Pela ordem durante a 116ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Pesar pelo falecimento do Sr. Mário, ilustre figura do Estado do Acre.

Pesar pelo falecimento do ex-senador boliviano Roger Pinto Molina.

Autor
Sérgio Petecão (PSD - Partido Social Democrático/AC)
Nome completo: Sérgio de Oliveira Cunha
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Pesar pelo falecimento do Sr. Mário, ilustre figura do Estado do Acre.
HOMENAGEM:
  • Pesar pelo falecimento do ex-senador boliviano Roger Pinto Molina.
Publicação
Publicação no DSF de 17/08/2017 - Página 47
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • HOMENAGEM, HOMENAGEM POSTUMA, MORTE, IMPORTANCIA, ESTADO DO ACRE (AC), VOTO.
  • HOMENAGEM POSTUMA, MORTE, EX SENADOR, PAIS ESTRANGEIRO, BOLIVIA, ACIDENTE, AERONAVE, APRESENTAÇÃO, PESAMES, FAMILIA, PEDIDO, VOTO.

    O SR. SÉRGIO PETECÃO (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PSD - AC. Pela ordem. Sem revisão do orador.) – Trinta segundos.

    Presidente, gostaria de fazer, com pesar, dois registros.

    Primeiramente, o falecimento do Sr. Mário Diogo, um ilustre amazonense, de 104 anos, que morava na Boca do Acre, agora ultimamente estava morando em Manaus. Mário Diogo é pai do Presidente do Banco da Amazônia, Marivaldo Melo. O Sr. Mário faleceu no dia 14.

    O SR. JORGE VIANA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - AC. Fora do microfone.) – Já aprovamos voto de pesar.

    O SR. SÉRGIO PETECÃO (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PSD - AC) – O meu colega aqui, Senador Jorge Viana, está dizendo que inclusive aprovou um voto de pesar. Eu não estava aqui. Quero dizer que eu já subscrevo esse voto de pesar, por entender que o Sr. Mário é uma pessoa que tem serviços prestados à nossa região. É um amazonense, mas, como o Acre tem uma relação muito próxima, ali, com a Boca do Acre, o Sr. Mário, eu diria, era um amazonense de coração acriano. Então, fica aqui esse registro.

    O outro registro, Presidente, é que hoje também é um dia muito triste, principalmente para mim. Eu já vi aqui o Senador Jorge Viana fazendo um registro, aqui, mais cedo. Hoje faleceu o Senador Roger Pinto Molina – não sei se V. Exª lembra –, aquele colega boliviano que ficou refugiado ali na embaixada brasileira por mais de 400 dias, lá em La Paz. E aquele ato corajoso do então membro da embaixada, Eduardo Saboia, o tirou de lá. E ele foi até a fronteira, e o nosso Presidente da Comissão de Relações Exteriores, o Ricardo Ferraço, foi lá e resgatou o nosso querido Roger Pinto.

    O Roger Pinto morou dois anos comigo na minha casa. Infelizmente, ele veio a óbito hoje. A família está aqui, uma parte da família chegou. O acidente foi no sábado, um acidente aéreo. Ele, que lutava com muita dificuldade aqui no Brasil, vivia disso, era piloto de avião.

    Hoje já estive aqui no Hospital de Base, junto com a família, junto com várias lideranças da América Latina. Esse homem era um guerreiro, um homem corajoso, que lutava e lutava muito pela democracia na América Latina, não só na Bolívia, mas era um perseguido. E hoje, uma das cenas mais tristes... Eu conversava com a família e eles não sabem o que fazer com o corpo, se vão enterrar lá em Pando, em Cobija, que é fronteira com o nosso Acre, porque temem retaliações do governo boliviano, em não deixar que o corpo do Senador seja enterrado em território boliviano. Mas nós estamos cuidando dessa parte.

    Eu gostaria que isso ficasse registrado aqui. O Senador Jorge já registrou cedo aqui.

    E quero dizer a todo o povo boliviano, especialmente ao povo de Pando, que nós temos um carinho muito grande pelo Roger, Roger Pinto Molina, nosso querido Chonta.

    Amanhã, inclusive, vou também apresentar uma nota de pesar, para que seja votada pelo Plenário desta Casa, em homenagem a esse grande homem público, que era boliviano, mas tinha uma relação muito próxima... Foi governador de Pando e tratava os brasileiros com todo o respeito. Na época em que o Jorge Viana era governador, ele também era governador do Estado de Pando.

    Então, fica aqui o registro.

    Estou muito triste mesmo. E ficam aqui as minhas palavras de pesar a toda a família do Roger Pinto Molina e ao povo boliviano.

    Obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/08/2017 - Página 47