Pronunciamento de Eunício Oliveira em 27/06/2017
Fala da Presidência durante a 6ª Sessão Solene, no Congresso Nacional
Abertura de sessão solene destinada a comemorar os quarenta anos de fundação da Igreja Universal do Reino de Deus.
- Autor
- Eunício Oliveira (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/CE)
- Nome completo: Eunício Lopes de Oliveira
- Casa
- Congresso Nacional
- Tipo
- Fala da Presidência
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM:
- Abertura de sessão solene destinada a comemorar os quarenta anos de fundação da Igreja Universal do Reino de Deus.
- Publicação
- Publicação no DCN de 29/06/2017 - Página 7
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM
- Indexação
-
- HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, IGREJA EVANGELICA.
O SR. PRESIDENTE (Eunício Oliveira. PMDB - CE) – Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.
Declaro aberta a sessão solene do Congresso Nacional destinada a comemorar os 40 anos de fundação da Igreja Universal do Reino de Deus.
Convido para compor a Mesa o Senador Eduardo Lopes, requerente da presente sessão no Senado Federal. (Palmas.)
Convido para compor a Mesa o Deputado Federal Márcio Marinho, requerente da presente sessão na Câmara dos Deputados. (Palmas.)
Convido o ex-Senador e Prefeito do Rio, Marcelo Crivella. (Palmas.)
Diante dos aplausos, eu vou levar o Crivella para o Ceará. (Risos.)
Convido o Sr. Bispo Domingos Siqueira, representante da Igreja Universal do Reino de Deus. (Palmas.)
Convido o Sr. Bispo Wagner Negrão, representante da Igreja Universal do Reino de Deus. (Palmas.)
E convido o Sr. Bispo Maurício Campos, presidente da Igreja Universal do Reino de Deus. (Palmas.)
Composta a Mesa, convido a todos para, em posição de respeito, cantarmos o Hino Nacional Brasileiro.
(Procede-se à execução do Hino Nacional.)
O SR. PRESIDENTE (Eunício Oliveira. PMDB - CE) – Queria aproveitar esta oportunidade para cumprimentar a todos que já foram nominados aqui, que compõem a Mesa nesta sessão solene para comemorar os 40 anos de fundação da Igreja Universal do Reino de Deus. É uma sessão presidida pelo Presidente do Senado e do Congresso Nacional por se tratar de uma sessão conjunta da Câmara dos Deputados com o Senado da República. Portanto, é uma sessão da Casa, é uma sessão do Poder Legislativo, é uma sessão do Congresso Nacional. Eu queria cumprimentar os Deputados, Deputadas, Senadores e Senadoras que aqui estão. Queria cumprimentar todas as Srªs e Srs. Congressistas e ex-Congressistas, minhas senhoras, meus senhores de todo o Brasil, especialmente do meu querido torrão, Ceará, que nos acompanham pelos canais de comunicação do Congresso Nacional, minhas senhoras e meus senhores convidados.
É com muita honra que me junto a todos nesta data em que celebramos, como disse, os 40 anos da Igreja Universal do Reino de Deus.
A determinação, o trabalho e a fé dos devotos transformaram essa igreja em uma das mais significativas instituições religiosas do nosso querido Brasil. Nós precisamos destacar que é impossível hoje falar das práticas evangélicas do Brasil sem destacar a importância da Igreja Universal do Reino de Deus.
Quando o jovem religioso Edir Macedo a fundou, em São Paulo, no dia 9 de julho de 1977, trazia consigo uma profunda fé cristã, que rapidamente conquistou adeptos por todo o Brasil.
Minhas senhoras e meus senhores, nós brasileiros, por formação, sabemos respeitar e valorizar a religiosidade em suas mais diversas manifestações. Eu, assim como grande parte dos brasileiros, nunca me afastei da religiosidade, que considero uma inesgotável fonte de paz, de conforto e de alimento para o espírito e para a alma humana.
Acreditamos na solidariedade. Sabemos que é preciso estender a mão amiga principalmente aos mais pobres e desamparados e buscarmos sobretudo a paz, que só é plenamente alcançada quando existe paz social.
Queria dizer que sempre admirei as obras sociais das igrejas, concretizadas em ações que vão da proteção às crianças sem lar aos cuidados às pessoas da terceira idade e aos muitos brasileiros envolvidos com outros tipos de práticas, que são muitas vezes recuperados pelas igrejas que existem em todo o nosso País.
Eu agradeço a Deus a oportunidade de comemorar com todos vocês este grande dia para os seguidores da Igreja Universal de todo o Brasil. Nós estamos sendo retransmitidos para todo o Brasil.
Que Deus continue abençoando todos, todos nós, neste caminho de construção de um reino de paz, de justiça, de amor à nossa terra e aos nossos irmãos.
Neste momento em que todos nós sabemos da profunda crise econômica por que passa o nosso País, da profunda crise política por que passa o nosso País, é necessário que todos nós tenhamos o sentimento de que algo maior, Deus, está lá em cima para proteger todos nós e o nosso querido Brasil.
Muito obrigado. E parabéns por esta bonita festa hoje de comemoração dos 40 anos da criação da Igreja Universal do Reino de Deus.
Agora, eu convido todos para que escutemos a canção "Até que Te Encontrei", composição de Ed Wilson e Solange de César, na voz da cantora Leonor.
(Procede-se à execução musical.) (Palmas.)
O SR. PRESIDENTE (Eunício Oliveira. PMDB - CE) – Eu registro com prazer as presenças do Ministro Substituto e Secretário-Executivo do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Sr. Marcos Jorge de Lima; do Deputado Distrital Sr. Julio César; do Presidente de Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel), Sr. Márcio Silva Novaes; do Presidente da TV Record, aqui presente, Sr. Luiz Cláudio Costa; do Presidente da Rede TV, Amilcare Dallevo; do Vice-Presidente da Central Nacional de Televisão (CNT), Sr. Oscar Martinez Neto. Registro ainda as presenças do Administrador Regional de Samambaia, Sr. Paulo Silva; e de membros da Igreja Universal do Reino de Deus.
Não se costuma anunciar Deputados e Senadores nas sessões solenes do Congresso Nacional, mas registro com prazer a presença do Senador Hélio José e do meu conterrâneo, Senador Elmano Férrer, que é Senador pelo Piauí. O Senador Hélio José é Senador por Brasília. Vejo aqui vários Deputados e Deputadas presentes a esta sessão solene.
Eu convido para fazer uso da palavra o Senador Eduardo Lopes, que é signatário do requerimento para a primeira realização desta sessão solene.
Na sequência, vou pedir desculpas a todos os senhores e senhoras tendo em vista uma agenda no dia de hoje extremamente atribulada. Vamos discutir daqui a pouco, inclusive, a questão da reforma política; vou receber vários convidados na residência oficial e ainda tenho uma reunião com o Presidente da República no Palácio do Planalto. Vou dar a palavra ao Senador Eduardo Lopes e, na sequência, vou convidá-lo para me substituir na Presidência desta sessão solene para dar continuidade a ouvir os demais oradores e algumas outras canções que serão obviamente feitas aqui, elaboradas e cantadas por aqueles autores que já estão nesta sessão solene.
Eu concedo a palavra ao Senador Eduardo Lopes.