Discurso durante a 107ª Sessão Especial, no Senado Federal

Sessão Especial destinada a homenagear os 159 anos da Polícia Militar do Estado de Goiás. (Requerimento nº 165, de 2017)

Autor
Lúcia Vânia (PSB - Partido Socialista Brasileiro/GO)
Nome completo: Lúcia Vânia Abrão
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Sessão Especial destinada a homenagear os 159 anos da Polícia Militar do Estado de Goiás. (Requerimento nº 165, de 2017)
Publicação
Publicação no DSF de 04/08/2017 - Página 8
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • SESSÃO ESPECIAL, OBJETIVO, CELEBRAÇÃO, ANIVERSARIO, POLICIA MILITAR, ESTADO DE GOIAS (GO).

    A SRª LÚCIA VÂNIA (Bloco Socialismo e Democracia/PSB - GO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão da oradora.) – Bom dia a todos e a todas aqui presentes.

    Cumprimento o Senador Wilder Morais, que preside esta solenidade, requerente e Presidente desta sessão.

    Cumprimento o representante do Governo do Estado de Goiás, Secretário de Estado de Segurança Pública e Administração Penitenciária, Sr. Ricardo Brisolla Balestreri.

    Cumprimento o Comandante-Geral da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás... Aliás, quero cumprimentar, primeiro, o Comandante-Geral da Polícia Militar do Estado de Goiás, Sr. Coronel Divino Alves de Oliveira; o Presidente da Associação dos Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, Sr. Tenente-Coronel Alessandri da Rocha Almeida.

    Cumprimento o Prefeito do Município de Hidrolândia e Presidente da Associação Goiana de Municípios, Sr. Paulo Sergio de Rezende.

    Cumprimento as senhoras e os senhores presentes aqui nesta sessão.

    Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores e demais presentes a esta solenidade, temos a oportunidade, o privilégio e a honra de participar desta sessão especial que celebra os 159 anos de existência da Polícia Militar do Estado de Goiás.

    Neste pouco mais de um século e meio, a instituição tem demonstrado o seu contínuo e permanente compromisso de proteção à vida e ao patrimônio de cada cidadão goiano. Tornou-se motivo de orgulho para cada habitante de nosso Estado, bem como instituição pela qual temos o maior respeito e admiração.

    "Servir e proteger" é a síntese perfeita do papel da corporação ao longo de sua história, em que se tornou porta-voz dos mais altos valores morais, como o respeito à ética, o compromisso com um rígido código de honra, bem como a sintonia com as necessidades do cidadão.

    A corporação tornou-se patrimônio do povo de Goiás e se caracteriza por uma autêntica irmandade profissional, em que homens e mulheres se comprometem – repito, eu – a servir e proteger os cidadãos, especialmente nos momentos mais cruciais, mais difíceis, em que a sua vida ou seus bens estão sob risco.

    Nessas horas de ameaça, é ao policial militar que o cidadão recorre. Nos momentos em que se vê diante de um criminoso que o ameaça ou a sua família, a pessoa comum recorre ao 190, na ânsia de ser socorrido em uma situação que pode ser trágica.

    Quando chamamos, lá vão os homens e mulheres da Polícia Militar. Essa autêntica irmandade dedica-se de corpo e alma à instituição e acaba por passar mais tempo com seus colegas do que com seus próprios familiares.

    No entanto, o sacrifício do policial militar não se esgota somente nesse tempo dedicado ao seu ofício. Vai muito além. Todos sabemos os riscos que corre cada membro da corporação. A cada minuto, a cada instante, há o risco de não se voltar para casa. Servir ao público é, muitas vezes, dedicar a própria vida à comunidade.

    Na internet, há diversos vídeos que homenageiam a instituição. Em um deles, produzido pela própria corporação, a filha de uma policial diz uma coisa que emociona a quem assiste. A jovem Lara Carvalho de Camargo afirmou – abro aspas: "Como nós não temos super-heróis, nós temos a Polícia Militar." Uma criança, em sua inocência, foi capaz de sintetizar exatamente qual é o significado da polícia para nós cidadãos. E os policiais não se esquivam de sua missão: proteger e servir ao cidadão, mesmo que isso lhes custe a própria vida.

    E aqui, neste momento, creio que é nosso dever prestar esta homenagem a cada um dos policiais militares que tombaram em serviço. Em nosso País, infelizmente, temos altíssimos índices de violência. São muitas as razões que nos levam a ter quase 60 mil mortos por ano e que nos tornam um dos países mais violentos do mundo.

    No Brasil, Srªs e Srs. Senadores, todo ano morre aproximadamente a mesma quantidade de pessoas que na Guerra Civil da Síria. Essa alta fatura tem sido, infelizmente, paga pelos policiais militares, que trabalham em um nível de estresse altíssimo. Em todo o Brasil, entre 2009 e 2015, foram mortos 721 policiais. Nos Estados Unidos, um país com 120 milhões de habitantes a mais do que o nosso, foram mortos 344 policiais no mesmo período. Somos, infelizmente, uma sociedade violenta, que, com infeliz frequência, resolve os seus problemas com agressividade e brutalidade. O combate à violência deve ser prioridade de qualquer governo, seja qual for o seu matiz ideológico.

    Quero, assim, aproveitar este momento para deixar a minha homenagem mais respeitosa aos policiais que deram as suas vidas ao cumprimento do dever. Aos policiais deixo o meu agradecimento e a minha mais sincera admiração.

    Parabéns à Polícia Militar de Goiás pelos seus 159 anos de existência! Muito obrigada pela dedicação, pela coragem, pelo respeito aos valores éticos e morais que vem demonstrando ao longo da história da corporação.

    Quero aqui, para finalizar, cumprimentar cada um. Eu caminho por todo o Estado de Goiás, onde eu tenho visto o papel dos policiais militares de Goiás e assistido a ele. Como Parlamentar representante do Estado neste Senado, eu quero aqui dizer do meu orgulho de ver a Polícia Militar enfrentando dificuldades, enfrentando desafios, mas sempre presente e sempre acolhedora em todos os Municípios.

    Portanto, a todos os policiais militares eu dedico o meu respeito. Quero dizer que jamais poderia deixar de participar desta homenagem, porque, desde o início da minha carreira, quando o meu ex-marido foi Governador do Estado de Goiás, aprendi a respeitar esses cidadãos que dedicam a sua vida a salvar vidas.

    Parabéns à Polícia Militar, orgulho do Estado de Goiás!

    Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/08/2017 - Página 8