Discurso durante a 87ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Leitura e comentários acerca da coluna da jornalista Miriam Leitão publicada no jornal O Globo, na qual relata episódio de agressão verbal motivada por razões políticas.

Autor
Ana Amélia (PP - Progressistas/RS)
Nome completo: Ana Amélia de Lemos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
IMPRENSA:
  • Leitura e comentários acerca da coluna da jornalista Miriam Leitão publicada no jornal O Globo, na qual relata episódio de agressão verbal motivada por razões políticas.
Aparteantes
José Medeiros, João Capiberibe, Lasier Martins, Vanessa Grazziotin.
Publicação
Publicação no DSF de 14/06/2017 - Página 18
Assunto
Outros > IMPRENSA
Indexação
  • LEITURA, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, O GLOBO, AUTORIA, JORNALISTA, MIRIAM LEITÃO, ASSUNTO, COMENTARIO, VITIMA, AGRESSÃO, GRUPO, DELEGADO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), VOO, ORIGEM, BRASILIA (DF), DESTINO, RIO DE JANEIRO (RJ), DESRESPEITO, LIBERDADE DE PENSAMENTO, AUSENCIA, TOLERANCIA.

    A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão da oradora.) – Sr. Presidente desta sessão, Senador José Medeiros, caros colegas Senadoras e Senadores, eu preciso fazer a leitura – até em homenagem à minha categoria, pois tive a honra de exercer a profissão por várias décadas como jornalista profissional, filiada ainda hoje ao sindicado dos jornalistas do Rio Grande do Sul, pagando mensalidade; assim eu falo nesta hora, desta tribuna –, quero fazer a leitura na íntegra, não entendendo que a simples transcrição nos Anais do Senado seja suficiente.

    É preciso que as pessoas que não leem o jornal O Globo ou a coluna da jornalista Miriam Leitão, colunista também da TV Globo... O que aconteceu com essa jornalista, conhecida e premiada por vários órgãos, inclusive internacionais, o que ela escreveu na coluna de hoje eu vou agora reproduzir aqui desta tribuna:

O ódio a bordo.

Foram duas horas de gritos, ameaças e xingamentos por parte de delegados do PT em um voo de Brasília ao Rio. Lula tem estimulado o ódio, citando o meu nome com frequência em comícios. Sofri um ataque de violência verbal por parte de delegados do PT dentro de um voo.

Foram duas horas de gritos, xingamentos, palavras de ordem contra mim e contra a TV Globo. Não eram jovens militantes, eram homens e mulheres representantes partidários. Alguns já em seus cinquenta anos. Fui ameaçada, tive meu nome achincalhado e fui acusada de ter defendido posições que não defendo.

Sábado, 3 de junho, o voo 6237 da Avianca, das19h05, de Brasília para o Santos Dumont, estava no horário. O Congresso do PT em Brasília havia acabado naquela tarde e por isso eles estavam ainda vestidos com camisetas do encontro. Eu tinha ido a Brasília gravar o programa da Globonews.

Antes de chegar ao portão, fui comprar água e ouvi gritos do outro lado. Olhei instintivamente e vi que um grupo me dirigia ofensas. O barulho parou em seguida, e achei que embarcariam em outro voo.

[Antes de chegar ao portão, aliás...]

Fui uma das primeiras a entrar no avião e me sentei na 15C [a poltrona]. Logo depois eles entraram e começaram as hostilidades antes mesmo de [se] sentarem. Por coincidência, estavam todos, talvez uns 20, em cadeiras próximas de mim. Alguns à minha frente, outros do lado, outros atrás. Alguns mais silenciosos [Senador José Medeiros] me dirigiram olhares de ódio ou risos debochados, outros lançavam ofensas.

– Terrorista, terrorista – gritaram alguns.

Pensei na ironia. Foi “terrorista” a palavra com que fui recebida em um quartel do Exército, aos 19 anos, durante minha prisão na ditadura.

Tantas décadas depois, em plena democracia, a mesma palavra era lançada contra mim.

Uma comissária, a única mulher na tripulação, veio, abaixou-se e falou:

– O comandante te convida a sentar na frente.

– Diga ao comandante que eu comprei a 15C e é aqui que eu vou ficar – respondi.

O avião já estava atrasado àquela altura. Os gritos, slogans, cantorias continuavam, diante de uma tripulação inerte, que nada fazia para restabelecer a ordem a bordo em respeito aos passageiros. Os petistas pareciam estar numa manifestação. Minutos depois, a aeromoça voltou:

– A Polícia Federal está mandando você ir para frente. Disse que se a senhora não for o avião não sai.

– Diga à Polícia Federal que enfrentei a ditadura. Não tenho medo. De nada.

Não vi ninguém da Polícia Federal. Se esteve lá, ficou na porta do avião e não andou pelo corredor, não chegou até a minha cadeira.

Durante todo o voo, os delegados do PT me ofenderam, mostrando uma visão totalmente distorcida do meu trabalho. Certamente não o acompanham. Não sou inimiga do partido, não torci pela crise, alertei que ela ocorreria pelos erros que estavam sendo cometidos. Quando os governos do PT acertaram, fiz avaliações positivas e há vários registros disso.

Durante o voo foram muitas as ofensas, e, nos momentos de maior tensão, alguns levantavam o celular esperando a reação que eu não tive. Houve um gesto de tão baixo nível que prefiro nem relatar aqui. Calculavam que eu perderia o autocontrole. Não filmei porque isso seria visto como provocação. Permaneci em silêncio. Alguns, ao andarem no corredor, empurravam minha cadeira, entre outras grosserias. Ameaçaram atacar fisicamente a emissora, mostrando desconhecimento histórico mínimo: “quando eles mataram Getúlio o povo foi lá e quebrou a Globo”, berrou um deles. Ela foi fundada onze anos depois do suicídio de Vargas.

O piloto nada disse ou fez para restabelecer a paz a bordo. Nem mesmo um pedido de silêncio pelo serviço de som. Ele é a autoridade dentro do avião, mas não a exerceu. A viagem transcorreu em clima de comício, e, em meio a refrões, pousamos no Santos Dumont. A Avianca não me deu – nem aos demais passageiros – qualquer explicação sobre sua inusitada leniência e flagrante desrespeito às regras de segurança em voo. Alguns dos delegados do PT estavam bem exaltados. Quando me levantei, um deles, no corredor, me apontou o dedo xingando em altos brados. Passei entre eles no saguão do aeroporto debaixo do coro ofensivo.

Não acho que o PT é isso, mas repito que os protagonistas desse ataque de ódio eram profissionais do partido. Lula citou, mais de uma vez, meu nome em comícios ou reuniões partidárias. Como fez nesse último fim de semana. É um erro. Não devo ser alvo do partido, nem do seu líder. Sou apenas uma jornalista e continuarei fazendo meu trabalho.

    Esse relato da jornalista Míriam Leitão revela um lado absolutamente inaceitável em um regime democrático.

    A Srª Vanessa Grazziotin (Bloco Socialismo e Democracia/PCdoB - AM) – Senadora Ana Amélia.

    A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS) – Isso é muito próprio, Senadora Vanessa, um ataque a uma profissional respeitada no Brasil e com prêmios no exterior, isso é muito a cara do que está acontecendo na Venezuela, com os jornais e televisões fechados, blogues proibidos de trabalhar, a oposição sufocada e a guerra civil instalada na Venezuela simplesmente porque um Presidente ditador quer impor a sua vontade ao Poder Judiciário e ao Ministério Público. E ainda bem que uma promotora está levantando a voz e sendo independente.

    Eu queria dizer que o Brasil não é a Venezuela e que essa atitude é não só uma agressão a uma mulher, mas é também uma agressão à democracia em nosso País, é uma agressão à imprensa brasileira. Eu falo aqui não como integrante dessa corporação, mas como cidadã, porque penso que nós não podemos tolerar esses atos de agressão contra quem pensa diferentemente. Aqui, nós temos que lutar até a morte com quem pensa diferentemente de nós e não permitir que isso seja uma agressão à democracia.

(Soa a campainha.)

    A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS) – Concedo um aparte à Senadora Vanessa Grazziotin.

    A Srª Vanessa Grazziotin (Bloco Socialismo e Democracia/PCdoB - AM) – Eu agradeço a V. Exª, Senadora Ana Amélia, e a cumprimento por trazer este assunto e usar a quase totalidade do seu tempo lendo o relato da jornalista Míriam Leitão. Eu li hoje cedo, li pela manhã, fiz questão de ler todo o relato, e já me posicionei também nas minhas redes sociais, Senadora Ana Amélia, como V. Exª, me solidarizando com a jornalista Míriam Leitão. E quero me solidarizar não só pelo que ela sofreu, como V. Exª diz, como mulher, mas como cidadã, como ser humano, e nenhum ser humano merece qualquer tipo de agressão, venha de onde vier. V. Exª foi vítima, eu fui vítima de uma agressão que não foi só verbal, pois foi física, dentro do avião. E, para meu espanto, a tripulação também teve uma conduta um pouco semelhante a essa relatada pela jornalista Míriam Leitão. Agora, eu cumprimento a...

(Interrupção do som.)

    A Srª Vanessa Grazziotin (Bloco Socialismo e Democracia/PCdoB - AM) – ... pela forma equilibrada como ela faz o relato. Veja V. Exª! É nessas horas que nós conhecemos as pessoas. Veja como ela se portou e faz o relato. Ela diz que esse não é o Partido dos Trabalhadores, mas são pessoas vinculadas àquele Partido, pessoas que merecem a repreensão, seja de quem for. Com esta minha fala... V. Exª me conhece e sabe que eu tenho um monte de divergências em relação à jornalista Míriam Leitão, sobretudo sobre suas análises econômicas, mas isso não me dá o direito, não dá a ninguém, a quem quer que seja, o direito de desrespeitar o limite do outro ser humano. Então, eu a cumprimento e faço, se V. Exª me permitir, Senadora Ana Amélia, de vossas palavras as minhas. Muito obrigada.

    A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS) – Muito obrigada, Senadora Vanessa Grazziotin, que aqui tem a missão de liderar a Procuradoria da Mulher e tem se posicionado em defesa disso.

    Agora, Senadora Vanessa, eu pondero o seguinte: a jornalista foi, eu diria...

(Soa a campainha.)

    A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS) – ... muito equilibrada e até generosa quando disse que esse não é o PT. Ela faz uma defesa do Partido. Mas eu indago: e se o Presidente, a liderança mais fulgurante do Partido, o ex-Presidente da República Lula, ele próprio, nas manifestações que faz para o Partido, ataca a jornalista, ele está dando a senha para os seus militantes fazerem o mesmo, e fazerem da forma como sabem fazer, de maneira agressiva, de maneira desrespeitosa, de maneira violenta, porque a violência verbal às vezes fere muito mais do que a própria violência física.

    Então, é nessa medida que venho à tribuna para lamentar profundamente o que aconteceu com a jornalista Míriam Leitão. E não faço porque se trata de uma figura muito conhecida, muito respeitada. Faço por qualquer ser humano. Já vivi, dentro de um avião da Azul, a mesma situação, e, da mesma forma, nenhum servidor da companhia foi capaz de chamar a atenção para isso. Eu, como ela, não reagi, porque eles costumar estar em bandos e atacar em bandos, porque esse é o ato da covardia. É o ato da covardia: em bandos contra uma pessoa. Foi assim também com Janaina Paschoal, quando fizeram as agressões a ela nas portas dos aeroportos, esperando por ela em bandos, porque assim se sentem encorajados. Não são capazes de, sozinhos, na democracia, na divergência verbal, enfrentar o problema.

    Com muita atenção e aquiescência do Senador, permito o aparte ao Senador José Medeiros.

    Muito obrigada, Senador Lasier Martins.

    O Sr. José Medeiros (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PSD - MT) – Senadora Ana Amélia, meus parabéns por trazer esse assunto.

    Quero também parabenizar a Senadora Vanessa pelo posicionamento.

(Soa a campainha.)

    O Sr. José Medeiros (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PSD - MT) – Inclusive, fiquei gratamente surpreso. No entanto, é de se lamentar a nota feita pelo Partido dos Trabalhadores, que culpa a vítima pelo que aconteceu, ao justificar que a Rede Globo, empresa em que trabalha a jornalista, é, em grande parte, responsável. Está aqui: "Não podemos, entretanto, deixar de ressaltar que a Rede Globo, empresa para a qual trabalha a jornalista Miriam Leitão, é, em grande medida, responsável pelo clima de radicalização e até de ódio por que passa o Brasil". É inaceitável isso. Quer dizer que, daqui para frente, todo funcionário da TV Globo pode ser hostilizado? Ou seja, foi infeliz a nota do PT. Muito obrigado.

    A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS) – Eu até recomendo, para quem não conhece a história da jornalista, que leia o livro Em nome dos pais, do jornalista Matheus Leitão, que retrata muito bem a saga vivida por Marcelo Netto e Miriam Leitão.

    O Sr. João Capiberibe (Bloco Socialismo e Democracia/PSB - AP) – Senadora Ana Amélia.

    A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS) – Com muita atenção, concedo o aparte ao Senador Capiberibe.

    O Sr. João Capiberibe (Bloco Socialismo e Democracia/PSB - AP) – V. Exª traz à tribuna do Senado um tema que é objeto das minhas preocupações nos últimos anos: esse esgarçamento das relações na sociedade brasileira, que termina culminando com situações como essa, que eu lamento. Presto solidariedade à jornalista Míriam Leitão. Parabenizo-a por trazer isso à tribuna. Continuo preocupado, e esses acontecimentos se reproduzem a cada momento, seja nas relações diretas das pessoas ou nas mídias sociais. Precisamos dobrar essa página da história do Brasil. É inevitável, estamos entrando no terceiro ano da crise política sem que consigamos enxergar uma luz no final do túnel, mas nós precisamos, sim, dobrar essa página, e não vejo alternativa a não ser devolver a voz ao povo para que resolva definitivamente essa polarização, que...

(Soa a campainha.)

    O Sr. João Capiberibe (Bloco Socialismo e Democracia/PSB - AP) – ... é uma polarização sem conteúdo, uma polarização feita por grupos de interesses imediatos. A gente precisa dar esse salto na democracia brasileira. Quando a democracia encolhe, a intolerância floresce, infelizmente.

    A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS) – Muito obrigada, Senador, especialmente pela última frase, que é o resumo extremamente verdadeiro do que está acontecendo no País. Então, essa situação não podemos tolerar. Agradeço imensamente o seu aparte, o aparte da Senadora Vanessa, o do Senador José Medeiros.

    Peço agora também a generosa atenção de poder conceder ao também jornalista Lasier Martins, que também já viveu uma experiência de muitos anos como repórter e sabe das dificuldades que um profissional da comunicação tem hoje no exercício da sua profissão em nosso País, dado esse recrudescimento da violência, que é inaceitável.

    O Sr. Lasier Martins (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PSD - RS) – Muito obrigado, Senadora Ana Amélia. Eu quero aproveitar a oportunidade para me congratular com o seu pronunciamento e aderir por inteiro ao seu conteúdo, inclusive porque eu estava preparado para fazer um pronunciamento, talvez não com o mesmo brilho, mas com o mesmo sentido. Li, hoje pela manhã, o relato da jornalista Míriam Leitão e achei totalmente repulsivo o que ela viveu. Aliás, isso vem se tornando uma rotina. Há poucos dias, aconteceu coisa parecida com o Senador Ferraço em um voo do Rio de Janeiro a Vitória do Espírito Santo. Há um pouco mais de tempo, testemunhei – inclusive intervim para evitar – vias de fato com o Deputado Pepe Vargas, do Rio Grande do Sul, num voo de Brasília a Porto Alegre. Só que, neste caso, tenho a elogiar o que, hoje, não posso elogiar: na oportunidade, os comissários acudiram e o próprio piloto do avião teve que vir...

(Soa a campainha.)

    O Sr. Lasier Martins (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PSD - RS) – ... tamanha a gravidade da discussão, e ele determinou que, se cada um não fosse para o seu lugar e dessem por encerrada a discussão, ele chamara a Polícia Federal e os dois não viajariam.

    A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS) – Isso é autoridade.

    O Sr. Lasier Martins (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PSD - RS) – Essa atitude eu vi e me agradou muito. Agora, o que aconteceu com a jornalista Míriam Leitão é completamente censurável no comportamento da companhia aérea, que tinha a obrigação... E entendo que a jornalista Míriam, por inúmeras razões, também não merece essa agressividade, porque foi uma lutadora. Estivemos – a Senadora esteve conosco –, há poucos dias, na sessão de autógrafos do Matheus, filho da Míriam Leitão, que narra a prisão da mãe e do pai no Estado do Espírito Santo à época do regime militar. Então, há um engano com relação à interpretação das posições de uma pessoa muito coerente, seja lá a respeito de que posição esteja escrevendo.

(Soa a campainha.)

    O Sr. Lasier Martins (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PSD - RS) – Então, eu adiro por inteiro ao seu pronunciamento. Quero que faça parte, porque pretendia também falar sobre esse assunto. Acho que está na hora de pedirmos um posicionamento da Direção do Senado, com comunicação às companhias aéreas, para que, na hipótese de repetição desses casos, tomem uma atitude para que não continue essa rotina que se está criando. Muito obrigado.

    A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS) – Agradeço muito, Senador Lasier Martins. Quero cumprimentá-lo pelas providências tomadas. Vejam só: era o contrário. Nós estamos falando de posições divergentes: eram petistas agredindo a jornalista Míriam Leitão e, no seu caso, eram antipetistas agredindo um Deputado. E V. Exª entrou para apaziguar para que o voo fosse realizado com tranquilidade.

    Parabenizo também o comandante daquele voo em que V. Exª estava presente, pois demonstrou seriedade, rigor e responsabilidade...

(Soa a campainha.)

    A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS) – ... porque, quando começa, você não sabe onde termina um ato de violência e de agressão como esse que aconteceu nesse voo em que estava a jornalista e nesse em que estava V. Exª.

    Então, meus cumprimentos pela sua atitude pela atitude do comandante e dos comissários desse voo que fazia o trecho Brasília-Porto Alegre – eu imagino.

    Eu queria também aqui, para encerrar, caro Senador José Medeiros, dizer que a Associação Nacional de Jornalismo, através de uma nota assinada pelo Diretor Executivo da Associação Nacional de Jornais, Ricardo Pedreira, afirmou que a Associação se solidariza com a jornalista e que o comportamento violento revela autoritarismo. A nota acrescenta:

É preocupante esse tipo de manifestação de intolerância em relação à atividade jornalística. Revela autoritarismo, obscurantismo...

(Soa a campainha.)

    A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS) –

... e um lamentável comportamento violento [em relação ao exercício profissional]. A ANJ se solidariza com a Miriam, na certeza de que ela continuará fazendo o jornalismo de grande qualidade que sempre fez.

Também a Associação Brasileira de Jornalista Investigativo (Abraji) divulgou nota repudiando o comportamento dos passageiros que "de maneira covarde e intolerante, atacaram a colunista Miriam Leitão". Para a associação, não há nada que justifique assédio violento a qualquer cidadão por suas posições ou seus atos. "Infelizmente o acirramento de posições políticas tem levado à proliferação de situações como essa, seja em aviões, restaurantes e mesmo hospitais".

    É claro que, quando Lideranças do PT reclamam de que isso acontece em restaurantes, dá para ver o quanto dói isso. Então, pimenta nos olhos dos outros é refresco.

(Soa a campainha.)

    A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS) – É para sentirem o que é também a agressão por conta desta divisão da sociedade: nós e eles. Então, plantou-se a semente desse ódio, dessa radicalização, e agora estão provando do veneno que semearam e distribuíram na atividade política.

    Eu lamento profundamente, porque sempre tive, pelo Partido dos Trabalhadores, grande respeito, apesar das divergências nos embates que tivemos nas disputas eleitorais no meu Estado, o Rio Grande do Sul, em que alguns casos isolados tiveram uma situação absolutamente inaceitável, porque calúnia e difamação não fazem parte de um bom exercício democrático. O bom exercício democrático se faz, sim, Senador José Medeiros, com discussão de respeito, de elevado nível e com o interesse nacional como prioridade. E não simplesmente para denegrir, para desconstruir biografias que foram construídas com muito trabalho e com muita dignidade.

    Também o antagonista faz registros.

(Soa a campainha.)

    A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS) – E, no Twitter, a Janaína Paschoal dá uma mensagem à Míriam dizendo que "coincidentemente, quando esse bando me agrediu" – escreveu Janaína Paschoal –, "os membros estavam parados no meu portão de embarque, esperando!"

    Então, temos que combater, temos a responsabilidade de combater isso. O Brasil decididamente não é a Venezuela. A Venezuela cala a imprensa, a Venezuela cala o Judiciário, cala o Ministério Público, cala a sociedade, cala a oposição. Democracia decididamente não é isso, e os brasileiros não aceitam esse grau de violência, de intolerância e de ódio. Foi pregado e semeado por um Partido que hoje reclama dessa situação que nós estamos vivendo.

    Muito obrigada, Sr. Presidente.

DOCUMENTO ENCAMINHADO PELA SRª SENADORA ANA AMÉLIA.

(Inserido nos termos do art. 210 do Regimento Interno.)

    Matéria referida:

     – Ódio a bordo, O Globo.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/06/2017 - Página 18