Pronunciamento de Vanessa Grazziotin em 03/07/2017
Pela ordem durante a 98ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal
Registro do Dia do Orgulho Autista e da necessidade do convívio social da pessoa autista.
- Autor
- Vanessa Grazziotin (PCdoB - Partido Comunista do Brasil/AM)
- Nome completo: Vanessa Grazziotin
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela ordem
- Resumo por assunto
-
CIDADANIA:
- Registro do Dia do Orgulho Autista e da necessidade do convívio social da pessoa autista.
- Publicação
- Publicação no DSF de 04/07/2017 - Página 45
- Assunto
- Outros > CIDADANIA
- Indexação
-
- REGISTRO, DIA, HOMENAGEM, DEFESA, DIREITOS, PORTADOR, AUTISMO.
A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Socialismo e Democracia/PCdoB - AM. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) – V. Exª me permite, Sr. Presidente, usar a palavra pela ordem, rapidamente? Gostaria, Senador Paulo – e já fiz meu pronunciamento – , se possível, de solicitar a inserção nos Anais desta Casa de um discurso que faria sobre o Dia do Orgulho Autista, que foi comemorado no último dia 18 de junho...
O SR. PRESIDENTE (Paulo Rocha. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - PA) – Com a permissão do Senador Acir, que está inscrito pela liderança.
A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Socialismo e Democracia/PCdoB - AM) – Quero apenas dizer, Senador Acir – se V. Exª me permite, pois é o próximo orador – , que essa foi uma data especial.
Eu queria dizer que os direitos dos autistas foram conquistados com muita dificuldade no Congresso Nacional, a partir das lutas, principalmente, de seus familiares e de entidades. O acolhimento, como sabemos, é necessário em todos os lugares do convívio social, seja em casa ou nas ruas, no comércio ou nos ambientes educacionais e de lazer, para que toda a sociedade assuma esse compromisso de tratar o autista como um ser humano capaz.
Aqui, dando como lido esse pronunciamento, quero fazer uma homenagem a todos – e sei que são muitos – os Parlamentares que lutam pelos direitos dos autistas. Homenageio todos através de duas grandes figuras: o Senador Romário e o Senador Lindbergh Farias, que sem dúvida nenhuma tem sido um dos maiores lutadores em defesa dos autistas em nosso País.
Muito obrigada.
Obrigada, Senador Acir.
DISCURSO NA ÍNTEGRA ENCAMINHADO PELA SRª SENADORA VANESSA GRAZZIOTIN.
(Inserido nos termos do art. 203 do Regimento Interno.)