Pronunciamento de Eduardo Braga em 11/07/2017
Discurso durante a 103ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal
Crítica à decisão da Infraero de desativar o terminal 2 do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus-AM.
- Autor
- Eduardo Braga (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AM)
- Nome completo: Carlos Eduardo de Souza Braga
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
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TRANSPORTE:
- Crítica à decisão da Infraero de desativar o terminal 2 do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus-AM.
- Publicação
- Publicação no DSF de 09/08/2017 - Página 95
- Assunto
- Outros > TRANSPORTE
- Indexação
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- CRITICA, DECISÃO, EMPRESA BRASILEIRA DE INFRAESTRUTURA AEROPORTUARIA (INFRAERO), FECHAMENTO, TERMINAL AEREO, AEROPORTO INTERNACIONAL, EDUARDO GOMES, MUNICIPIO, MANAUS (AM), ESTADO DO AMAZONAS (AM), FALTA, PLANEJAMENTO ADMINISTRATIVO, INVESTIMENTO, REFORMA, PERDA, RECURSOS PUBLICOS, PREJUIZO, POPULAÇÃO, AUMENTO, DESEMPREGO.
SENADO FEDERAL SF -
SECRETARIA-GERAL DA MESA SECRETARIA DE REGISTRO E REDAÇÃO PARLAMENTAR - SERERP COORDENAÇÃO DE REDAÇÃO E MONTAGEM - COREM 11/07/2017 |
DISCURSO ENCAMINHADO À PUBLICAÇÃO, NA FORMA DO DISPOSTO NO ART. 203 DO REGIMENTO INTERNO.
O SR. EDUARDO BRAGA (PMDB - AM. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs Senadoras e Srs. Senadores, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) anunciou, na semana passada, que, em 20 dias, mais precisamente em 1o de agosto, seria desativado o Terminal 2 do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus, que conhecemos como o "Eduardinho".
Recebi a notícia com surpresa, e não posso me furtar a trazer o assunto a esta tribuna, visto que as consequências de medida tão repentina são muito sérias para boa parte da população amazonense, direta e indiretamente.
Em primeiro lugar, é preciso ressaltar que, por suas peculiaridades geográficas, o Estado do Amazonas tem uma logística de transporte bastante complexa. Não há estradas conectando muitos dos municípios. As distâncias fluviais são enormes, com viagens que chegam a 15 dias de deslocamento entre uma cidade e outra, o que toma essencial o transporte aéreo na região.
Conscientes disso, podemos avaliar a decisão da Infraero com mais acuidade e detalhe.
Do Terminal que está em vias de ser desativado, partem voos das empresas Total e Map, e o fluxo, em 2016, foi de mais de dois milhões e meio de passageiros. É justamente o transporte regional de pessoas, que interliga a capital às pequenas e médias cidades do interior do Estado.
Para atender a essa grande demanda, entre os anos de 2013 e 2015, o espaço foi inclusive ampliado, recebeu melhorias, uma reforma geral. Ganhou novo piso em granito, o teto foi elevado em três metros e substituído por placas de aço galvanizado e, agora, o ambiente está todo climatizado. As redes elétrica e hidráulica foram completamente refeitas. A área total do prédio passou de 3.658 para 6.959 metros quadrados.
Salas de embarque, desembarque, check-in e banheiros foram modernizados. Até o estacionamento foi reformulado, e hoje conta com 261 vagas, o dobro do que tinha antes das obras. O total dos investimentos chegou a 20 milhões de reais, e houve aumento de quase 200% na capacidade operacional do "Eduardinho", por onde podem circular mais de 800 passageiros todos os dias.
É difícil de entender, depois de se gastar uma soma vultosa de recursos para modernizar o Terminal 2, que vem recebendo perfeitamente os passageiros, o porquê de decidirem assim, de supetão, simplesmente desativá-lo!
Que uso vai ser dado àquele espaço? Será mais um elefante branco símbolo da má gestão, da má administração de recursos públicos?
Não faz o menor sentido!
Também não há tempo hábil para que as companhias que lá operam transfiram suas operações até agosto. É algo que demanda planejamento. Você não encerra as atividades de uma companhia aérea de um dia para o outro, especialmente as de manutenção de aeronaves, que demandam uma série de equipamentos pesados!
E qual vai ser o destino dos mais de 700 funcionários que trabalham no Terminal 2 ?! Terão seus empregos garantidos?!
O que acontecerá com a operação das permissionárias de taxi aéreo de menor porte, que terão de disputar lugar com as grandes companhias já instaladas no Terminal 1 ?!
O que se ganha realmente com a desativação do "Eduardinho"?! Quem ganha?! Não é a população, obviamente! Isso eu posso dizer.
Preocupado com os expressivos impactos, para o Amazonas e região, de se fechar o Terminal 2 do Aeroporto Eduardo Gomes em Manaus, trago à luz essa questão, para a reflexão de todos, e apelo veementemente à Infraero para que reconsidere a decisão, em nome de todo o povo amazonense.
Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente!
Muito obrigado!