Discurso durante a 121ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Críticas à proposta do Governo Federal de privatização da Eletrobras.

Autor
Vanessa Grazziotin (PCdoB - Partido Comunista do Brasil/AM)
Nome completo: Vanessa Grazziotin
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
MINAS E ENERGIA:
  • Críticas à proposta do Governo Federal de privatização da Eletrobras.
Publicação
Publicação no DSF de 24/08/2017 - Página 54
Assunto
Outros > MINAS E ENERGIA
Indexação
  • CRITICA, PROPOSTA, GOVERNO FEDERAL, PRIVATIZAÇÃO, CENTRAIS ELETRICAS BRASILEIRAS S/A (ELETROBRAS), PREJUIZO, DISTRIBUIÇÃO, ENERGIA ELETRICA, PAIS.

    A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Socialismo e Democracia/PCdoB - AM. Sem revisão da oradora.) – Muito obrigada, Sr. Presidente, Presidente Eunício.

    Presidente, eu quero fazer das palavras do Senador Jorge Viana as minhas palavras.

    Ontem ocupei a tribuna e falei exatamente da surpresa com que o Brasil foi tomado quando o Presidente Temer anunciou a privatização da Eletrobras, porque tirar do Governo brasileiro o controle dessa empresa é privatizá-la. E isso, Sr. Presidente, é muito grave, porque a Eletrobras não é uma empresa qualquer. É uma empresa estratégica. Além de ser uma das maiores empresas de energia elétrica do Planeta, a maior da América Latina, é uma empresa que vem – além de promover o desenvolvimento energético no Brasil – promovendo a inclusão social.

    Presidente, se privatizarem a Eletrobras, vai acabar a energia no meu interior do Estado do Amazonas, no interior do meu querido Estado do Amazonas. Se privatizarem a Eletrobras, Senadora Lídice, vai acabar o Programa Luz para Todos.

    Vejam, eu lembro da polêmica que nós travávamos, quando ainda o Senador Jefferson Peres era vivo, perante o então Ministro de Minas e Energia Edison Lobão, quando ele – e eu conversava com ele sobre isso hoje – dizia da necessidade de privatizar a Amazonas Energia, porque era deficitária. E àquela altura, Presidente Eunício, nós dizíamos ao então Ministro Lobão: não faça isso, porque o que mantém uma empresa deficitária, uma parte da empresa deficitária são as suas outras partes superavitárias.

    Então, veja, agora eles estão falando em vender, em privatizar a Eletrobras. Eu quero daqui dizer: tenho certeza, Senador Eunício, de que toda a Bancada do Amazonas será contra e que todo brasileiro com responsabilidade brasileira será contra também.

    Mas quero também, Sr. Presidente, dizer que assinei o decreto legislativo do Senador Randolfe e que essa luta é nossa. Não é só do Amapá, não é só do Pará, essa é a luta do Brasil. Nós somos a favor da exploração mineral do Brasil, agora com critérios, a partir de critérios e de forma extremamente ordenada.

(Soa a campainha.)

    A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Socialismo e Democracia/PCdoB - AM) – E, por fim, eu já concluo, Presidente. Eu trago aqui e aproveito que o Líder do Governo está ao seu lado – e, se V. Exª me permite, eu me dirijo a ele –, porque hoje faz 41 dias, Senador Romero Jucá...

(Soa a campainha.)

    A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Socialismo e Democracia/PCdoB - AM) – ... 41 dias que Michel Temer fez um acordo, uma promessa com a sua Base – não foi conosco da oposição, mas com a sua Base aliada –, dizendo que ia editar a medida provisória modificando a reforma trabalhista. Primeiro, ele disse que haveria vetos. Está tudo escrito, está tudo registrado, o Líder do Governo, da tribuna, dizendo que haveria vetos e medida provisória.

    Então, Senador Romero Jucá, diga aqui ao Plenário, a todos nós, aos seus colegas por que é que, até agora, não foi editada a medida provisória e nos dê a perspectiva de quando é que o Michel Temer vai cumprir a sua palavra, a palavra dada perante o Senado Federal, e quando é que será editada essa medida provisória.

    Era isso.

    Muito obrigada, Presidente, Senador Eunício.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/08/2017 - Página 54