Pronunciamento de Fátima Bezerra em 16/08/2017
Discurso durante a 116ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Pedido dirigido ao governo federal no sentido de completar a obra de transposição das águas do Rio São Francisco.
- Autor
- Fátima Bezerra (PT - Partido dos Trabalhadores/RN)
- Nome completo: Maria de Fátima Bezerra
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
MEIO AMBIENTE:
- Pedido dirigido ao governo federal no sentido de completar a obra de transposição das águas do Rio São Francisco.
- Publicação
- Publicação no DSF de 17/08/2017 - Página 90
- Assunto
- Outros > MEIO AMBIENTE
- Indexação
-
- PEDIDO, GOVERNO FEDERAL, ASSUNTO, NECESSIDADE, CONCLUSÃO, CONSTRUÇÃO, TRANSPOSIÇÃO, RIO SÃO FRANCISCO, REGISTRO, REALIZAÇÃO, AUDIENCIA PUBLICA, SENADO, CONVITE, FORUM, DISCUSSÃO, ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (RN).
A SRª FÁTIMA BEZERRA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RN. Sem revisão da oradora.) – Senador Eunício, eu quero aqui fazer um registro, dando continuidade à nossa luta pelo acompanhamento da obra do São Francisco. Seguramente é a maior obra de segurança hídrica do nosso País. Nós não podemos aqui deixar de reconhecer a ousadia do Presidente Lula – porque foi ele quem deu início à obra –, bem como a determinação também e o compromisso da Presidenta Dilma, que, mesmo enfrentando aqueles tempos difíceis, deixou a obra mais de 95% concluída. E agora nosso papel é cobrar do Governo a sua conclusão.
Então, a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo, que eu presido nesta Casa, vai realizar essa segunda audiência pública, quarta-feira. Vamos contar com a presença novamente do Ministro Helder Barbalho. Diga-se de passagem, o Ministro tem se empenhado muito na construção dessa obra.
Nós tivemos um passo importante há dois meses quando conseguimos a retomada da construção da obra, precisamente lá no Eixo 1 do chamado Eixo Norte. E agora ele volta à Comissão, Sr. Presidente, exatamente para fazer um balanço de como é que está o andamento dessa obra, qual o cronograma. Todo o Nordeste – a Paraíba, Pernambuco, especialmente o Ceará e o Rio Grande do Norte – espera ansiosamente a conclusão dessa obra, até porque, sem a conclusão do Eixo 1 lá do Eixo Norte, o Ceará ficará de fora do mapa das águas do São Francisco, assim como o nosso Rio Grande do Norte.
Então, nós queremos aqui dialogar, na próxima quarta-feira, com o Ministro Helder, que vai aqui apresentar o cronograma de quando essa obra será entregue – se em dezembro, se em janeiro.
A Srª Regina Sousa (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - PI) – Eu quero concordar com senhor, eu acho que o distritão é um sistema que vai perpetuar os caciques e que vai ser a eleição das celebridades. As pessoas famosas vão se candidatar e vão ser eleitas, a gente já tem exemplos disso aqui, inclusive neste Congresso. Então, a gente não pode concordar com isso. Acho que, se não dá para implantar o misto no ano que vem, por problemas operacionais, então que se deixe para a outra eleição, mas que seja o misto, porque o distritão é inaceitável. Vai ser o poder dentro dos partidos. E há mais: acabam-se os partidos, porque é a personalidade que vai ser eleita.
(Soa a campainha.)
A SRª FÁTIMA BEZERRA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RN) – ... à igreja lá do meu Estado, da Paraíba, de Pernambuco, do Ceará, às Assembleias Legislativas do Rio Grande do Norte – que está se mobilizando –, da Paraíba e dos demais Estados.
Também aqui renovar o nosso convite para o Fórum Oeste Potiguar, que está em uma luta grande para viabilizar o Ramal Apodi-Mossoró, que é importantíssimo. E nós vamos discutir essa obra complementar do São Francisco, lá no Rio Grande do Norte, com o ministro, que é o ramal, repito, Mossoró-Apodi...
(Soa a campainha.)
A SRª FÁTIMA BEZERRA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RN) – ... que vai permitir que as águas do São Francisco, chegando, beneficiem toda essa parte da população do Rio Grande do Norte, que vai do Oeste, Médio Oeste ao Alto oeste, incluindo cidades como Mossoró, que é a segunda cidade maior do Estado, Pau dos Ferros e tantas outras. Assim como o Seridó, que será beneficiado com a entrada das águas lá pela Bacia do Rio Açu-Piranhas.
Concluo, portanto, renovando o nosso convite para toda a sociedade civil, Articulação no Semiárido, Comitê de Bacias do Rio Açu-Piranhas, toda a classe política e a Bancada, Senador Eunício. Inclusive, fazendo o convite a V. Exª, como Presidente do Senado – o seu Ceará será beneficiado –, fica aqui o nosso convite final para que a Bancada dos Senadores do Rio Grande do Norte e dos demais Estados lá se façam presente nessa quarta-feira. Estendendo também o convite aqui aos Parlamentares da nossa Casa vizinha, da Câmara dos Deputados.
Quarta-feira, 8h30, na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo, obra do São Francisco.