Pela Liderança durante a 91ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Pesar pelo falecimento da ex-governadora do Rio Grande do Norte Wilma de Faria, aos 72 anos, em Natal.

Defesa da rejeição da reforma trabalhista proposta pelo governo federal

Autor
Lídice da Mata (PSB - Partido Socialista Brasileiro/BA)
Nome completo: Lídice da Mata e Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Pesar pelo falecimento da ex-governadora do Rio Grande do Norte Wilma de Faria, aos 72 anos, em Natal.
TRABALHO:
  • Defesa da rejeição da reforma trabalhista proposta pelo governo federal
Publicação
Publicação no DSF de 21/06/2017 - Página 37
Assuntos
Outros > HOMENAGEM
Outros > TRABALHO
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, MORTE, VOTO DE PESAR, ELOGIO, VIDA PUBLICA, EX GOVERNADOR, ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (RN), EX PREFEITO, NATAL (RN), DEFESA, DIREITOS, MULHER, ASSEMBLEIA CONSTITUINTE.
  • DEFESA, REJEIÇÃO, PROPOSTA, GOVERNO FEDERAL, MICHEL TEMER, PRESIDENTE DA REPUBLICA, ALTERAÇÃO, LEGISLAÇÃO TRABALHISTA, CONSOLIDAÇÃO DAS LEIS DO TRABALHO (CLT).

    A SRª LÍDICE DA MATA (Bloco Socialismo e Democracia/PSB - BA. Como Líder. Sem revisão da oradora.) – Sr. Presidente, Senador Valadares, Srªs e Srs. Senadores, eu gostaria, como Líder do PSB, usando o tempo – melhor dizendo – da Liderança do PSB, fazer também aqui um voto de pesar pelo falecimento, semana passada, da ex-Deputada constituinte – à época Wilma Maia –, ex-Prefeita, três vezes Prefeita de Natal e duas vezes Governadora, a nossa querida amiga Wilma de Faria.

    Eu conheci Wilma ainda na Constituinte, quando ela militava no PDT e teve, naquele processo da Constituinte, um grande desempenho na defesa das teses que todas nós mulheres defendíamos, de inclusão dos direitos da mulher na Constituição Federal, colocando-nos como verdadeiras cidadãs.

    Wilma saiu da Constituinte, voltou para o seu Estado, saiu do PDT e foi para o PSB. No PSB, ela cumpriu a maior parte dos seus mandatos como Prefeita de Natal, três vezes; como Governadora daquele Estado também, por duas vezes; e foi candidata ao Senado, mas infelizmente não conseguiu eleger-se. Finalmente, mais recentemente, saindo do PSB, foi candidata, na última eleição, a Vereadora. Elegeu-se Vereadora. Infelizmente, o câncer venceu, e o Rio Grande do Norte perdeu essa grande mulher, essa grande política, séria, trabalhadora.

     E o PSB, sem dúvida nenhuma, tem que registrar o seu pesar e fazer as homenagens necessárias, devidas a esta companheira que, durante muitos anos, foi a expressão do nosso Partido naquele Estado.

    Eu pessoalmente fui colega de Wilma na Constituinte e pude conviver com ela naquelas importantes batalhas para que nós pudéssemos fazer uma Constituição no Brasil que finalmente reconhecesse a dignidade e a cidadania da mulher brasileira.

    Mas, Sr. Presidente, além desse registro, eu não poderia deixar de registrar, nesta tarde de hoje, a grande vitória que nós obtivemos, nós a oposição, nós aqueles que lutamos contra essa reforma trabalhista, que é uma reforma que põe a crise do País principalmente nos ombros dos trabalhadores brasileiros, daqueles que mais precisam, essa reforma que vai, portanto, contra o interesse do trabalhador brasileiro, uma reforma perversa que retira direitos inclusive da mulher trabalhadora. Por exemplo, hoje a lei garante 30 minutos de intervalo para a mulher trabalhadora poder amamentar o seu filho no trabalho, de acordo com a reforma...

(Soa a campainha.)

    A SRª LÍDICE DA MATA (Bloco Socialismo e Democracia/PSB - BA) – ... trabalhista, ela está impedida disso, ela passa a poder negociar esse tempo para menos com o patrão. Uma mulher que está trabalhando e amamentando o seu filho e fragilizada naquela condição será obrigada a negociar com o patrão um novo intervalo para que ela possa exercer essa função.

    Essa mulher trabalhadora lactante ou gestante, que hoje a lei impede que trabalhe em local insalubre, poderá ser submetida a trabalhar em local insalubre desde que possa ter uma receita, uma recomendação de um médico provavelmente da empresa. Ora, uma reforma, portanto, que é nefasta aos interesses dos trabalhadores brasileiros.

    E nós, na Comissão de Assuntos Sociais... Hoje aquela Comissão permitiu...

(Soa a campainha.)

    A SRª LÍDICE DA MATA (Bloco Socialismo e Democracia/PSB - BA) – ... ao Senado Federal – vou finalizar, Sr. Presidente – recuperar a sua condição de Casa revisora, derrotando o relatório do Senador Ricardo Ferraço, que apenas homologa o nefasto relatório do Deputado Rogério Marinho da Câmara dos Deputados, que aprovou, em 24 horas, um relatório que modifica mais de cem artigos da CLT em mais de 200 dispositivos.

    E, nessa luta, Presidente, para reafirmar a adesão do povo brasileiro e dos trabalhadores à luta contra essa reforma, eu quero dizer que tenho recebido diversas manifestações das cidades do interior do Estado da Bahia, não só de Câmara de Vereadores, contra a reforma da previdência, contra a...

(Soa a campainha.)

    A SRª LÍDICE DA MATA (Bloco Socialismo e Democracia/PSB - BA) – ... reforma trabalhista, como também de sindicatos. E quero registrar aqui que recebi da APLB – Sindicato dos Trabalhadores em Educação, Delegacia do São Francisco, Xique-Xique, Bahia, um abaixo-assinado de mais de 300 – vou olhar aqui quantos para não errar, Sr. Presidente –, de mais de 443 filiados daquele sindicato e de pessoas daquela cidade que dizem e pedem que os Senadores da Bahia, especialmente representando-os, possam aqui votar contra a reforma da previdência e contra a reforma trabalhista e possam também apelar para a compreensão, para a sensibilidade dos Senadores e Senadoras deste Senado para seguir esse mesmo caminho.

(Interrupção do som.)

    A SRª LÍDICE DA MATA (Bloco Socialismo e Democracia/PSB - BA) – É com a convicção, portanto, Sr. Presidente, de todos os votos que dou nesta Casa, especialmente neste momento, nas Comissões de que participei – na CAE, na CAS –, votando contra essa reforma perversa, é que me preparo para votar aqui no plenário, se necessário, se não a derrotarmos antes em outra Comissão. Ela representa exatamente o voto daqueles que votaram em mim no Estado da Bahia e que todos os dias enchem as nossas caixas de e-mail, aprovando a nossa posição, registrando o seu posicionamento contra a reforma da previdência e contra a reforma trabalhista.

    A luta continua, Senadora Regina, nós haveremos de vencê-la no final. Vamos iniciar amanhã a discussão na CCJ e esperamos que, assim como aconteceu na CAS, nós possamos derrotar...

(Interrupção do som.)

    A SRª LÍDICE DA MATA (Bloco Socialismo e Democracia/PSB - BA. Fora do microfone.) – ... de uma vez por todas, essa famigerada reforma.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/06/2017 - Página 37