 45
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, MORTE, JORNALISTA, O GLOBO, ENCAMINHAMENTO, VOTO DE PESAR, APRESENTAÇÃO, PESAMES, FAMILIA, ELOGIO, VIDA PUBLICA, INFLUENCIA, POLITICA, PAIS.

    O SR. RANDOLFE RODRIGUES (Bloco Socialismo e Democracia/REDE - AP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) – Presidente, sobre esse tema, antes de V. Exª concluir a Ordem do Dia, permita-me encaminhar à Mesa, nos termos do art. 218 do Regimento Interno, voto de pesar pelo falecimento, já citado e destacado pelo senhor, do ilustre jornalista Jorge Bastos Moreno.

    Permita-me acrescentar ao que já foi dito por V. Exª da cadeira da Presidência do Senado Federal: o Brasil perdeu hoje um bastião não somente do jornalismo, do jornalismo ético, honesto e decente, mas o Brasil perdeu hoje um bastião da democracia. Como V. Exª muito bem disse, o papel de Moreno nos últimos... Não é possível relatar os últimos 35, 40 anos da vida política brasileira sem acrescentar a história de Jorge Bastos Moreno.

    Tive a honra ainda de aqui, em Brasília, frequentar alguns dos alegres encontros e jantares que Jorge Bastos Moreno realizava na sua casa. Conseguia, com a habilidade que lhe era peculiar, com a habilidade talvez legada por Ulysses Guimarães, reunir na sua casa os mais diferentes Parlamentares, do PSOL ao DEM; Parlamentares de todas as conotações políticas.

    Tive a felicidade e a alegria de ser um dos últimos entrevistados de Jorge Bastos Moreno no seu programa das 14h na CBN, na última sexta-feira, na companhia do meu colega de Partido Deputado Alessandro Molon. Fomos sabatinados por ele e por um conjunto de artistas brasileiros – Marisa Monte, Caetano Veloso – sobre a crise política que hoje nós atravessamos.

    E Jorge Bastos Moreno conseguia isto: em torno dele, congregar políticos, artistas, intelectuais. Foi uma das poucas pessoas agregadoras; e nós o perdemos lamentavelmente na vida pública brasileira.

(Soa a campainha.)

    O SR. RANDOLFE RODRIGUES (Bloco Socialismo e Democracia/REDE - AP) – Jorge Bastos Moreno era uma pessoa da política, do meio artístico, da intelectualidade.

    Então, solicito a V. Exª, consubstanciado nas palavras de V. Exª e complementar a elas, que, antes de concluir a Ordem do Dia, submeta esse voto de pesar pela perda dessa pessoa fundamental para a vida pública brasileira.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/06/2017 - Página 45