Discurso durante a 121ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Críticas à proposta do Governo Federal de privatização da Eletrobras.

Autor
Lídice da Mata (PSB - Partido Socialista Brasileiro/BA)
Nome completo: Lídice da Mata e Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
MINAS E ENERGIA:
  • Críticas à proposta do Governo Federal de privatização da Eletrobras.
Publicação
Publicação no DSF de 24/08/2017 - Página 55
Assunto
Outros > MINAS E ENERGIA
Indexação
  • CRITICA, PROPOSTA, GOVERNO FEDERAL, PRIVATIZAÇÃO, CENTRAIS ELETRICAS BRASILEIRAS S/A (ELETROBRAS), PREJUIZO, DISTRIBUIÇÃO, ENERGIA ELETRICA, PAIS.

    A SRª LÍDICE DA MATA (Bloco Socialismo e Democracia/PSB - BA. Sem revisão da oradora.) – Presidente, Srªs e Srs. Senadores, eu quero novamente convocar os Senadores do PSB para participarem dessa votação neste momento.

    Mas quero aproveitar, Sr. Presidente, também para aqui manifestar o meu repúdio ao anúncio da privatização da Eletrobras como forma de fazer caixa para o Governo. Essa é mais uma iniciativa equivocada de um Governo ilegítimo, que, não submetendo seu programa ao voto e à opinião popular, vem usando da sua impopularidade para cometer os maiores absurdos que nenhum governo legitimamente eleito teria condição de fazer, porque o povo não votaria num programa dessa natureza. E é uma forma de afrontar a democracia brasileira a manutenção dessa situação.

    A tese da democratização do capital e a comparação com a Vale e com a Embraer é falaciosa. A Vale e a Embraer integram a competitiva economia do mercado.

    A Eletrobras é uma concessionária de serviços públicos essenciais, estratégicos para o País. A Eletrobras tem 47 usinas hidroelétricas, 114 térmicas, 69 eólicas, com capacidade de 47 mil megawatts, o que a faz provavelmente a maior geradora de energia elétrica do Planeta. É uma empresa tão estratégica quanto a Petrobras. A Eletrobras, que está sendo oferecida, a preço de banana, por 20 bilhões, ao mercado, vem sendo construída desde 1953, o que exigiu investimento calculado em R$400 bilhões do povo brasileiro.

(Soa a campainha.)

    A SRª LÍDICE DA MATA (Bloco Socialismo e Democracia/PSB - BA) – Além da capacidade geradora que equivale a meia Itaipu, a Eletrobras controla linhas de transmissão, seis distribuidoras e a Eletronuclear, empresa estratégica que detém as únicas usinas nucleares brasileiras.

    Portanto, este Governo, que anuncia o maior plano de privatizações que um governo já fez, não nega o seu DNA antinacional, antipatriótico.

    Eu achava melhor que vendessem o próprio Governo, mas não. Eles querem vender as empresas e o patrimônio construído pelo povo brasileiro. Não negam a sua origem de absolutos vendilhões da Pátria o Governo Michel Temer e ele pessoalmente.

    Traem, além de tudo, a história do MDB, do PMDB, que agora querem tirar o p para voltar a ser o MDB, mas, ao fazerem isso, fazem uma traição ainda maior à história da luta democrática no Brasil, que o MDB naquele momento liderou.

    Portanto, Sr. Presidente, não pensem que nos calaremos diante desse absurdo.

(Soa a campainha.)

    A SRª LÍDICE DA MATA (Bloco Socialismo e Democracia/PSB - BA) – Se pensam que, por terem um Ministro de Minas e Energia que leva a legenda do PSB, nos calarão, estão muito enganados. O Partido Socialista Brasileiro tem, em seus princípios, a defesa do patrimônio nacional. Nós não aceitaremos este absurdo que é a venda, a privatização da Eletrobras, portanto, ferindo, mais uma vez, os interesses nacionais.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/08/2017 - Página 55