Pela ordem durante a 115ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Críticas à proposta de uso de recursos públicos para financiamento de campanhas eleitorais.

Repúdio à crise política na Venezuela e a declarações do Presidente dos Estados Unidos da América.

Autor
Reguffe (S/Partido - Sem Partido/DF)
Nome completo: José Antônio Machado Reguffe
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
ELEIÇÕES E PARTIDOS POLITICOS:
  • Críticas à proposta de uso de recursos públicos para financiamento de campanhas eleitorais.
POLITICA INTERNACIONAL:
  • Repúdio à crise política na Venezuela e a declarações do Presidente dos Estados Unidos da América.
Publicação
Publicação no DSF de 16/08/2017 - Página 67
Assuntos
Outros > ELEIÇÕES E PARTIDOS POLITICOS
Outros > POLITICA INTERNACIONAL
Indexação
  • CRITICA, PROPOSTA, REFORMULAÇÃO, LEGISLAÇÃO ELEITORAL, REPUDIO, FINANCIAMENTO, CAMPANHA ELEITORAL, OBJETO, RECURSOS, PODER PUBLICO.
  • REPUDIO, CRISE, POLITICA EXTERNA, PAIS ESTRANGEIRO, VENEZUELA, DITADURA, VOTO, CENSURA, PRESIDENTE, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), MOTIVO, DECLARAÇÃO, INTERVENÇÃO, MILITAR.

    O SR. REGUFFE (S/Partido - DF. Pela ordem. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, são dois assuntos. Primeiro, reiterar aqui a minha posição de votar contra a criação desse fundo de R$3,5 bilhões para financiar as campanhas do ano que vem.

    Se isso for aprovado, ninguém mais vai me convencer de que falta dinheiro neste País. Acabou a desculpa de que falta dinheiro neste País. Porque, se consegue arrumar R$3,5 bilhões para financiar as campanhas, é porque não deve estar faltando dinheiro neste País. Então, reiterar aqui o que falei neste microfone na semana passada: meu voto será contrário à criação desse fundo, como representante da população do Distrito Federal aqui no Senado Federal.

    Em segundo lugar, Sr. Presidente, o segundo assunto. Eu raramente falo aqui de política externa, falei aqui, na semana retrasada, quando assinei aqui um voto de censura ao governo venezuelano pelo que está ocorrendo na Venezuela.

    Na minha concepção, não dá para aceitar que, em pleno século XXI, um país vizinho ao Brasil ainda tenha presos políticos como ocorre na Venezuela hoje. Isso é inaceitável e merece um voto de censura por parte do Senado brasileiro, somando-se à comunidade internacional que está se indignando com o que está acontecendo nesse País coirmão, nesse país vizinho.

    Hoje, alguns Senadores estão recolhendo aqui assinaturas para outro voto de censura, para um voto de censura contra o Presidente norte-americano Donald Trump, pela declaração de que pode ocorrer uma intervenção militar dos Estados Unidos na Venezuela.

    Quero dizer que assinei agora também esse voto de censura proposto por alguns Senadores, porque, na minha concepção, também é totalmente inadequado, inapropriado e inaceitável a declaração do Presidente dos Estados Unidos. Então, também assinei, nesse momento, uma declaração de voto de censura ao Presidente dos Estados Unidos. 

    Raramente falo aqui sobre política externa, até porque os assuntos e os problemas em nosso País são enormes e já tomam muito do nosso tempo, e nós temos que nos concentrar aqui nos problemas do Brasil e também aqui do Distrito Federal, unidade da Federação que eu represento.

    Mas não acho que o Senado Federal deva se omitir com relação ao que está acontecendo na Venezuela e, da mesma forma que assinei um voto de censura ao governo venezuelano pelo que está ocorrendo lá, também assinei agora um voto de censura pelas declarações do Presidente dos Estados Unidos, dizendo que pode ocorrer uma intervenção militar dos Estados Unidos naquele país.

    Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/08/2017 - Página 67