Pela ordem durante a 106ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comentários sobre a necessidade de melhorias na educação para resolver os problemas de segurança pública no país.

Autor
Cristovam Buarque (PPS - CIDADANIA/DF)
Nome completo: Cristovam Ricardo Cavalcanti Buarque
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
EDUCAÇÃO:
  • Comentários sobre a necessidade de melhorias na educação para resolver os problemas de segurança pública no país.
Publicação
Publicação no DSF de 03/08/2017 - Página 67
Assunto
Outros > EDUCAÇÃO
Indexação
  • COMENTARIO, SEGURANÇA PUBLICA, AUMENTO, VIOLENCIA, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), DEFESA, NECESSIDADE, MELHORIA, SISTEMA DE ENSINO, EDUCAÇÃO, RESULTADO, PROGRESSO, SEGURANÇA, PAZ.

    O SR. CRISTOVAM BUARQUE (Bloco Socialismo e Democracia/PPS - DF. Pela ordem. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, mais do que oportuna essa sua proposta e esse nosso debate.

    Há anos, muitos de nós aqui falamos que estamos vivendo uma guerra civil no Brasil. É uma guerrilha de bandidos. Não é uma guerrilha ideológica, mas é uma guerrilha armada, organizada e que está ameaçando o funcionamento do País, ao roubarem cargas, ao fecharem estradas, ao assassinarem, ao matarem 91 soldados da PM nesses meses de 2017 – 91, no Rio de Janeiro – e cerca de 500 pessoas só no Rio de Janeiro.

    Isso não é uma guerrilha, isso é uma guerra civil. Isso exige uma postura muito forte, mas exige uma estratégia. E o que eu posso ter quase como certeza é que, se nós levarmos adiante um debate sério sobre isso, vamos ver que é certo que precisamos de soldados ocupando o Rio, mas vamos precisar mais de professores ocupando as escolas do Rio de Janeiro. Soldados, eles vão dar um fôlego na segurança, mas não vão construir a paz. Não há a menor possibilidade. Aliás, em nenhum lugar do mundo, soldado constrói paz. Quem constrói paz são os políticos e os diplomatas. E, no caso da paz social no Brasil, quem constrói são professores. São escolas de qualidade, e qualidade igual para todos. (Palmas.)

(Soa a campainha.)

    O SR. CRISTOVAM BUARQUE (Bloco Socialismo e Democracia/PPS - DF) – Por isso, eu quero apoiar firmemente esse debate que o senhor está fazendo, com a consciência de que é guerra que nós vivemos, e guerra precisa de soldado num primeiro momento – não vamos também cair na ilusão de que, colocando crianças em boas escolas hoje, vamos resolver o problema da segurança nos próximos dez anos. Mas não basta a tática imediata dos soldados nas ruas. É preciso uma estratégia de longo prazo para reconstruir a paz e não apenas garantir a segurança.

    Parabéns pela sua proposta e eu quero estar junto com o senhor nessa luta.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/08/2017 - Página 67