Pela ordem durante a 115ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Elogio à decisão do Superior Tribunal de Justiça que condenou o Deputado Federal Jair Bolsonaro por insultos proferidos contra a Deputada Federal Maria do Rosário.

Apoio aos povos indígenas e quilombolas que se manifestam diante do Supremo Tribunal Federal em função do julgamento de Ação de Inconstitucionalidade sobre demarcação de suas terras.

Autor
Lindbergh Farias (PT - Partido dos Trabalhadores/RJ)
Nome completo: Luiz Lindbergh Farias Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
PODER JUDICIARIO:
  • Elogio à decisão do Superior Tribunal de Justiça que condenou o Deputado Federal Jair Bolsonaro por insultos proferidos contra a Deputada Federal Maria do Rosário.
PODER JUDICIARIO:
  • Apoio aos povos indígenas e quilombolas que se manifestam diante do Supremo Tribunal Federal em função do julgamento de Ação de Inconstitucionalidade sobre demarcação de suas terras.
Publicação
Publicação no DSF de 16/08/2017 - Página 54
Assunto
Outros > PODER JUDICIARIO
Indexação
  • REGISTRO, JULGAMENTO, SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA (STJ), OBJETO, CONDENAÇÃO, JAIR BOLSONARO, DEPUTADO FEDERAL, MOTIVO, INJURIA, DESTINATARIO, MARIA DO ROSARIO, ELOGIO, DECISÃO.
  • APOIO, MOVIMENTO SOCIAL, QUILOMBOS, COMUNIDADE INDIGENA, REFERENCIA, REALIZAÇÃO, SESSÃO, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF), OBJETO, JULGAMENTO, AÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE, ASSUNTO, DEMARCAÇÃO, TERRITORIO, RESERVA INDIGENA.

    O SR. LINDBERGH FARIAS (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RJ. Pela ordem. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, eu já havia falado, mas quero, também, como Líder do PT, mandar uma saudação para a Deputada Maria do Rosário e dizer que, na verdade, Senadora Fátima Bezerra, essa não é uma vitória pessoal dela, mas é uma vitória de todas as mulheres neste momento, é uma derrota da cultura do ódio. Então, parabéns pela decisão unânime do STJ!

    Eu queria dizer também, Presidente, que, como Líder do PT, eu quero mandar uma mensagem para os povos originários, para os indígenas e quilombolas, que estão, agora, fazendo uma manifestação em frente ao Superior Tribunal Federal. Na verdade, é uma grande vigília que vai adentrar a noite. Vai haver uma votação amanhã no Supremo sobre o marco temporal. Há uma preocupação com o retrocesso em demarcação de terras indígenas e quilombolas. Espero que prevaleça o bom senso. Nós estamos num momento em que, infelizmente, aumentou muito o conflito rural no País, com mortes de camponeses, de quilombolas, de indígenas, e eu, Sr. Presidente, me preocupo com essa ofensiva da Bancada ruralista, que está querendo agora um processo de reconcentração de terras. São ataques – volto a dizer – em cima de camponeses, quilombolas, indígenas e áreas de proteção ambiental. Então, todo o apoio nosso, da nossa Bancada, a essa vigília cívica feita por indígenas e quilombolas em frente ao STF, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/08/2017 - Página 54