Explicação pessoal durante a 103ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Explicação pessoal em resposta ao pronunciamento do Senador Humberto Costa, referente ao voto de S. Exª. a favor da reforma trabalhista.

Autor
Simone Tebet (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MS)
Nome completo: Simone Nassar Tebet
Casa
Senado Federal
Tipo
Explicação pessoal
Resumo por assunto
TRABALHO:
  • Explicação pessoal em resposta ao pronunciamento do Senador Humberto Costa, referente ao voto de S. Exª. a favor da reforma trabalhista.
Publicação
Publicação no DSF de 12/07/2017 - Página 82
Assunto
Outros > TRABALHO
Indexação
  • EXPLICAÇÃO PESSOAL, REFERENCIA, PRONUNCIAMENTO, HUMBERTO COSTA, SENADOR, ASSUNTO, VOTO FAVORAVEL, ORADOR, REFORMULAÇÃO, LEGISLAÇÃO TRABALHISTA, ATIVIDADE POLITICA, DEFESA, PROTEÇÃO, MULHER.

    A SRª SIMONE TEBET (PMDB - MS. Para uma explicação pessoal. Sem revisão da oradora.) – Eu nunca pautei e jamais pautarei a conduta parlamentar de quem quer que seja nesta Casa. Respeito os Senadores e as Senadoras e exijo respeito.

    Não pensem que, ao citar o meu nome, querendo com isso dizer que estou votando contra a mulher brasileira, a trabalhadora brasileira, vão me constranger, porque não vão.

    O SR. HUMBERTO COSTA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - PE. Fora do microfone.) – Conclamação.

    O SR. PRESIDENTE (Eunício Oliveira. PMDB - CE) – Senador Humberto, por favor.

    A SRª SIMONE TEBET (PMDB - MS) – A minha história fala por mim. Eu fui a primeira mulher Prefeita da cidade onde nasci e lá construí a primeira clínica da mulher de saúde em um distrito do País. Não vou aqui me delongar no que avancei e no quanto trabalhamos pela mulher do meu Município. Fui a primeira mulher Vice-Governadora. Hoje, como mulher, represento não só os homens, mas também as mulheres sul-mato-grossenses e as mulheres trabalhadoras deste País.

    Eu sei o que estou fazendo. Não é à toa que estudei, por muito tempo, Direito para saber que essa reforma trabalhista não retira o direito da mulher trabalhadora no que se refere à insalubridade; ao contrário. Primeiro, esse texto não veio do Governo; veio da Câmara dos Deputados. E não veio da Bancada masculina; veio da unanimidade das Deputadas do PSDB ao PCdoB.

    A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Socialismo e Democracia/PCdoB - AM. Fora do microfone.) – Não é verdade.

    Eu quero falar, Presidente.

    A SRª SIMONE TEBET (PMDB - MS) – Talvez, pela primeira vez, em muito tempo, a Bancada votou em conjunto. Além disso, Sr. Presidente, por justamente termos dúvidas é que estamos aprovando, aceitando o compromisso do Governo de que, imediatamente à sanção da reforma, virá a medida provisória.

    Eu quero dizer, mais uma vez, que a minha história fala por mim. E enquanto Presidente da Comissão Permanente Mista de Combate à Violência contra a Mulher, que tive a honra de presidir. E como primeira mulher a presidir, graças à honra que tive na designação do então Presidente Renan Calheiros, nós avançamos nas políticas públicas em todo o setor, inclusive com ajuda da bancada feminina no que se refere aos direitos trabalhistas.

    Senador Humberto Costa, por favor, ao falar do meu nome, tome cuidado com as palavras. E jamais tente me constranger, porque eu nunca lhe dirigi a palavra em um termo pejorativo ou tentando conduzir a conduta de V. Exª. Nós estamos falando para milhares ou senão milhões de pessoas. Não poderia deixar de me pronunciar, mesmo de uma forma deselegante, para defender a minha honra, a minha história e a minha luta pelas trabalhadoras e pelas mulheres brasileiras.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/07/2017 - Página 82