Comunicação inadiável durante a 91ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Pesar pelo falecimento do professor Aecim Tocantins, prefeito, vice-prefeito e vereador por Cuiabá nas décadas de 50 e 60, aos 94 anos, dia 18 de junho, em Cuiabá-MT.

Autor
Wellington Fagundes (PR - Partido Liberal/MT)
Nome completo: Wellington Antonio Fagundes
Casa
Senado Federal
Tipo
Comunicação inadiável
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Pesar pelo falecimento do professor Aecim Tocantins, prefeito, vice-prefeito e vereador por Cuiabá nas décadas de 50 e 60, aos 94 anos, dia 18 de junho, em Cuiabá-MT.
Publicação
Publicação no DSF de 21/06/2017 - Página 24
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, VOTO DE PESAR, MORTE, PROFESSOR, EX PREFEITO, EX VICE PREFEITO, EX VEREADOR, CUIABA (MT), ESTADO DE MATO GROSSO (MT).

    O SR. WELLINGTON FAGUNDES (Bloco Moderador/PR - MT. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, é com muito pesar que venho aqui comunicar e também registrar o falecimento de uma das pessoas mais importantes do meu Estado.

    "Há grandes homens que fazem com que todos se sintam pequenos. Mas o verdadeiro grande homem é aquele que faz com que todos se sintam grandes."

    Essa máxima verdade, descrita pelo escritor britânico e conferencista Gilbert Chesterton, resume a vida de uma personalidade ilustre de Cuiabá e de Mato Grosso: o professor Aecim Tocantins, "professor" porque gostava de ser chamado de professor, embora pudesse ser referendado como doutor. Um grande homem que, na madrugada de domingo, deixou a população de Cuiabá entristecida com o seu falecimento aos 94 anos. Mas todo o Estado de Mato Grosso sentiu, já que ele era uma referência também em todo o nosso Estado.

    Aecim Tocantins, senhoras e senhores, é dono de uma biografia que podemos classificar como irretocável. Homem público, pai de família, militante da vida, dono de uma memória formidável, que registra na história de Mato Grosso uma espetacular atividade intelectual.

    Filiado a um partido, a UDN, Aecim sempre esteve um passo à frente, caracterizando-se como um verdadeiro progressista.

    Foi Prefeito de Cuiabá, Vice-Prefeito e Vereador também pela cidade de Cuiabá, ocupando o cargo de presidente por duas vezes, nas décadas de 50 e 60. Como Chefe do Executivo da capital, realizou a primeira obra de saneamento básico na cidade. Aecim Tocantins sempre teve papel de destaque na vida política do meu Estado, Mato Grosso.

    Contador e professor, foi Secretário de Estado, membro do Tribunal de Contas do Estado e indicado para diversas representações classistas, como o Conselho de Contabilidade.

    Sempre foi membro atuante no Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso. Escreveu importantes artigos e publicou livros como o que resgatou a trajetória do não menos importante mato-grossense Cândido Mariano da Silva Rondon, o Marechal Rondon.

    Aecim também foi indicado pelo Governador José Garcia Neto para defender os interesses de Mato Grosso na Comissão Especial de Divisão do Estado, que levou à criação do Estado de Mato Grosso do Sul.

    Aecim previa, mesmo contra todas as previsões daquela ocasião, que Mato Grosso sairia - como aconteceu - mais forte e mais rejuvenescido. E, é claro, também foi muito importante para o Mato Grosso do Sul, que hoje é, sem dúvida nenhuma, um Estado que buscou o seu desenvolvimento.

    Aecim atuou como voluntário por sessenta anos na Santa Casa de Misericórdia. Durante a sua gestão como presidente da entidade, foram construídos o Hospital Infantil e também as UTIs, além da instalação do serviço de hemodiálise. Inclusive, quero aqui registrar também o atual Presidente Dr. Preza.

    Nós, inclusive, fizemos uma emeda no orçamento ano passado e já tivemos, agora, a liberação de mais R$2 milhões para a Santa Casa, exatamente para que a Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá pudesse se equipar mais. Daqui a alguns dias estaremos lá para fazer a entrega desses equipamentos, assim como fizemos para a Santa Casa de Misericórdia de Rondonópolis, a...

(Soa a campainha.)

    O SR. WELLINGTON FAGUNDES (Bloco Moderador/PR - MT) – ... minha cidade natal.

    Quero dizer que Aecim ocupou o cargo de Presidente da Federação das Misericórdias, Hospitais e Filantrópicas do Estado de Mato Grosso. Ele foi membro fundador do primeiro núcleo da União dos Escoteiros em Cuiabá e Presidente de Honra do Centro Operário de Cuiabá.

    O amor bem delineado e a dedicação a Mato Grosso e, sobretudo, à sua cidade, a nossa capital Cuiabá, levaram-no ao reconhecimento público de forma notável. Aecim Tocantins há muito é nome de prêmio, creche municipal e também do maior ginásio poliesportivo do nosso Estado, o Ginásio Aecim Tocantins.

    Nos reparos sobre a vida política atual, lembrava que antigamente existia fidelidade partidária e os partidos eram verdadeiras escolas de cidadania, com respeito às lideranças políticas e à coisa pública. Um verdadeiro ensinamento.

(Interrupção do som.)

(Soa a campainha.)

    O SR. WELLINGTON FAGUNDES (Bloco Moderador/PR - MT) – Assim ele se resumiu: "Eu participei da história e sou muito grato a Deus por isso. Vivi o passado e, agora, estou vivo para acompanhar o progresso. E, por isso, é de lembranças que vivemos o presente".

    Esse ilustre homem, com certeza, deixa mais do que saudade, seja pela sua enorme sabedoria, seja pela obstinada participação, sempre ativa em todos os movimentos de uma cidade, do nosso Estado, buscando sempre o melhor para a sua gente.

    Em nome da Bancada de Mato Grosso, apresentei à Mesa Diretora do Senado, e aguardo a aprovação, a moção de pesar pelo passamento desse grande homem.

    Aecim Tocantins, senhoras e senhores, deixa um vazio enorme, mas que, com certeza, será preenchido pelo seu enorme legado.

    Fica aqui também uma homenagem a toda a sua família, a todos os seus amigos. E agradeço ao Presidente por me conceder esta oportunidade.

    Obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/06/2017 - Página 24