Discurso durante a 116ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro das comemorações de 70 anos do Partido Socialista Brasileiro (PSB).

Autor
Lídice da Mata (PSB - Partido Socialista Brasileiro/BA)
Nome completo: Lídice da Mata e Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Registro das comemorações de 70 anos do Partido Socialista Brasileiro (PSB).
Aparteantes
João Capiberibe, Lindbergh Farias, Randolfe Rodrigues, Vanessa Grazziotin.
Publicação
Publicação no DSF de 17/08/2017 - Página 60
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • REGISTRO, COMEMORAÇÃO, ANIVERSARIO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO (PSB), HISTORIA, OPOSIÇÃO, DITADURA, CRITICA, MICHEL TEMER, PRESIDENTE DA REPUBLICA, PEDIDO, ANTECIPAÇÃO, ELEIÇÃO DIRETA.

    A SRª LÍDICE DA MATA (Bloco Socialismo e Democracia/PSB - BA. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão da oradora.) – Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, eu me inscrevi para fazer dois registros que considero importantes hoje. Mas, mesmo antes desses registros, eu não posso deixar de chamar a atenção para mais um desastre do Governo Temer, que é agora este anúncio de que pode atacar o salário mínimo no Brasil, aquilo que é sagrado para o trabalhador brasileiro, aquilo que foi resultado de anos e anos de luta do povo brasileiro.

    Quantas e quantas vezes eu pude participar, ainda estudante, dos Primeiros de Maio em Salvador, ocasião em que o movimento sindical reivindicava US$100 de salário mínimo. Está lá atrás esse tempo! O Brasil cresceu, o salário mínimo ganhou uma outra dimensão, ganhou uma política de recuperação, e agora ele é, da forma mais vil, atacado e considerado um dos elementos para se pagar a crise criada pela elite econômica e política deste País, que quer colocar nas costas do trabalhador brasileiro todo o peso desta crise e que usa o Governo do Presidente Temer – este Presidente que foi não eleito, que usurpou o poder da Presidente eleita e que serve de instrumento de ação contra o povo trabalhador deste País.

    Mas, Sr. Presidente, eu quero registrar e saudar a passagem, na última sexta-feira, dia 10 de agosto, do aniversário de 70 anos do nosso Partido, do Partido Socialista Brasileiro. Nesses dias, na quinta e na sexta-feira passada, dias 10 e 11 de agosto, o PSB reuniu lideranças, militantes, convidados, Senadores – a Senadora Lúcia Vânia, eu própria, o Senador Capiberibe, o Senador Valadares estivemos lá –, a Bancada de Deputados Federais, Estaduais, para comemorar, celebrar os 70 anos do nosso Partido, em um evento que homenageou também a memória do saudoso ex-Governador e ex-Presidente do Partido, Eduardo Campos, que faria 52 anos de idade.

    Durante o ato político de abertura do evento, em que as bandeiras de "diretas já" e de "fora, Temer" foram lembradas pelos participantes, o Presidente do Partido, Carlos Siqueira, lembrou que as recentes reformas promovidas pelo Governo Michel Temer serviram e servirão apenas para resolver o problema das elites, diminuir a massa salarial e aumentar o lucro dos empresários.

    Essa fala, Sr. Presidente, do Presidente Carlos Siqueira faz com que o nosso Partido se dirija ao encontro da sua história. A sua história, desde 1947, se firmou com os socialistas que criaram este Partido, sob signo do socialismo e da liberdade, criando um diferencial político-ideológico essencial naquela quadra da organização política da sociedade brasileira.

    Após o Golpe de 1964, o nosso Partido também foi posto na ilegalidade, mas, quando nós voltamos em 1985 a participar da Assembleia Nacional Constituinte, o PSB, junto com os demais partidos de esquerda, pôde contribuir para que pudéssemos ter uma Assembleia Constituinte. Naquele momento o PSB defendeu o direito à greve; a jornada diária de 6 horas e semanal de 40 horas; a unicidade sindical; a reforma agrária; a punição da tortura como crime inafiançável e imprescritível. Deve-se à luta dos socialistas e dessas outras correntes de esquerda grande parte dos compromissos fundamentais sedimentados na Carta Magna.

    No momento atual que vivemos, em que a política tem sido aviltada por conchavos negociados abertamente no Congresso Nacional, bem como nos subterrâneos de palácios presidenciais, nesta hora em que conquistas históricas dos trabalhadores e das trabalhadoras são violentadas cotidianamente e açodadamente pelos representantes deste novo Governo, enquanto caciques políticos tramam acordos que visam afastar ainda mais a população das decisões políticas, o PSB decide retomar a sua linha histórica de defesa das liberdades políticas, de defesa dos compromissos fundamentais com o povo trabalhador do nosso País e afirma, com muito vigor, o seu afastamento do Governo Temer, com a palavra de ordem que unificou aquele momento de maneira vibrante, Senador Capiberibe, quando o poeta Antônio Marinho, de forma absolutamente criativa, levou o nosso Plenário, em uníssono, a gritar: "Fora, Temer! Diretas já!"

    É esse o Partido Socialista que neste momento se encontra diante dos desafios políticos de reinventar a política no Brasil. E, para este Partido Socialista, nós estamos depositando as nossas esperanças em uma reorganização que o afaste de momentos delicados por que recentemente ele passou e possa levá-lo a, vitoriosamente, se reencontrar com o povo brasileiro no desígnio de reafirmar o seu compromisso com o socialismo e com a liberdade no Brasil.

    V. Exª.

    O Sr. João Capiberibe (Bloco Socialismo e Democracia/PSB - AP) – Obrigado, Senadora Lídice. Foi um momento importante para o Partido Socialista Brasileiro, momento de reencontro – V. Exª tem inteira razão –, momento de reencontro com a história do Partido e com os compromissos do Partido com justiça social e com igualdade. O PSB, naquele momento, ao completar seus setenta anos, repaginou a sua história. Um momento difícil, um momento de crise profunda, um momento de crise da representação política, o Partido se reafirma como um partido do lado da sociedade, do lado do povo. Eu gostaria de assinar esse seu pronunciamento junto com V. Exª, para que se escreva nos Anais desta Casa este momento histórico do PSB. Parabéns a V. Exª.

    A SRª LÍDICE DA MATA (Bloco Socialismo e Democracia/PSB - BA) – Senador Lindbergh.

    O Sr. Lindbergh Farias (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RJ) – Senadora Lídice, muito rapidamente, só cumprimentar V. Exª. O PSB tem uma história, uma história de lutas ao lado do povo brasileiro. E é tão bom ver o ânimo com que a senhora fala hoje junto com o Senador Capiberibe, que estão nessa batalha já há algum tempo. Então, eu quero cumprimentar V. Exª e cumprimentar esses novos rumos do PSB neste momento de crise política que o País enfrenta. Muito obrigado.

    A SRª LÍDICE DA MATA (Bloco Socialismo e Democracia/PSB - BA) – Muito obrigada, Senador Lindbergh. Eu peço a V. Exª...

    A Srª Vanessa Grazziotin (Bloco Socialismo e Democracia/PCdoB - AM) – Senadora Lídice...

    A SRª LÍDICE DA MATA (Bloco Socialismo e Democracia/PSB - BA) – ... que possa, portanto, transcrever integralmente o nosso pronunciamento, que representa não apenas a minha palavra, mas, como disse o Senador João Alberto Capiberibe, também a sua palavra na defesa do PSB e na celebração dos seus setenta anos de existência.

    A Srª Vanessa Grazziotin (Bloco Socialismo e Democracia/PCdoB - AM) – Senadora Lídice, se me permite rapidamente também, para cumprimentar V. Exª e, cumprimentando V. Exª, eu cumprimento toda a Bancada do PSB pela comemoração dos setenta anos. E desejar que, diante de um momento tão difícil por que passa o nosso País, tenho certeza e a convicção absoluta de que os partidos se reinventam. A gente ouve muito, Senadora Lídice, falar que é preciso o novo, a gente ouve muito a criminalização dos partidos políticos, mas o que nós precisamos é fazer com que a sociedade entenda que a verdadeira política e a boa política não se faz sem partidos políticos sólidos. E o PSB, sem dúvida nenhuma, é um desses importantes partidos – tem sido – na construção da história democrática do nosso País. Então, parabéns a V. Exª. Parabéns a toda a Bancada.

    A SRª LÍDICE DA MATA (Bloco Socialismo e Democracia/PSB - BA) – Obrigada.

    Senador Randolfe Rodrigues.

    O Sr. Randolfe Rodrigues (Bloco Socialismo e Democracia/REDE - AP) – Senadora Lídice, eu queria aqui saudar V. Exª, ao mesmo tempo em que saúdo o Senador Capiberibe, Senadores do Partido Socialista Brasileiro que aqui estão presentes e que honram a tradição e a história desses setenta anos do histórico Partido Socialista Brasileiro. O Partido de Miguel Arraes, o Partido de João Mangabeira...

(Soa a campainha.)

    O Sr. Randolfe Rodrigues (Bloco Socialismo e Democracia/REDE - AP) – ... o Partido de Eduardo Campos, o Partido de Sérgio Buarque de Holanda e de tantos outros intelectuais. Um Partido que, já em 1947, tem suas origens a partir da esquerda democrática. Faz algo atualíssimo, naquele 1947, algo que era muito difícil ser feito pela esquerda: criticar o modelo de stalinismo presente no Leste Europeu e em curso na União Soviética quando a tradição da esquerda era adorar o modelo stalinista que lá estava em curso. Então, o nascedouro do Partido Socialista Brasileiro só tem a orgulhar os Srs. e as Srªs Senadores e Senadoras quadros do Partido Socialista Brasileiro. E os quadros que passaram pelo PSB ao longo dessa história só têm a honrar. E eu queria, ao mesmo tempo, aqui como único Parlamentar da Rede Sustentabilidade, registrar o carinho que nós temos e o agradecimento ao PSB, porque o PSB foi o berço que sediou a Rede Sustentabilidade na candidatura de 2014 quando, após a terrível...

(Interrupção do som.)

    O Sr. Randolfe Rodrigues (Bloco Socialismo e Democracia/REDE - AP) – ... a terrível tragédia com Eduardo Campos, a candidatura de Marina Silva foi capitaneada no ambiente do PSB. Então, foi com enorme satisfação que estive presente na celebração dos setenta anos. É com enorme satisfação que tenho uma relação tão solidária e tão próxima com a senhora e com o Senador Capiberibe.

    A SRª LÍDICE DA MATA (Bloco Socialismo e Democracia/PSB - BA) – Muito obrigada, Senador. Nós agradecemos vossa presença e as palavras aqui.

    Senti uma certa alegria do Senador Lindbergh com as críticas de V. Exª ao stalinismo, ele que vem de origem trotskista. Mas nós ficamos felizes com a participação de V. Exª lá no nosso seminário e a participação da Senadora Marina, que registram esse momento importante que o PSB tem também na sua história, que foi de receber a filiação democrática da Senadora Marina Silva, que permitiu que ela pudesse disputar...

(Interrupção do som.)

(Soa a campainha.)

    A SRª LÍDICE DA MATA (Bloco Socialismo e Democracia/PSB - BA) – Sr. Presidente, peço a V. Exª apenas um minuto para finalizar.

    Eu não posso deixar de registar aqui, Senador Paim, em nome da nossa luta comum, da luta contra o racismo, da luta pela reafirmação da preservação cultural da contribuição dos negros afrodescendentes neste País, que esta semana, na minha cidade natal, Cachoeira, está sendo realizada – infelizmente sem a minha participação, pois gosto muito dessa festa – a secular Festa da Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte, que é uma celebração cultural, étnica e religiosa, que atrai olhares do mundo inteiro, sobretudo dos afro-americanos, que para cá nesse período se dirigem em grande visitação.

    Desde 2010, foi considerada como patrimônio imaterial da cultura brasileira – e hoje é dia do patrimônio – , a Festa da Irmandade conta a história de mulheres negras...

(Interrupção do som.)

(Soa a campainha.)

    A SRª LÍDICE DA MATA (Bloco Socialismo e Democracia/PSB - BA) – ... na sociedade e decidiram se unir para comprar a liberdade daqueles que ainda eram mantidos no modelo escravagista. Foram mulheres que abandonaram as suas vidas a partir de... É uma irmandade que só podem participar mulheres negras a partir de cinquenta anos de idade.

    Elas trazem toda a tradição da sua religião afro, africana, de origem africana, mas são católicas. E é uma semana de festas extremamente ricas e que merece o registro neste Senado Federal. Sempre que pude, em todos os meus mandatos, coloco emendas para a promoção daquela festa, um dos principais momentos de promoção do turismo do Recôncavo Baiano, da minha querida Cachoeira, que é uma cidade que tem...

(Soa a campainha.)

    A SRª LÍDICE DA MATA (Bloco Socialismo e Democracia/PSB - BA) – ... também um patrimônio arquitetônico do século XVII dos mais belos do Brasil.

    Muito obrigada, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/08/2017 - Página 60