Discurso durante a 91ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Satisfação com a suspensão de liminar concedida pela ministra do Supremo Tribunal Federal Camem Lúcia, que permitirá a continuidade das obras do Eixo Norte da transposição do Rio São Francisco.

Autor
Fernando Bezerra Coelho (PSB - Partido Socialista Brasileiro/PE)
Nome completo: Fernando Bezerra de Souza Coelho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL:
  • Satisfação com a suspensão de liminar concedida pela ministra do Supremo Tribunal Federal Camem Lúcia, que permitirá a continuidade das obras do Eixo Norte da transposição do Rio São Francisco.
Publicação
Publicação no DSF de 21/06/2017 - Página 56
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Indexação
  • ELOGIO, SUSPENSÃO, LIMINAR, MINISTRO, CARMEM LUCIA, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF), AUTORIZAÇÃO, CONTINUAÇÃO, OBRAS, TRANSPOSIÇÃO, RIO SÃO FRANCISCO, ENFASE, IMPORTANCIA, ESTADO DE PERNAMBUCO (PE), DEFESA, NECESSIDADE, REVIGORAÇÃO.

    O SR. FERNANDO BEZERRA COELHO (Bloco Socialismo e Democracia/PSB - PE. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, eu também venho à tribuna para cumprimentar V. Exª pela iniciativa, pelo cuidado, pela atenção com que V. Exª se houve ao coordenar o encontro com a Presidente do Supremo Tribunal Federal, a Ministra Cármen Lúcia, na companhia dos governadores do Nordeste, no sentido de mostrar, ao lado do Ministro da Integração, Helder Barbalho, a importância de serem retomadas de forma imediata, urgente as obras do Eixo Norte da transposição do São Francisco.

    A situação do Estado do Ceará, particularmente da Região Metropolitana de Fortaleza, é uma situação crítica e emergencial, e essa obra retomada a partir da ordem de serviço que foi assinada no seu gabinete, tendo a presença do Presidente em exercício, o Presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e de diversos Parlamentares, mostra o esforço do Governo Federal e do Presidente Temer em concluir essa importante obra iniciada pelo Presidente Lula e pela Presidente Dilma, que vem criar um novo patamar na política de recursos hídricos para o Nordeste brasileiro.

    A obra da transposição é a mãe de muitas outras obras. A partir do Eixo Leste e do Eixo Norte, muitas outras obras estruturantes estão sendo implementadas, como é o caso do meu Estado, Pernambuco: a Adutora do Agreste será alimentada pelo Eixo Leste, e a Adutora do Pajeú será alimentada pelo Eixo Leste; e, sobretudo, o Eixo Norte, que faz a captação de água em Cabrobó e leva até a Barragem do Jati, na divisa com o Ceará. Entre Pernambuco e Ceará, nós temos um grande projeto que é o projeto do Ramal do Entremontes, que vai permitir à água do São Francisco chegar ao Sertão do Araripe, de Pernambuco, não só para o abastecimento humano, mas também para promover a agricultura irrigada numa das regiões mais pobres do meu Estado.

    Portanto, quero cumprimentá-lo pela iniciativa e pela liderança que V. Exª exerceu nessa ação, que é importante e que é urgente. Mas também quero me associar ao Senador Otto Alencar, à Senadora Lídice da Mata no sentido de reclamar uma atenção maior para as ações de revitalização do Rio São Francisco. A situação é crítica. Nós poderemos entrar na reserva morta do Lago de Sobradinho ali por volta do mês de setembro, outubro.

    Queremos aqui reconhecer o trabalho da ANA, que está fazendo um monitoramento semanal da situação da Bacia do São Francisco, mas é importante, como o Senador Otto reclama aqui, há diversos meses, que haja mais empenho do Governo Federal na liberação de recursos, sobretudo para aproveitar esse período seco do São Francisco, para realizarmos as obras de dragagem, sobretudo no trecho da Bahia, para permitir que, a partir do novo período chuvoso que vai se iniciar no mês de dezembro, a gente possa ter a recuperação de todo o potencial do Rio São Francisco.

    Portanto, as duas ações são importantes: a ação que V. Exª coordenou para permitir a conclusão do Eixo Norte e o reclamo, o desabafo do Senador baiano Otto Alencar no sentido de exigir do Governo Federal recursos, atenção e interesse para as obras de revitalização do São Francisco.

    Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/06/2017 - Página 56