Comunicação inadiável durante a 120ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da participação na caravana "Lula pelo Brasil", na Bahia, acompanhando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Autor
Gleisi Hoffmann (PT - Partido dos Trabalhadores/PR)
Nome completo: Gleisi Helena Hoffmann
Casa
Senado Federal
Tipo
Comunicação inadiável
Resumo por assunto
ATIVIDADE POLITICA:
  • Registro da participação na caravana "Lula pelo Brasil", na Bahia, acompanhando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Publicação
Publicação no DSF de 23/08/2017 - Página 17
Assunto
Outros > ATIVIDADE POLITICA
Indexação
  • REGISTRO, PARTICIPAÇÃO, GRUPO, VIAGEM, AMBITO NACIONAL, LUIZ INACIO LULA DA SILVA, EX PRESIDENTE, ESTADO DA BAHIA (BA), SALVADOR (BA), CRUZ DAS ALMAS (BA), FEIRA DE SANTANA (BA), UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA (UNILAB), ENFASE, EXPANSÃO, UNIVERSIDADE FEDERAL, GOVERNO FEDERAL, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT).

    A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - PR. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão da oradora.) – Srª Presidente, Srs. Senadores, Srªs Senadores, quem nos ouve pela Rádio Senado, quem nos assiste pela TV Senado, quem também nos acompanha pelas redes sociais.

    Para ser um bom Presidente da República é preciso conhecer a alma do povo. E é sobre a alma do povo e um bom Presidente da República que eu quero falar hoje. Trata-se de Luiz Inácio Lula da Silva e a sua caravana Lula pelo Brasil.

    Tive oportunidade de acompanhar o Presidente Lula quinta, sexta, sábado e domingo. Estivemos na Bahia. Foi uma das recepções mais calorosas que eu já vi entre visitas a Estados que fizemos.

    Chegamos a visitar a estação do metrô Pituaçu. Fizemos uma viagem até a Fonte Nova. Tivemos o acompanhamento de pelo menos 10 mil pessoas. As pessoas queriam falar com o Lula, abraçar o Lula, tirar fotografia com ele. Mas não foi só isso. Por onde Lula passava, a população queria falar com ele, queria abraçá-lo. E não era pouca gente. Além de Salvador, passamos por Cruz das Almas, onde Lula receberia um título de doutor honoris causa. Inclusive um juiz suspendeu a outorga desse título a Lula. E foi impressionante, porque eles achavam que nós iriamos deixar de fazer a atividade. Muito pelo contrário, fizemos a atividade fora da universidade. Tinha muita, muita gente. E sabem o que os estudantes diziam? "Presidente Lula, nós lhe concedemos o título de melhor Presidente do Brasil. Não precisa desse honoris causa". E sabem o que o Lula disse? "Cada diploma de cada aluno que está se formando aqui em Cruz das Almas será um título de reconhecimento para mim".

    E não parou por aí. Lula foi para São Francisco do Conde, onde participou de uma colação de grau na Unilab, que é uma universidade destinada a estudantes de países de língua portuguesa. Há vários estudantes de países africanos estudando com os brasileiros. É uma universidade que, além do saber, do ensino, também promove a solidariedade entre os povos. Como disse o Presidente Lula, é um resgate, um reconhecimento ao povo africano pelo trabalho que fez no Brasil.

    Foi uma das colações de grau mais bonitas a que assisti na minha vida e mais emocionante. Foram 70 formandos. O Presidente Lula entregou o canudo para 70 formandos, tirou foto com os 70 formandos, com seus familiares. E as pessoas queriam continuar com ele, Senador Paim. É impressionante.

    Depois disso, fomos para Feira de Santana, um café da manhã com 140 prefeitos da Bahia e mais de 100 ex-prefeitos. Tudo que o Presidente fez, menos ter uma conversa com os prefeitos, foi um discurso e tirar foto. Os prefeitos queriam ver o Lula, os prefeitos queriam estar com o Lula e diziam: "Que saudades, Presidente, do seu governo, onde nós éramos recebidos no Palácio do Planalto e nos ministérios com projetos, com propostas, sem precisar dizer o partido! Nós tínhamos um tratamento republicano."

    Depois, fizemos um ato com agricultores familiares da Bahia, mais de oito mil agricultores, algo impressionante, emocionante. E esses agricultores estão sofrendo perda de projetos importantes, como o PAA, que é a compra de alimentos direta, e o Programa Nacional de Alimentação Escolar. Não existe mais o Pronaf do jeito que existia. Então, é um sofrimento a declaração desses agricultores para o Presidente.

    Depois, o Presidente foi para Sergipe, mas quero destacar também que o Presidente recebeu um título de doutor honoris causa da Universidade Federal de Sergipe.

    Por que estou destacando a educação? Porque não é para menos o que o Presidente Lula fez pela educação brasileira, pelo ensino superior brasileiro. Se há tantos títulos ofertados para Lula é porque, como disse ele, e como diz sempre, esse Presidente semianalfabeto que conseguiu estudar muito depois e que não tinha formação universitária foi o que mais fez universidades.

    Só para se ter uma ideia, o Presidente Lula, de 2003 a 2014, aumentou de 45 para 63 universidades federais; os campi, lugares onde as universidades atuam, foram de 148 para 321; cursos de graduação aumentaram de 2.047 para 4.867; e as matrículas foram de 500 mil e 932 mil. São impressionantes os números que nós temos aqui. Por isso ele é reconhecido pela comunidade escolar. Por isso o Presidente é tão querido nas universidades por onde passa. Mesmo um juiz que não respeita a autonomia universitária e deu uma sentença como essa...

(Soa a campainha.)

    A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - PR) – ... não vai conseguir tirar o brilho desse Presidente, o Presidente que mais investiu em educação.

    Falo isso tudo, Presidente Paim, para lamentar o que está acontecendo com a nossa educação e, principalmente, com as universidades públicas e com a ciência e tecnologia. Tudo vai parar a partir de setembro, tudo, Senador Paim. Não vai ter dinheiro para pagar a conta de água e a conta de luz. Eles estão querendo fechar campi. Essa universidade a que o Presidente foi, em São Francisco do Conde, está na lista do MEC para ser fechada, porque dizem que custa muito caro e não é útil. Não é útil porque eles não entendem o que é solidariedade, não entendem o que é formação, não entendem o que é graduação, não entendem o que é desenvolvimento regional. Por isso ela não é útil. Eles não entendem de povo, esse é o problema.

    Não existe hoje um líder mais popular do que Lula neste País. Não existe. Faço um desafio aqui: qual é o outro político que tem coragem de sair na rua como Lula sai, com tudo o que ele passou? Sai de cabeça erguida e é louvado pela população. Não tivemos um incidente, ainda que tentem criar, um único incidente. Ele teve que parar na estrada várias vezes, porque as pessoas se aglomeravam para vê-lo. Ele parava para tirar fotos, porque é um Presidente que fez, é um Presidente que deixou para o seu povo. E o que ele deixou este Governo do golpe está agora desmanchando. Este Senado, que votou contra Dilma, este Senado, que colocou Temer, tem que explicar para o País esse desmonte das universidades públicas, tem que explicar para o País por que elas vão fechar, tem que explicar para o País por que a ciência e tecnologia vai ficar sem dinheiro. E não venham me dizer que é por causa do governo do PT, não, porque, nos 13 anos de governo do PT, nós não fechamos universidades. Nós ampliamos universidades. Nós não diminuímos campi universitários. Nós os ampliamos. Nós não diminuímos verba para ciência e tecnologia. Nós ampliamos.

    É uma vergonha o que o País está passando. É uma vergonha, uma decadência, um retrocesso.

(Soa a campainha.)

    A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - PR) – Então, querendo os senhores ou não, querendo este Governo golpista ou não, querendo essa mídia ou não, querendo os articulistas de direita ou não, o verdadeiro líder popular está aqui. E não está aqui por discurso. Está aqui porque fez.

    Eu vou de novo dizer neste plenário: eu desafio – desafio – qualquer político a sair e fazer o que o Lula está fazendo, uma caravana, botar o pé no chão, na estrada, pisar num assentamento rural, pisar num bairro, entrar numa estação de metrô. Desafio. Quero saber quem vai deixar o povo abraçar, tirar foto. Não existe outro líder político. E isso é porque Lula fez. Eu só falei de um bocado aqui. Falei das universidades que ele aumentou e fez crescer.

    Portanto, queria deixar esse registro. É um absurdo o que está acontecendo com este País. E deixar o meu protesto aqui pela venda da Eletrobras. Nós vamos vender uma empresa que é patrimônio brasileiro...

(Soa a campainha.)

    A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - PR) – ...que é estratégica para o Brasil, para fechar rombo orçamentário. Voltamos à década de 90, do Fernando Henrique Cardoso. Também não é para menos. Eles estão no Governo junto com o Temer, com o PMDB. Estão vendendo patrimônio para fechar a conta. São incompetentes para lidar com a crise, incompetentes para tirar o País desse problema econômico, incompetentes! É assim que vocês vão ficar para a história: golpistas e incompetentes.

    Muito obrigada.

(Durante o discurso da Srª Gleisi Hoffmann, a Srª Simone Tebet deixa a cadeira da Presidência, que é ocupada pelo Sr. Paulo Paim.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/08/2017 - Página 17