Discurso durante a Sessão Solene, no Congresso Nacional

Sessão solene destinada a comemorar os quarenta anos de fundação da Igreja Universal do Reino de Deus.

Autor
Hélio José (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/DF)
Nome completo: Hélio José da Silva Lima
Casa
Congresso Nacional
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Sessão solene destinada a comemorar os quarenta anos de fundação da Igreja Universal do Reino de Deus.
Publicação
Publicação no DCN de 29/06/2017 - Página 18
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, IGREJA EVANGELICA.

    O SR. HÉLIO JOSÉ  (PMDB - DF. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) – Quero dar um bom-dia a todos, agradecendo imensamente ao meu amigo, colega Senador Eduardo Lopes, Presidente desta sessão. Quero cumprimentar especialmente nosso cantor, Senador, Prefeito Crivella, uma revelação e amigo da Casa – não é, Crivella? Cumprimento o nosso querido Deputado Federal Márcio Marinho, esse bom baiano, que, junto com a boa carioca ali de Nova Iguaçu, a nossa querida Rosangela Gomes e o Cleber Verde liderando, fazem essa Bancada maravilhosa de Deputados Federais aqui que eu cumprimento. Quero cumprimentar também o meu querido amigo, o Deputado Distrital de Brasília Julio Cesar. Ao nosso representante Bispo Domingos Siqueira, representante do Bispo Edir Macedo, e a todos os bispos e pastores da Igreja Universal aqui presentes meus agradecimentos por estarem aqui e estarem participando desse importante evento. Quero agradecer aos demais Senadores, Telmário, Elmano, que estavam aqui, e demais Deputados Federais que estão aqui, que estão vendo aqui, e às senhoras e aos senhores presentes.

    Crivella, primeiro você espalhou perfume, alegria, amor e amizade, que é o que nós da família cristã temos que espalhar para todos. Então, parabéns! Que música linda, que retrata realmente uma história gloriosa, coberta de sucesso, porque são 40 anos da Universal que estamos comemorando agora. E a Universal hoje não é uma coisa qualquer: a Universal faz parte da história do Brasil e da história do mundo, porque está presente em vários lugares.

    E começou lá com esse exemplo simples que você colocou do homem público, servidor público igual a mim, que sou um servidor público concursado que abriu mão inclusive do seu concurso para fazer esta cruzada. Parabéns! E a música é linda, um exemplo de vida que a Viviane – não é o nome da mocinha? –, que hoje, com certeza, deve estar dando bons exemplos para nossa Igreja Universal. Parabéns, Crivella!

    Pessoal, o livro do Êxodo, capítulo 16, versículo 35, descreve a peregrinação do povo de Israel pelo Deserto do Sinai. O povo hebreu deixou o Egito após quatro séculos de escravidão e, sob o comando de Moisés, partiu em busca de Canaã, a Terra Prometida. A jornada não foi breve, nem fácil – foram 40 anos de dificuldades e provações –, mas, durante todo aquele tempo, Deus alimentou seu povo, lapidou sua fé e permaneceu ao seu lado.

    Essa é uma passagem muito conhecida da Bíblia. Não há quem não se comova com a história de Moisés e dos Dez Mandamentos. É uma história parecida com essa cruzada grande que a Universal vem fazendo e hoje está chegando aos 40 anos.

    É difícil, também, gente, não fazer um paralelo entre a travessia do Sinai e os 40 anos da Igreja Universal do Reino de Deus. Nós sabemos das dificuldades e das provações que a Universal teve de superar ao longo de seus 40 anos de existência. Sabemos dos obstáculos que seus fiéis, seus bispos e pastores enfrentaram, no Brasil e em outras partes do mundo. Sabemos, também, caro Domingos, como vocês têm prosperado e permanecido devotos à missão de manter acesa a chama do Evangelho e de continuar "ganhando almas" para Deus com trabalhos sociais tão importantes iguais aos que V. Sª relatou aqui para todos nós sabermos dos trabalhos sociais da igreja.

    Já vai longe o dia em que o cidadão Edir Macedo Bezerra subiu os degraus do coreto do Jardim do Méier pela primeira vez, com uma Bíblia debaixo do braço, um teclado e um microfone, e começou a proclamar e a magnificar a palavra de Deus.

    Os coretos representam as praças de nossas cidades do interior e sempre serviram como palco para apresentações de pequenas bandas e fanfarras, ou como sede para manifestações cívicas e políticas. Naquele ano de 1977, o Bispo Macedo emprestou ao coreto do Méier uma função nova, ainda mais nobre que as habituais.

    Aqui vai seguir o discurso que eu vou deixar só para registro, porque o tempo já está se esgotando, para nós não perdermos tempo. Eu falo aqui e explano tudo sobre a expansão da Igreja Universal no Brasil, com aquele memorável ato em 1987, um evento chamado "Duelo dos Deuses", reunindo mais de 200 mil pessoas no Maracanã, que revelou o movimento evangélico no Brasil.

    Depois houve a expansão no mundo, começando por Nova York, chegando a Hong Kong, África etc. Depois, a tradição social, esse empenho social que o nosso Domingos descreveu aqui.

    Hoje em dia, a Universal conta com 15 mil pastores, que provêm orientação espiritual para um rebanho de 8 milhões de fiéis em 105 países diferentes. Os rumos são um reflexo do trabalho consistente, contínuo e dedicado de todos os...

(Interrupção do som.)

(Soa a campainha.)

    O SR. HÉLIO JOSÉ  (PMDB - DF) – Depois, eu continuo explanando algumas questões que vão ser colocadas aqui no discurso, que oficialmente ficará para os Anais desta sessão.

    Eu chego a este parágrafo: Não há como negar, entretanto, que nossa sociedade se baseia em valores fundamentalmente cristãos: 80% dos brasileiros identificam-se como evangélicos ou católicos; apenas 6% seguem outras religiões. Por isso, defendo no Senado Federal, como Senador de Brasília, a vida, a família e o meio ambiente como coisas fundamentais para uma sociedade melhor.

    Viva o povo cristão! Viva o nosso Prefeito Crivella! Viva os cristãos da Igreja Universal! Viva a vida, viva a família e o meio ambiente. Que Deus nos ajude hoje, sempre e amanhã.

    Muito obrigado.

    Meu mandato está à disposição de todos vocês.

    Obrigado, Crivella.

     (Palmas.)

DISCURSO NA ÍNTEGRA ENCAMINHADO PELO SR. SENADOR HÉLIO JOSÉ.

(Inserido nos termos do art. 203 do Regimento Interno do Senado Federal, primeiro subsidiário do Regimento Comum.)


Este texto não substitui o publicado no DCN de 29/06/2017 - Página 18