Discurso durante a 121ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Destaque para a receptividade da população da região Nordeste ao ex-Presidente Lula em sua caravana pela região.

Autor
Gleisi Hoffmann (PT - Partido dos Trabalhadores/PR)
Nome completo: Gleisi Helena Hoffmann
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATIVIDADE POLITICA:
  • Destaque para a receptividade da população da região Nordeste ao ex-Presidente Lula em sua caravana pela região.
Publicação
Publicação no DSF de 24/08/2017 - Página 26
Assunto
Outros > ATIVIDADE POLITICA
Indexação
  • ELOGIO, VIDA PUBLICA, LUIZ INACIO LULA DA SILVA, EX PRESIDENTE, REGISTRO, PARTICIPAÇÃO, COMBOIO, VISITA, REGIÃO NORDESTE, DEFESA, GOVERNO FEDERAL, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), PROGRAMA MAIS MEDICOS, CASA DA MULHER BRASILEIRA, CRITICA, VIOLENCIA, VITIMA, MULHER.

    A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - PR. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão da oradora.) – Obrigada, Sr. Presidente.

    Sr. Presidente, Srs. Senadores, Srªs Senadoras, quem nos acompanha pela Rádio e TV Senado e também pelas redes sociais, subo a esta tribuna novamente para falar sobre a caravana do Presidente Lula e do carinho com que a população tem recebido Lula nessa caravana. Queria mostrar algumas fotos para que vocês vissem o que significa e como tem significado o recebimento do Presidente Lula no Nordeste brasileiro.

    Essa foto é da Bahia. É o carro em que Lula estava, cercado pelo povo. Ele não consegue nem sequer chegar à porta do carro. Uma multidão rodeia Lula. Aqui são as pessoas querendo pegar em Lula, querendo tocar nele, querendo ver o Presidente de perto, senti-lo.

    Aqui é Lula quando foi naquela formatura histórica... (Pausa.)

    Naquela formatura histórica da universidade da lusofonia, aonde temos alunos africanos. Ele foi abraçado pelos estudantes, pelos alunos, pelos professores.

    Aqui é Lula com a juventude, sempre com alegria, com uma empatia com os jovens... Consegue se colocar no lugar do outro. Aqui é Lula também com os agricultores.

    Uma coisa impressionante é que Lula sabe o que as pessoas pensam, o que eles sentem, do que elas precisam.

    Esta foto é ontológica. É uma foto que ficou marcada por ser muito exposta, a foto de um menino tocando a face do Lula. E embaixo, é esse mesmo menino que reencontra o Presidente Lula agora, na Bahia. Ele está maior, passados quase 10 anos.

    Mostro essas fotos para as pessoas sentirem, verem o que de fato está acontecendo no Nordeste brasileiro com a chegada de Lula, com a passagem de Lula.

    Hoje, Lula está em Alagoas. Vai depois para Recife, para o Estado de Pernambuco. Amanhã estaremos com ele. 

    Isso que acontece com o Lula não é uma questão fortuita, uma questão de sorte, uma questão de discurso do Lula, como muitos pretendem, de posicionamentos populistas. Não, não é isso.

    O fato de as pessoas gostarem de Lula é, sim, porque ele é um grande líder, uma pessoa que tem, como disse, empatia, capacidade de se colocar no lugar dos outros, consegue falar a linguagem do povo, a língua das pessoas mais simples, mas é, sobretudo, o reconhecimento, Senador Paim, do resultado do seu governo. As pessoas reconhecem isso.

    Não poderia deixar, desta tribuna, de relatar alguns dos programas que foram fundamentais para que essa recepção de Lula se tornasse esse sucesso no Nordeste.

    Não tenho dúvida, Senador Paim, de que, quando o Presidente Lula fizer a caravana no Sul do País, vai ser o mesmo sucesso. Quando passar pela agricultura familiar do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná, ele vai ter o mesmo reconhecimento, nos assentamentos da reforma agrária, terá o mesmo reconhecimento, porque as pessoas, as famílias sabem o que significou o governo dele.

    Um grande programa do Lula, o combate à pobreza, o Bolsa Família, atende 25% da população, tirou 36 milhões de pessoas da extrema pobreza, da miséria. Um País como o Brasil, que exporta alimentos, tinha fome, e, infelizmente, está voltando a ter, para vergonha nossa no campo internacional e nacional.

    Lula fez um programa pelo qual 36 milhões de pessoas saíram da extrema pobreza. Lula também fez um programa que deu condições às pessoas de terem acesso a casa, o Minha Casa, Minha Vida. Foram 4,2 milhões de moradias contratadas, das quais já foram entregues quase 3 milhões de moradias.

    Em qual outro momento da história do Brasil tivemos um programa habitacional como esse? Em nenhum outro momento. Foi com os governos de Lula e Dilma. E isso tem uma parte grande do reconhecimento dessas pessoas. Esse foi um programa que, além de oferecer casa com preço barato à população de baixa renda, gerou empregos. Mais de cinco milhões de pessoas foram empregadas na construção civil.

    Lula também atuou e proporcionou educação para as pessoas e para os nossos jovens. Nas universidades brasileiras, aumentamos, por exemplo, de 45 para 63 universidades federais, ou seja, em treze anos de Governo, Lula fez mais universidades do que poderiam ser feitas nos últimos 30, 40 anos. Mais do que isso, 2.047 cursos que existiam passaram para 4.867 cursos de graduação. O orçamento do MEC passou de 16 bilhões, em 2002, para 92 bilhões em 2014. O ProUni, que proporcionou acesso de muitos alunos, muitos jovens ao ensino privado, teve 1,5 milhão de pessoas beneficiadas com bolsas. Por isso Lula passa pelas universidades no Nordeste e recebe títulos de honoris causa. Por isso Lula é tão festejado.

    Mas não parou por aí. Lula também foi um dos governantes, junto com Dilma, que mais proporcionaram emprego no Brasil. O desemprego, quando Lula assumiu, em 2003, era de 12,6%, Senador Paim. E isso V. Exª conhece bem, é sindicalista. Em 2014, o desemprego era de 4.8%. Nós geramos quase 22 milhões de empregos formais nesses anos de Governo do PT. Foi um aumento muito expressivo. Mais expressivo ainda foi o aumento real do salário mínimo, que subiu 77%.

    Por isso Lula é acolhido assim por onde chega. Por isso Lula é amado por onde chega.

    Nós também tivemos programas importantes na área da saúde. Foi Lula quem criou o Farmácia Popular, em 2004, para vender remédios a baixo custo. Além da rede própria do Farmácia Popular, que agora está sendo fechada por este Governo do golpe, ele também fez convênios com a rede privada, aquele famoso "Aqui tem Farmácia Popular", vendendo a preço de custo remédio para tratamento de hipertensão, diabetes, asma, rinite, doença de Parkinson, osteoporose e glaucoma. Isso também infelizmente está sendo desmontado por este Governo.

    Mas não parou só aí. Foram os governos de Lula e de Dilma que investiram na primeira infância, em creches. O Brasil nunca tinha priorizado tanto a educação infantil como foi priorizado nesses anos de governo do PT. O governo Lula lançou o Proinfância e também a construção de creches e pré-escolas. Até março de 2015, havia sido contratada a construção de 8.787 creches e pré-escolas, num investimento total de R$10 bilhões, beneficiando 4.178 Municípios, quase a totalidade dos Municípios brasileiros. E a Senadora Fátima, que é da área da educação, sabe da qualidade e da beleza dessas creches.

    Mas não para por aí. Também foi Lula que incentivou o crédito, o crédito popular, os créditos às pessoas. Nós subimos nosso crédito para mais de 56% do Produto Interno Bruto. Quando Lula pegou o governo, nosso crédito não estava nem em 24%. E isso fez com que o Brasil se desenvolvesse. Foi o crédito através de bancos públicos – Caixa Econômica, Banco do Brasil –, mas foi também o microcrédito, através do Banco do Nordeste, que tem 2 milhões de clientes e uma taxa de inadimplência menor do que 1%. Só o BNDES – esse banco que é tão criticado por essa gente que está aí, que quer tirar dinheiro do BNDES para devolver para o Tesouro – dispôs de R$70 bilhões para o microcrédito produtivo. Isso faz muita diferença para a vida das pessoas. E foi por isso que nós tivemos um resultado de investimento no País que subiu de 16,4% do nosso PIB, em 2000, para 20%, de 2008 a 2014.

    Também tivemos mais investimentos em saúde. Foi com o governo da Presidenta Dilma, com o governo do PT, que nós fizemos o Mais Médicos. Nós colocamos no Brasil 18.240 médicos...

(Soa a campainha.)

    A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - PR) – ... em 4.058 Municípios. E 73% dos Municípios brasileiros tiveram médicos de assistência básica à saúde. Os 34 distritos indígenas, pela primeira vez, tiveram médicos para atender à população indígena. E 63 milhões de pessoas foram beneficiadas, com 88 milhões de consultas por ano, e 82% dos que foram atendidos afirmam que as consultas passaram a resolver melhor os seus problemas. Este aqui foi um convênio com Cuba, a tão criticada Cuba, que, muitas vezes, neste plenário aqui, é alvo de injúrias e difamações.

    Nós também tivemos programas voltados a combater a violência contra a mulher. A Senadora Vanessa, que me antecedeu, falava dos números, que agora nos surpreendem, de estupros e de feminicídios, que nos últimos quatro anos começaram a ter aceleração. Nós tivemos programas importantes. Conseguiram coibir essa violência e dar assistência à mulher, como a Casa da Mulher Brasileira, que nós temos implantada em alguns Estados; a Central de Atendimento à Mulher, que é o Ligue 180; o Centro de Atendimento às Mulheres nas Fronteiras; as unidades móveis para atendimento às mulheres em situação de violência no campo e na floresta. São 54 ônibus que atendem a essas mulheres.

    Há muitos outros programas que não vou listar aqui, porque meu tempo está acabando, sem contar o que significaram os governos Lula e Dilma para a soberania nacional, para o desenvolvimento do Brasil e para uma política externa ativa e altiva no plano internacional.

    Então, eu queria dizer isso porque não basta as pessoas criticarem o Lula, dizerem que ele faz demagogia, que está no Nordeste fazendo discurso fácil e que a população que está lá – e, às vezes, vejo muito isso infelizmente na região que represento aqui, que é o sul do meu País –, que os nordestinos não têm conhecimento ou não têm capacidade para fazer análise crítica.

    Eu fui para o Nordeste com o Presidente Lula.

(Soa a campainha.)

    A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - PR) – Quero dizer que aquele povo conhece o que é sofrimento. Aquele povo sabe o que é restrição de direitos. Aquele povo sabe o que significou o governo do Presidente Lula para mudar suas vidas. E, por isso, aquele povo é grato. E é por isso que o Lula está de novo nos braços da população, nos braços daquele povo. Mas vai estar em outras regiões do País também, pelos resultados dos seus governos.

    Então, não adianta aqueles que patrocinaram o golpe neste País, que vieram aqui e deram o voto para tirar a Dilma, que falaram contra o PT, bradarem dizendo que a confusão que nós temos no Brasil hoje, que a crise que nós temos no Brasil, é uma herança do PT. Não é não. A herança que o PT deixou a este País foi universidade pública, foi geração de emprego, foi combate à miséria, foi distribuição de renda, foi melhoria das condições de vida do povo brasileiro, e isso é reconhecido por aquele que mais interessa a nós: o povo brasileiro.

    Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/08/2017 - Página 26