Pronunciamento de Fátima Bezerra em 15/08/2017
Discurso durante a 115ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Elogio à decisão do Superior Tribunal de Justiça que condenou o Deputado Federal Jair Bolsonaro por insultos proferidos contra a Deputada Federal Maria do Rosário.
- Autor
- Fátima Bezerra (PT - Partido dos Trabalhadores/RN)
- Nome completo: Maria de Fátima Bezerra
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
PODER JUDICIARIO:
- Elogio à decisão do Superior Tribunal de Justiça que condenou o Deputado Federal Jair Bolsonaro por insultos proferidos contra a Deputada Federal Maria do Rosário.
- Publicação
- Publicação no DSF de 16/08/2017 - Página 54
- Assunto
- Outros > PODER JUDICIARIO
- Indexação
-
- REGISTRO, JULGAMENTO, SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA (STJ), OBJETO, CONDENAÇÃO, JAIR BOLSONARO, DEPUTADO FEDERAL, MOTIVO, INJURIA, DESTINATARIO, MARIA DO ROSARIO, ELOGIO, DECISÃO.
A SRª FÁTIMA BEZERRA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RN. Sem revisão da oradora.) – O.k., Senador Eunício.
Quero apenas me associar aqui ao Senador Humberto, à Senadora Lídice, que aqui falaram da importante vitória, que não é apenas de Maria do Rosário, não é apenas da Profª Maria do Rosário, não é apenas da Deputada Maria do Rosário, mas é de todas as mulheres do Brasil e do mundo, que lutam por uma vida com dignidade e sem violência.
Refiro-me exatamente ao fato de a 2ª Turma do Superior Tribunal de Justiça ter confirmado a condenação ao Deputado Jair Bolsonaro, pela forma desrespeitosa, mais do que desrespeitosa, pela ofensa que ele fez à Deputada Maria do Rosário.
Essa decisão, Sr. Presidente, tem que ser aplaudida por todos nós, pela sociedade brasileira, por todos aqueles e aquelas que, repito, defendem um mundo com respeito, com fraternidade, com solidariedade, com respeito ao outro e à outra, porque o gesto do Deputado Jair Bolsonaro, quando da ofensa à Deputada Maria do Rosário, revela exatamente a banalização do mal. E não coibir esse tipo de atitude significa você estimular, você incitar o ódio, você incitar a violência, você incitar a intolerância, você incitar o desrespeito. Você incitar exatamente o quê? O preconceito, a discriminação contra as mulheres, e num contexto, Senadora Regina, vamos aqui dizer claramente, em que a ofensa se tratava exatamente da cultura do estupro.
É por isso que – repito –, com muita sabedoria, com muita sensibilidade, com muito discernimento, o STJ acaba de confirmar a condenação do Deputado Jair Bolsonaro. E olhem que é um Deputado que, inclusive, quer ser Presidente do Brasil! Eu quero aqui saudar essa decisão do STJ...
(Soa a campainha.)
A SRª FÁTIMA BEZERRA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RN) – ... dizendo, mais uma vez, Deputada Maria do Rosário, que não é uma vitória só sua, mas é uma vitória de todas as mulheres que lutam por dignidade, por respeito, por igualdade de oportunidades, que lutam por um mundo sem violência, sem opressão, sem preconceito e sem discriminação.