Comunicação inadiável durante a 102ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Críticas à decisão da Polícia Federal de pôr fim ao grupo de trabalho da Operação Lava Jato em Curitiba.

Apelo à Câmara dos Deputados para que vote pelo prosseguimento da denúncia contra o presidente Michel Temer pelo crime de corrupção passiva.

Autor
Reguffe (S/Partido - Sem Partido/DF)
Nome completo: José Antônio Machado Reguffe
Casa
Senado Federal
Tipo
Comunicação inadiável
Resumo por assunto
CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PUBLICA E IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA:
  • Críticas à decisão da Polícia Federal de pôr fim ao grupo de trabalho da Operação Lava Jato em Curitiba.
GOVERNO FEDERAL:
  • Apelo à Câmara dos Deputados para que vote pelo prosseguimento da denúncia contra o presidente Michel Temer pelo crime de corrupção passiva.
Publicação
Publicação no DSF de 11/07/2017 - Página 16
Assuntos
Outros > CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PUBLICA E IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA
Outros > GOVERNO FEDERAL
Indexação
  • CRITICA, DECISÃO, POLICIA FEDERAL, MOTIVO, EXTINÇÃO, GRUPO, INVESTIGAÇÃO, CURITIBA (PR), ESTADO DO PARANA (PR), OPERAÇÃO LAVA JATO.
  • PEDIDO, CAMARA DOS DEPUTADOS, VOTAÇÃO, CONTINUAÇÃO, DENUNCIA, CRIME, AUTORIA, MICHEL TEMER, PRESIDENTE DA REPUBLICA, CORRUPÇÃO PASSIVA, AUTORIZAÇÃO, PROCESSO, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF).

    O SR. REGUFFE (S/Partido - DF. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, Srªs e Srs. Parlamentares, a decisão da Polícia Federal de desfazer o grupo de trabalho que trabalhava na Lava Jato, no Paraná, é absolutamente inaceitável. Se há uma coisa neste País que une as pessoas de bem é o apoio à Operação Lava Jato. Que tudo seja investigado a fundo. Se houver injustiça, até porque não há nada na vida pior do que uma injustiça, que se investigue a fundo e que no final se absolva quem não tiver culpa. Agora, é preciso que se investigue absolutamente tudo desse caso e que no final todos aqueles que tiverem alguma responsabilidade nesse desvio de dinheiro público, seja quem for, seja de que partido for, seja que posição ocupe, sejam punidos.

    Então, a decisão da Polícia Federal de desfazer o grupo que atuava em Curitiba na Operação Lava Jato é uma decisão que vai contra os cidadãos de bem deste País e é uma decisão inaceitável. E isso cheira a um acordão de vários partidos. Parece – espero estar enganado –, mas parece que isso foi fruto de um grande acordo de diversos partidos para esvaziar uma operação que é importante para o cidadão honesto deste País, que é a Operação Lava Jato.

    Faço aqui um apelo para a direção da Polícia Federal, porque, se há uma coisa que precisa ser investigada neste País, é esse caso.

    Faço um apelo para que se volte atrás nessa decisão, que é um apelo não meu, mas de todos os cidadãos de bem deste País, que querem ver uma vida pública mais limpa e mais decente neste País.

    Quero também, aqui, Sr. Presidente, dizer que a Câmara dos Deputados tem o dever neste momento de deixar esse processo envolvendo o Presidente Michel Temer prosseguir. Não pode a Câmara dos Deputados simplesmente querer obstaculizar o prosseguimento dessa denúncia. Isso sequer é a condenação. Ela simplesmente está deixando que o Supremo Tribunal Federal processe o Presidente e continue o processo. Isso sequer é uma condenação.

    E saltam aos olhos essas notícias nos jornais de toma lá, dá cá, de o Governo se utilizando de cargos públicos para comprar votos na Câmara dos Deputados, para não deixar essa denúncia ir à frente.

    Isso não é correto. Isso não dá para aceitar. Cargos públicos são para servir ao contribuinte, ao cidadão, não para comprar votos de Deputados na Câmara – ainda mais comprar votos de Deputados na Câmara, para não deixar que a Suprema Corte deste País possa processar uma denúncia, possa analisar uma denúncia e julgar o Presidente.

    Vai ser triste, vergonhoso e revoltante se a Câmara dos Deputados negar o prosseguimento dessa denúncia, porque, se, com todos esses fatos, a Câmara dos Deputados negar o prosseguimento dessa denúncia, eu queria saber o que seria, então, para a Câmara dos Deputados algo sério para se deixar processar o Presidente da República.

    Os fatos são absolutamente graves.

(Interrupção do som.)

    O SR. REGUFFE (S/Partido - DF) – Só para concluir, Sr. Presidente!

    Os fatos são absolutamente graves. O contribuinte deste País foi lesado.

    Então faço aqui um apelo, que a Polícia Federal haja como órgão de Estado e não de Governo e volte atrás na sua decisão errada, na minha opinião, contra os interesses de bem deste País, que volte atrás nessa decisão de desfazer o grupo de trabalho que trabalhava na Operação Lava Jato no Paraná.

    E faço aqui também um apelo aos Deputados Federais, com a responsabilidade que têm nos seus mandatos, de não obstaculizarem essa denúncia, de não obstaculizarem o prosseguimento dessa denúncia. Que o Supremo Tribunal Federal possa analisar e deliberar sobre ela.

    Isso é o que todas as pessoas de bem deste País, independentemente de filiação partidária desejam da Câmara dos Deputados.

    Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/07/2017 - Página 16