Pela ordem durante a 94ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Defesa de maior debate político no Senado acerca da denúncia contra Michel Temer, Presidente da República.

Autor
Lindbergh Farias (PT - Partido dos Trabalhadores/RJ)
Nome completo: Luiz Lindbergh Farias Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
SENADO:
  • Defesa de maior debate político no Senado acerca da denúncia contra Michel Temer, Presidente da República.
Publicação
Publicação no DSF de 28/06/2017 - Página 53
Assunto
Outros > SENADO
Indexação
  • DEFESA, DEBATE, POLITICO, SENADO, OBJETIVO, SOLUÇÃO, CRISE, POLITICA, REFERENCIA, DENUNCIA, AUTORIA, PROCURADORIA GERAL DA REPUBLICA, ASSUNTO, ACUSAÇÃO, MICHEL TEMER, PRESIDENTE DA REPUBLICA, CRIME, CORRUPÇÃO.

    O SR. LINDBERGH FARIAS (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RJ. Pela ordem. Sem revisão do orador.) – Sim.

    Sr. Presidente, o plenário está muito esvaziado ainda e eu sei que há comissões acontecendo na Casa, mas eu sinceramente acho que a gente devia dedicar o dia de hoje e esta tarde a uma discussão sobre essa situação de gravíssima crise política. Não dá para tratarmos como se estivéssemos vivendo um momento de normalidade.

    Houve uma denúncia, a primeira da história, contra um Presidente da República. Eu insisto, insisti aqui no período do impeachment que o Temer ia ficar blindado em relação a crimes cometidos fora do seu mandato, mas ele conseguiu o feito de ser o primeiro Presidente da história da República a ser denunciado pelo Procurador-Geral por crimes praticados no seu mandato.

    A gente sabe a situação de crise que a gente vai enfrentar. O País vai parar. Eles vão tentar... Na minha avaliação, ele vai ter muita dificuldade de ter os 172 votos, mas eu acho que nós aqui devíamos discutir – Parlamentares, Senadores – saídas para a crise. Nós queremos propor algumas mesas de diálogo. É importante.

    Então, eu não sei, Presidente. De fato, eu acho que este plenário não era para estar assim. Este plenário era para estar cheio de Senadores, em um momento de gravidade da vida política nacional. Mas eu faço esse apelo a V. Exª. Daqui a pouco eu espero que os Senadores cheguem. Há comissões acontecendo, mas que a gente faça um debate aqui, um debate maduro, que extrapole as posições partidárias, que tente apontar para uma saída da crise.

    Eu estou convencido de que o melhor caminho seria a antecipação de eleições diretas, construir algum tipo de entendimento em que a gente retornasse à democracia, tivesse uma eleição direta, elegesse um Presidente da República, e que esse Presidente da República, com a força do processo de legitimação popular, pudesse tirar e conduzir o País para fora dessa crise econômica.

    Então, eu faço este apelo aqui a V. Exª: que a gente utilize este dia de hoje para fazer um debate político sobre este momento.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/06/2017 - Página 53