Discurso durante a 91ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Pesar pelo falecimento de Paulo Bellini, presidente emérito e um dos fundadores da fabricante de ônibus Marcopolo, aos 90 anos, em Caxias do Sul-RS.

Autor
Lasier Martins (PSD - Partido Social Democrático/RS)
Nome completo: Lasier Costa Martins
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Pesar pelo falecimento de Paulo Bellini, presidente emérito e um dos fundadores da fabricante de ônibus Marcopolo, aos 90 anos, em Caxias do Sul-RS.
Aparteantes
Armando Monteiro.
Publicação
Publicação no DSF de 21/06/2017 - Página 35
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, VOTO DE PESAR, ELOGIO, VIDA PUBLICA, MORTE, FUNDADOR, PRESIDENTE, EMPRESA, MONTAGEM, ONIBUS, ORIGEM, CAXIAS DO SUL (RS), ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS).

    O SR. LASIER MARTINS (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PSD - RS. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente Antonio Carlos Valadares, Senadores e Senadoras, telespectadores, ouvintes, minha presença à tribuna é objetivamente para dois rápidos assuntos.

    Um deles, Presidente, para lamentar a morte de Paulo Bellini. Quem é Paulo Bellini? Um dos visionários, da indústria, mais importantes do Brasil. Paulo Bellini faleceu na quinta-feira passada, em Caxias do Sul, no seu Município. Presidente emérito e um dos fundadores de uma das empresas importantes do País, a Marcopolo. Quem é que já não viu, na sua cidade, na traseira de um ônibus a marca Marcopolo?

    Homem que iniciou com uma pequena fábrica de carrocerias, carrocerias Nicola. E depois, com o crescimento da sua empresa, se tornou a maior indústria de ônibus do País, a Marcopolo.

    Ele completava 90 anos em janeiro passado, quando reuniu mais de 800 convidados nos pavilhões da Festa da Uva e, em sua trajetória, recebeu vários prêmios pela atuação no ramo empresarial e social.

    Paulo Bellini era viúvo e deixou três filhos.

    Então, uma grande perda. O mínimo que nós temos a fazer é reverenciar a memória desse homem extraordinário. Radicado no Rio Grande do Sul, mas trabalhou pelo Brasil, criando uma das maiores empresas do Rio Grande do Sul. Certamente, a Marcopolo hoje é, no Rio Grande do Sul, uma das três empresas mais importantes e, seguramente, uma das 20 empresas mais importantes do País.

    Então, perdemos Paulo Bellini. Mas ficou a certeza de que o seu empreendedorismo, a sua empresa, vai continuar, como vem continuando.

    Curiosamente, ao mesmo tempo em que falo aqui do Município de Caxias do Sul, onde viveu Paulo Bellini, hoje se registra o aniversário de fundação do Município de Caxias do Sul: 127 anos de existência. A história de Caxias do Sul se confunde com a chegada dos imigrantes italianos no ano de 1875, em busca de um lugar melhor para viver. Acabaram por erguer uma grande e rica cidade. Caxias do Sul é hoje o segundo Município mais importante do Estado e, entre os Municípios do interior, é o primeiro mais importante, tanto em produção quanto em arrecadação, impulsionado por uma soma de diversidades econômicas, com predominância para o cultivo da uva. E lá está a sua famosa Festa da Uva, a cidade do vinho e um moderno e grandioso parque industrial, sobretudo em metal-mecânica.

    Então, Sr. Presidente, a minha presença aqui é, de um lado, para registrar a perda de um grande caxiense, de um grande brasileiro, Paulo Bellini, falecido na quinta-feira passada.

    O Sr. Armando Monteiro (Bloco Moderador/PTB - PE) – Senador.

    O SR. LASIER MARTINS (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PSD - RS) – As nossas homenagens à sua família, aos milhares de funcionários, de trabalhadores da empresa e àqueles que, enfim, viajam diariamente nos ônibus Marcopolo por este Brasil e pelo mundo.

    O Sr. Armando Monteiro (Bloco Moderador/PTB - PE) – Senador Lasier, permite-me V. Exª?

    O SR. LASIER MARTINS (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PSD - RS) – Sim, Senador Armando Monteiro.

    O Sr. Armando Monteiro (Bloco Moderador/PTB - PE) – Senador Lasier, eu queria me associar a essa manifestação de pesar que V. Exª faz agora pelo falecimento dessa grande figura do empresariado nacional que foi Paulo Bellini, que eu tive a honra de conhecer. Acompanhei, ao longo desses últimos 30 anos, a trajetória vitoriosa dessa empresa. Quero também destacar aqui o relacionamento que tive com o Zé Martins, que é uma importante peça, alguém que esteve sempre integrando a diretoria, como acionista também da empresa. E quero destacar, nessa trajetória vitoriosa, Senador Lasier, a internacionalização da Marcopolo: a Marcopolo não é só uma das maiores empresas do Brasil, a Marcopolo hoje é uma das mais importantes fabricantes de carrocerias de ônibus do mundo. Várias plantas industriais foram implantadas em outros países, portanto é hoje uma marca mundial. Eu quero, agradecendo a V. Exª, tributar esta homenagem a essa grande figura, que decerto inspira a atual geração de empresários brasileiros, sobretudo atestando esse vigor, essa energia empreendedora do Brasil, e especialmente a capacidade que essa empresa revelou de superar, ao longo do tempo, adversidades e a instabilidade que infelizmente marcou, durante largo período, a vida econômica do Brasil, e ainda a marca. Essa empresa pôde superar crises episódicas e se constituir hoje numa empresa que orgulha o nosso País. Portanto, a Paulo Bellini, as minhas homenagens. Congratulo-me com V. Exª.

    O SR. LASIER MARTINS (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PSD - RS) – Muito obrigado, Senador Armando Monteiro. Essa sua manifestação valoriza sobremaneira o meu pronunciamento, porque V. Exª, como Presidente que foi da Confederação Nacional da Indústria, conheceu Paulo Bellini muito bem, como disse, e sabe do valor que ele teve e que sua empresa continua tendo.

    De fato, essa internacionalização da marca Marcopolo nos orgulha muito. Quantos de nós, viajando pelo exterior, nos deparamos tantas vezes com o nome Marcopolo nas carrocerias dos ônibus espalhados pelo mundo? Em razão disso também, Sr. Presidente Valadares, nos termos dos arts. 218 e 221 do Regimento Interno do Senado, eu requeiro um voto de pesar pelo falecimento do Sr. Paulo Bellini, Presidente Emérito e um dos fundadores da empresa Marcopolo, ocorrido no último dia 15 de junho, aos 90 anos de idade, em Caxias do Sul.

    À justificação, se já não bastassem os argumentos expendidos aqui neste momento, acrescentaria que, filho de descendentes italianos, Paulo Bellini nasceu em 20 de janeiro de 1927 em Caxias do Sul. Formado em Contabilidade, foi um dos fundadores da Marcopolo, empresa que começou como fabricante de carrocerias de ônibus e hoje se destaca como desenvolvedora de soluções para mobilidade e para o transporte coletivo.

    Foi Bellini quem deu início à internacionalização da Marcopolo, cujos primeiros passos no exterior foram dados em 1961, com a primeira exportação ao Uruguai. O processo de internacionalização em si consolidou-se nos anos 90, dando origem a uma multinacional que hoje tem operações na África do Sul, Argentina, Austrália, Brasil, China, Colômbia, Egito, Índia e México.

    Teve forte ação comunitária e em representações empresariais. Presidiu o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico e o Centro da Indústria Fabril. Nessa função, consolidou a criação da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul, a partir da fusão com a então Associação Comercial e Industrial.

    Pela relevância do seu legado para o Rio Grande do Sul e para o Brasil, encaminhamos este voto de pesar aos seus familiares, extensivo a todos os amigos e colaboradores.

    Era o que tinha a dizer e a requerer, Sr. Presidente.

    Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/06/2017 - Página 35