Pela ordem durante a 115ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Elogio à decisão do Superior Tribunal de Justiça que condenou o Deputado Federal Jair Bolsonaro por insultos proferidos contra a Deputada Federal Maria do Rosário.

Autor
Marta Suplicy (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/SP)
Nome completo: Marta Teresa Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
PODER JUDICIARIO:
  • Elogio à decisão do Superior Tribunal de Justiça que condenou o Deputado Federal Jair Bolsonaro por insultos proferidos contra a Deputada Federal Maria do Rosário.
Publicação
Publicação no DSF de 16/08/2017 - Página 55
Assunto
Outros > PODER JUDICIARIO
Indexação
  • REGISTRO, JULGAMENTO, SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA (STJ), OBJETO, CONDENAÇÃO, JAIR BOLSONARO, DEPUTADO FEDERAL, MOTIVO, INJURIA, DESTINATARIO, MARIA DO ROSARIO, ELOGIO, DECISÃO.

    A SRª MARTA SUPLICY (PMDB - SP. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) – Eu queria parabenizar o Superior Tribunal de Justiça pela reiterada condenação do Deputado Federal Bolsonaro pela agressão que fez à Deputada Federal Maria do Rosário.

    Nós sabemos que, quando você quer ofender uma mulher, geralmente é nessa linha que as ofensas vão. Agora, essa decisão é um farol, porque mostra o começo de uma reação muito grande. Acredito que essa reação está ocorrendo em vários campos, reclamando a dignidade das mulheres, dos LGBTs...

    Inclusive, recentemente, Senador, eu vi, pela televisão, em um programa, uma mulher, uma moça, jovem, com um rosto muito bonito – eu não vejo muito novela, mas eu olhei aquilo e me chamou a atenção –, que, de repente, começou a explicar a situação dela de transexual, sem falar esse nome, para uma moça amiga dela que estava ao lado. Eu não estava acompanhando e não sabia bem do que se tratava, mas fiquei muito impactada, porque qualquer pessoa que tenha conhecimento da área e que tivesse que dar essa aula não faria melhor. E fiquei impressionada.

    Muitas vezes, critica-se a televisão, ouvem-se críticas acirradas por n motivos, porém, quando a televisão se posiciona de uma forma que não é uma aula didática, mas é uma explicação que todo mundo entende, ela realmente pode levar a um avanço muito grande. Foi assim no caso, também, quando as novelas lidavam com a homossexualidade, primeiro, de uma forma estereotipada e, depois, de uma forma em que as pessoas entendiam que o homossexual era uma pessoa como qualquer outra. E nós vemos que estamos caminhando nessa percepção dos direitos humanos.

    Agora, uma palavra em relação à Deputada Maria do Rosário, por quem eu tenho imenso respeito por toda sua batalha em defesa da criança, do adolescente, por ser a pessoa que é. E todos nós homens e mulheres ficamos muito chocados com o comportamento machista e extremamente desrespeitoso a uma mulher a quem deveríamos dar uma medalha pelo trabalho que desempenha a favor de direitos humanos na Câmara Federal.

    Ter levado adiante esse processo é uma questão que realmente é um marco histórico no Brasil. Parabéns ao STJ.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/08/2017 - Página 55