Pela ordem durante a 106ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apoio aos deputados federais que votarem em desfavor da admissão da denúncia apresentada contra o Presidente da República, Michel Temer.

Autor
José Medeiros (PSD - Partido Social Democrático/MT)
Nome completo: José Antônio Medeiros
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL:
  • Apoio aos deputados federais que votarem em desfavor da admissão da denúncia apresentada contra o Presidente da República, Michel Temer.
Publicação
Publicação no DSF de 03/08/2017 - Página 75
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL
Indexação
  • APOIO, GRUPO, DEPUTADO FEDERAL, CAMARA DOS DEPUTADOS, ASSUNTO, DENUNCIA, CORRUPÇÃO PASSIVA, REFERENCIA, MICHEL TEMER, PRESIDENTE DA REPUBLICA, PEDIDO, REJEIÇÃO, RECUSA, ADMISSIBILIDADE.

    O SR. JOSÉ MEDEIROS (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PSD - MT. Pela ordem. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, eu queria também, na mesma linha do Senador Randolfe, parabenizar todos os Deputados que estão votando contra essa denúncia. E não o faço pelo mérito da questão, eu o faço pelo seguinte: esse julgamento é justamente um julgamento político.

    E por que o legislador assim o fez, um julgamento político? Para que o Parlamento brasileiro, em sua soberania, julgue se é o momento oportuno de julgar o Presidente, de mandar abrir processo contra o Presidente.

    O que esses Deputados estão fazendo não é isentando o Presidente Michel Temer de ser investigado, é justamente deixando para posterior ao mandato. Porque, veja bem, vamos olhar o cenário do ponto de vista dos interesses do País: se trocar, vai demorar no mínimo sete ou oito meses para tirar o Presidente da República. O que que vai acontecer? Quando trocar, já vai estar no momento da outra eleição. O que vai trazer de benefício para o País?

    Por isto o julgamento é político: para que os Deputados, o Parlamento possa ver a conveniência e a oportunidade. Ninguém está isentando o Presidente de ser investigado. Ele vai ser, posterior ao término do mandato. Então, eu entendo a luta política, faz sentido, mas quero exaltar o espírito de responsabilidade dos Deputados com relação à saúde do País.

    Essa história de querer jogar para a galera, dizendo que o combate à corrupção só se dá se for agora... Não! O País tem seus momentos, e nós precisamos, acima de tudo, ter em mente que, em primeiro lugar, está o País, e não os interesses partidários.

    Eu sei, acima de tudo, o anseio que é o volta Lula. Tanto é que esse pessoal não está preocupado com corrupção que está aí apoiando Maduro, que está aí dizendo que o Lula está sendo perseguido, no momento em que o Lula se torna é hepta ou hexarréu. Muito obrigado!


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/08/2017 - Página 75