Comunicação inadiável durante a 116ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Cobrança de atuação do Governo Federal na resolução dos constantes cortes no fornecimento de energia elétrica no Estado de Roraima.

Autor
Ângela Portela (PDT - Partido Democrático Trabalhista/RR)
Nome completo: Ângela Maria Gomes Portela
Casa
Senado Federal
Tipo
Comunicação inadiável
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL:
  • Cobrança de atuação do Governo Federal na resolução dos constantes cortes no fornecimento de energia elétrica no Estado de Roraima.
Publicação
Publicação no DSF de 17/08/2017 - Página 21
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Indexação
  • COBRANÇA, ATUAÇÃO, GOVERNO FEDERAL, REFERENCIA, AUSENCIA, FORNECIMENTO, ENERGIA ELETRICA, FREQUENCIA, ESTADO DE RORAIMA (RR), NECESSIDADE, RESOLUÇÃO, PEDIDO, SENADO, APOIO, MICHEL TEMER, PRESIDENTE DA REPUBLICA.

    A SRª  ÂNGELA PORTELA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PDT - RR. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão da oradora.) – Sr. Presidente... (Fora do microfone.)

    Está sem som.

    Agora sim.

    Recupere o meu tempo aí, Sr. Presidente.

    Sr. Presidente, Senador Cássio Cunha Lima; Srs. Senadores; Srªs Senadoras, eu tenho usado a tribuna do Senado com muita frequência para falar dos apagões de energia elétrica com que o nosso Estado sofre. E agora, na semana passada, os nossos Municípios sofreram mais uma vez o desconforto de ficar no escuro, de não ter energia confiável, segura... E a nossa luta tem sido intensa aqui denunciando, cobrando, falando, principalmente do Governo Federal.

    Nós tivemos a oportunidade de participar de algumas audiências públicas, inclusive já com o Governo ilegítimo Michel Temer, com a presença de toda a Bancada federal, com a presença da Governadora Suely Campos, e lá nos foi dito que, em 30 dias, nós teríamos uma solução para o problema do Linhão de Tucuruí, que atenderia o nosso Estado.

    Pois bem. Já se passaram quatro meses e lamentavelmente nenhuma medida concreta foi tomada pelo Governo Federal para que venha a solucionar os entraves da construção do Linhão de Tucuruí.

    E é apagão atrás de apagão; a gente vê as famílias de Roraima; o empresariado sem ter condições de fazer os investimentos necessários para dinamizar a nossa economia, para causar o conforto às famílias do nosso Estado, o conforto que a energia elétrica, que é uma energia segura, confiável e barata, poderia proporcionar ao nosso Estado.

    Já falei aqui também outras vezes que o Governo Temer/Jucá lançou, há poucos meses, um programa de investimento em torno de 12 bilhões para fazer a interligação em outras regiões; interligação de Municípios de outras regiões que não estão interligados ao Sistema Elétrico nacional.

    E, a nós de Roraima, não foi destinado um único fio de energia. Nada desse plano de investimento foi colocado para Roraima, e nós somos o único Estado da Federação isolado do Sistema Elétrico nacional e dependente da Energia de Guri, na Venezuela.

    A nossa capital é a única capital brasileira que não tem energia do nosso Sistema Interligado. Todos nós sabemos das dificuldades e do grave problema político e econômico por que passa a Venezuela e estamos absolutamente dependentes da Venezuela em relação à nossa energia.

    Então, é uma luta constante e intensa. Lamentavelmente, não percebemos a sensibilidade deste Governo para nos ajudar a tornar Roraima um Estado da Federação respeitado, que tem energia segura, que tem energia confiável, para que possa fazer os investimentos necessários para o desenvolvimento da nossa economia, para a promoção do bem-estar das famílias do nosso Estado.

    Então, a gente quer reiterar aqui, no plenário Senado, mais uma vez, em nome do Governo do Estado, em nome de todas as famílias de Roraima, que a Bancada federal tem insistentemente lutado para que a gente possa, nessa pressão junto ao Governo de Michel Temer, resolver definitivamente essa questão.

    É lamentável ver a forma insensível com que o nosso Estado é tratado no que diz respeito a essa questão que é tão fundamental. Como é que um Estado da Federação pode crescer e se desenvolver, promover o bem-estar do seu povo sem energia confiável? É um absurdo isso!

    Então eu queria aqui, mais uma vez, reiterar essa nossa luta, luta que é minha, que é da Bancada federal, que é da Governadora Suely Campos, que já esteve aqui inúmeras vezes também tentando sensibilizar o Ministério das Minas e Energia e o Governo Temer/Jucá para que olhem para Roraima e atendam a esse nosso pleito, que é tão importante.

    É um pleito, é uma necessidade que é de todos. Todo cidadão roraimense reclama disso. Por todos os lugares em que andamos, nos Municípios de Rorainópolis, de Mucajaí, de Alto Alegre, de Pacaraima... Em todos os lugares, Senador Cássio Cunha Lima, as pessoas reclamam dos constantes apagões.

    E aqui eu reclamo, porque...

(Soa a campainha.)

    A SRª  ÂNGELA PORTELA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PDT - RR) – ... é inadmissível que o Governo lance um plano de investimento, atenda a outras regiões e deixe de fora o Estado de Roraima, por sermos o único que estamos isolados e absolutamente dependentes de um país como a Venezuela, que vive um momento dificílimo de crise política gravíssima. Até quando nós vamos continuar nessa dependência? Será que nós vamos ter um apagão completo? A gente espera que não.

    Era isso, Sr. Presidente.

    Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/08/2017 - Página 21